Visitas à página até hoje:

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lança Perfume, traz problemas?



Sim! Recentemente uma estudante morreu no Nordeste, na porta de uma boate, depois de, aparentemente, ter inalado um lança-perfume. Dependendo da substância, da concentração, da quantidade de droga consumida e da sensibilidade da pessoa, o risco pode ser mais elevado. Os inalantes passam rapidamente do pulmão para a circulação, o que pode provocar um efeito rápido no cérebro e no coração. Convulsões e paradas cardíacas podem ocorrer. Embora a maior parte das pessoas não sofra maiores problemas quando experimenta "lança", algumas correm risco. E é sempre muito difícil prever o que vai acontecer. Como o "lança" é hoje ilegal no Brasil, fica muito difícil saber que tipo de substância existe em cada frasco.

Fonte: ANTIDROGA

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As bolinhas também causam dependência?

As bolinhas são fabricadas em laboratórios farmacêuticos, a mais conhecida delas é a anfetamina. De modo geral, deixam as pessoas mais despertas, perda da apetite, cansaço - sensações que desaparecem várias horas depois, quando a droga é metabolizada pelo fígado e eliminados pela urina. È por isso que se analisa a urina no chamado antidoping, pois com esse exame, é possível detectar ou não a presença dessas substâncias no organismo.

Com dosagem excessiva, pode ficar agressivo, com delírios persecutórios, sudorese, vertigens, dores de cabeça, taquicardia e hipertensão arterial (que pode levar ao colapso). Pode ocorrer a hipertemia (febre alta) que quando não combatida, leva à convulsão.

Como a anfetamina produz rapidamente a tolêrancia, seu usuário precisa de doses cada vez maiores, estabelecendo uma dependência muito mais psicológica do que física.

Fonte: ANTIDROGA.

domingo, 29 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

Lobby da maconha


É triste que profissionais de renomadas universidades não alcancem a complexidade de um assunto que traz sérias repercussões para a saúde.

O lobby da maconha no Brasil é um movimento forte e coeso. Tem uma ideia fixa: a legalização das drogas. Para se manter, usa elementos como uma pretensa respeitabilidade e a estratégia de confundir o debate.

O primeiro tem sido conseguido com a mídia, representantes da cultura, da Justiça e até com alguns profissionais da saúde. O segundo, a confusão, fica por conta de ativistas comprometidos com a causa da legalização, cujo debate tem única dimensão: a legalização como forma mágica de resolver o problema.

Quanto mais confusas as ideias, e aparentemente defendidas por celebridades, mais parece que a maconha seja droga leve; assim, a legalização soa como consequência. Quem mostra uma argumentação mais complexa é suspeito.

A Folha publicou, em 30 de julho, artigo de representantes de importantes instituições de ensino e pesquisa nos atacando pessoalmente ("Ciência e fraude no debate da maconha", "Tendências/Debates"), por publicação anterior sobre o dom de iludir da maconha.

É triste constatar que profissionais de universidades renomadas têm a paixão dos lobistas e não alcançam a complexidade intelectual de um assunto com sérias repercussões para a saúde. Para além da unidimensionalidade do debate proposto pelo lobby, em que vários assuntos se confundem, retoma-se: 1. Maconha faz mal à saúde.

Qualquer revisão científica concorda com os efeitos deletérios do uso crônico da maconha. O livro mais recente, "Cannabis Policy" (2010), começa reconhecendo tais efeitos para depois discutir mudanças na política. Qualquer alteração na política que aumente o consumo de drogas aumenta o dano. O lobby da maconha se recusa a aceitar tais evidências sobre os riscos.

2. O uso terapêutico da maconha não tem comprovação científica, especialmente o uso de sua fumaça. Se recomendado, com mais de 400 componentes tóxicos, negaria a busca da ciência por produtos cada vez mais seguros.

Algum dos componentes da maconha pode ter propriedades medicinais, mas isso está longe de receber aprovações de órgãos como o "Food and Drug Administration" (FDA, agência reguladora de remédios e alimentos nos EUA). O lobby da maconha quer convencer a população de que a maconha é uma droga segura.

Uma das batalhas emblemáticas desse lobby, que chega ao absurdo de propor que a maconha possa ser usada como tratamento para usuários de crack, exemplo de indigência intelectual, uma desconsideração com a saúde da população.

3. Não precisamos que o governo federal, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), crie uma agência para coordenar pesquisas sobre a maconha terapêutica, a "Maconhabras".

Com milhares de usuários de crack nas ruas sem tratamento, gastar o dinheiro público dessa forma é ofender famílias desassistidas, que batem à porta dos serviços públicos sem encontrar apoio. Já existem diversos órgãos de fomento às pesquisas no país.

4. A lei antidrogas vigente praticamente descriminalizou o uso. Por coincidência ou não, o consumo de drogas aumentou, segundo todas as pesquisas. O lobby da maconha não reconhece que temos uma das leis mais liberais do mundo, ainda sem avaliação, e querem maiores facilitações para o consumo?

O debate sobre a maconha é complexo, uma droga que tem o dom de iludir. Lobistas da maconha, mesmo aqueles travestidos de neurocientistas, não entendem essa complexidade. Mostram a certeza dos fiéis de uma seita, voltados à legalização da erva.

A sociedade brasileira os rejeita, pois sabe que estão distantes das diretrizes de uma boa política sobre drogas e da defesa dos interesses do povo brasileiro.

O artigo, de autoria de Ronaldo Ramos Laranjeira e Ana Cecilia Petta Roselli Marques, foi publicado nao dia 20 de agosto na Folha de São Paulo.

Fonte:ABEAD

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cigarro e sedentarismo elevam risco de enxaqueca nos jovens

Os jovens são mais propensos a sofrerem crises de enxaqueca e a terem dores de cabeça crônicas quando estão acima do peso, fumam e se exercitam muito pouco, segundo pesquisa publicada na edição da revista médica Neurology.

Avaliando mais de 6 mil estudantes noruegueses com idades entre 13 e 18 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que apresentam, ao mesmo tempo, esses três fatores negativos têm três vezes mais chances de sofrerem dores de cabeça frequentes.

As análises indicaram que um em cada cinco adolescentes era fumante, 16% estavam acima do peso ideal e 31% se exercitavam menos de duas vezes por semana. Além disso, mais de um terço das garotas e um quinto dos meninos relataram dores de cabeça recorrentes no ano anterior à entrevista da pesquisa. Avaliando as relações desses fatores do estilo de vida com a ocorrência de cefaleias, os pesquisadores notaram que mais da metade dos jovens sedentários, gordinhos e fumantes sofriam frequentes dores e cabeça, comparado com apenas um quarto dos que não tinham essas características.

De acordo com os autores, ainda não ficou claro se esses fatores do estilo de vida provocaram as dores de cabeça ou se eles agem mais como desencadeadores em jovens já vulneráveis ou geneticamente predispostos. De acordo com o neurologista Andrew D. Hershey, um dos coordenadores do estudo, crianças com enxaquecas tendem a ter pais que já sofriam com o problema. As influências ambientais entram em jogo fazendo com que a incidência das dores de cabeça seja mais frequente.

Baseados nos resultados, os especialistas destacam a importância do aconselhamento desses pacientes em relação às mudanças no estilo de vida. Entre as melhorias recomendadas, estão a de comer refeições regulares e balanceadas, dormir bem, manter-se hidratado com bebidas sem cafeína e fazer exercícios pelo menos quatro vezes por semana.

Saiba Mais...

Dor de cabeça ou enxaqueca?
A enxaqueca é muito mais que uma dor. É um grande mal estar, dando a sensação de que a cabeça está enorme, pulsando, martelando ou que o cérebro está sendo pressionado num ritmo enlouquecedor. Porém, a enxaqueca merece atenção especial, pois não causa só desconforto. Suas consequências podem ser muito mais sérias, como apontou um estudo da Universidade norte-americana Yeshiva, de Nova York.

Através da avaliação de 10 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que os pacientes que sofriam de enxaqueca crônica tinham duas vezes mais chances de ter infarto, derrames e aumento de problemas cardiovasculares. Além disso, esse grupo tem 50% mais chances de desenvolver diabetes, hipertensão e colesterol alto.

A doença pode ser desencadeada por diversos fatores. Alguns alimentos, como queijos amarelos, chocolate, café, embutidos, frituras e bebidas alcoólicas, podem desencadear uma crise. Entretanto, a enxaqueca também está associada ao estresse, à alterações hormonais, aos distúrbios do sono, ao esforço físico, ao consumo de remédios, entre outros. Porém, o conhecimento exato a respeito dos mecanismos que causam a enfermidade ainda é obscuro.

Fonte: Correio do Estado/ABEAD

Uma pergunta, uma resposta...

A maconha causa dependência física e psicológica? como detectar essa dependência?

Física não. Psicológica sim. Basicamente pelas alterações do comportamento, dependendo da idade da pessoa (baixa de rendimento escolar, desinteresse por esportes, lazer, mudança de amizades, apatia, falta de impulso vital, etc.)

Fonte: ABEAD

4° dia do Curso de Capacitação de Agentes da Pastoral da Sobriedade 2010.2

26/08/2010 - Quinta-Feira:












Fonte: Sobriedade Fortaleza

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eu quero parar...

Abead, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lança iniciativa para quem deseja parar de fumar

                                                    

De acordo com último levantamento, realizado em 2009, da Pesquisa Especial do Tabagismo (Petab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24,6 milhões de brasileiros são fumantes. A pesquisa mostra também que mais da metade dos entrevistados, 52,1%, afirmou que pretende parar de fumar. Contudo, os especialistas e os próprios fumantes apontam as dificuldades de enfrentar a dependência do tabaco.

No intuito de colaborar com quem deseja abandonar o cigarro, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, disponibiliza, nos dias 28 e 29, no site da Abead, um espaço para que os internautas possam enviar suas dúvidas sobre como parar de fumar. As questões serão respondidas pelos especialistas da associação via e-mail.

Além de investir em prevenção e no controle da publicidade do tabaco, é preciso estar atento a população fumante, tanto para melhorar sua qualidade de vida e saúde, como para combater o tabagismo passivo, que também é responsável por diversos malefícios.

Para enviar dúvidas e buscar orientações acesse entre 28 e 29 de agosto o link:

 http://www.abead.com.br/pare/

3º dia do Curso de Capacitação de Agentes da Pastoral da Sobriedade 2010.2

25/08/2010 - Quarta-Feira:

















Fonte: Sobriedade Fortaleza

terça-feira, 24 de agosto de 2010

1º dia do Curso de Capacitação de Agentes da Pastoral da Sobriedade 2010.2

23/08/2010 - Segunda-Feira:

18:30 - Santa Misssa - Padre Glailson;








19:30 - Apresentação dos participantes;

20:00 - "Pronunciamento do Papa JOÃO PAULO II";

20:30 - Apresentação da Pastoral da Sobriedade.

Mais fotos da Formação:









Fonte: Sobriedade Fortaleza

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fumo passivo modifica genes no pulmão

Alterações podem levar ao desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas.

Cientistas da Universidade Cornell, em Nova York, afirmam em estudo publicado sexta-feira (20) que o contato com a fumaça do cigarro, ainda que por fumo passivo ou ocasional, causa mudanças genéticas no pulmão.
Em artigo publicado no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", os pesquisadores afirmaram também que essas alterações expõem as pessoas a risco de câncer de pulmão e à doença pulmonar obstrutiva crônica, problema que limita o fluxo de ar, dificultando a respiração.

Segundo os autores, essa é a primeira vez que se encontram provas biológicas dos efeitos do fumo passivo, efeitos esses que já haviam sido relatados em muitos estudos epidemiológicos.

"Até nos níveis mais baixos de exposição, encontramos efeitos diretos no funcionamento dos genes das células que revestem as vias respiratórias", afirmou Ronald Crystal, líder da pesquisa e chefe do departamento de medicina genética de Cornell, em comunicado divulgado pela universidade.

O médico disse também que o efeito genético é menor do que o observado em pessoas que fumam com frequência, mas isso não significa que não haja efeitos prejudiciais para a saúde.

"Alguns genes das células que revestem as vias respiratórias são muito sensíveis à fumaça de cigarro, e mudanças no funcionamento desses genes são o primeiro sinal de ´doença biológica´ nos pulmões."

A pesquisa foi feita por meio de testes em 121 pessoas divididas em três categorias: não fumantes, fumantes ativos e fumantes com baixa exposição à fumaça.

Foram testados níveis de nicotina e cotinina, marcadores do cigarro no organismo, para determinar em qual categoria cada participante se encaixaria.

O genoma de cada um foi analisado para detectar quais genes foram ativados ou desativados nas vias respiratórias. Todos os níveis de nicotina e cotinina tiveram relação com alguma anormalidade genética.

Segundo o líder do estudo, isso mostra que não há níveis seguros para a exposição à fumaça. A descoberta deve dar mais subsídios para a implementação de leis que restringem o fumo em ambientes públicos, como já acontece no Estado de São Paulo desde o ano passado.

Fonte: Folha de São Paulo

domingo, 22 de agosto de 2010

Passo da Semana (22 a 27/08): 7º - REPARAR

Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

sábado, 21 de agosto de 2010

Pastoral da Sobriedade oferece mais um Curso de Capacitação


“Quem sabe lidar com a vida, não entra nas drogas”

A Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade oferece mais um curso de capacitação para quem deseja integrar essa Pastoral e ajudar no trabalho de prevenção e recuperação da dependência química e outras dependências.

O curso acontecerá no Centro de Pastoral, “Maria Mãe da Igreja” dos dias 23 a 26 de agosto de 2010, das 18h30min às 21h30min. A inscrição é de R$ 80,00. Nesse valor está incluído o material a ser usado.

A coordenação insiste que é necessário organizar esta pastoral em sua comunidade, em sua paróquia. O mal está bem articulado, é preciso articular melhor ainda o bem. “O que está em jogo é a dignidade da pessoa humana, cuja defesa e promoção nos foram confiadas pelo Criador, tarefa a que estão rigorosa e responsavelmente obrigados os homens e as mulheres em todas as conjunturas da história.” (João Paulo II)

Informações com Rogério pelo telefone (85) 3388 8717/8687-9628.

Fonte: Sobriedade Fortaleza.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Recuperação

Refeições medicinais para os dias de abstinência :

Fatos firmados:
- Quanto mais precoce e rápido for o aporte de comida e líquidos, mais rápida será a recuperação do viciado que está cruzando os perigosos momentos da síndrome de abstinência .
- Quanto maior for a quantidade de líquidos e comida aportando no organismo do viciado combalido pelo stress da síndrome de abstinência, menos intensos serão os sintomas desta síndrome.
- A boa hidratação e o aporte energético de comida respondem na íntegra, pela recuperação do viciado em fase de abstinência.
- Se o viciado, em fase de abstinência e conscientemente lúcido puder engolir, sem problemas, sólidos e líquidos, aconselhamos o uso das receitas energéticas abaixo relacionadas:

Beterraba
Descasque 3 beterrabas previamente cozidas. Após fatiá-las, triture-as no liquidificador com 6 copos d´água. Junte 1 concha de caldo de carne, leve ao fogo. Engrosse a mistura com 1 colher de sopa de creme de arroz. Quando estiver fervendo, adicione 2 colheres de sopa de molho inglês.
Esta refeição serve para combater a desnutrição, a anemia por carência de ferro e a desidratação. É rica em potássio, silício, sódio, cloro, zinco, manganês, ferro, cobre e vitaminas.

Cebola
Descasque 5 cebolas médias, fatiando-as em anéis finos. Aqueça 1/4 de xícara de manteiga em uma panela. Junte as cebolas, cozinhando-as em fogo brando até que fiquem macias. Aumente depois o fogo, deixando as cebolas dourarem. Retire a panela do fogo, junte 5 xícaras de caldo de carne, levando para cozinhar novamente durante 30 minutos. Antes de servir, adicione 5 fatias de pão torrado. Cubra a sopa com 1 xícara de queijo parmesão. O sal fica a gosto de cada um.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica em selênio. O selênio é um potente antioxidante, que protege as membranas celulares contra possíveis agressões.

Caqui
Bata no liquidificador 3 xícaras de polpa de caqui, açúcar a gosto e uma lata de creme de leite. Guarde na geladeira. Sirva gelado.
Esta é uma refeição energética, inimiga da inapetência. É rica nas vitaminas A e C.

Alface
Junte, numa panela, 4 xícaras de água fria, 1 colher e meia de chá de sal, 2 xícaras de batatas cortadas, 1 colher de sopa de cebola picada. Deixe a mistura ferver até que a batata esteja realmente cozida. Acrescente 1 xícara de alface picada, cozinhando até que ela fique desfeita. Coe, misture agora 1 colher e meia de azeite com 2 xícaras de leite quente, e junte à sopa. Adicione sal a gosto.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica nas vitaminas B e ácido fólico.

Legumes fortes
Cozinhar 1 molho de couve, 250 gramas de abóbora, 3 molhos de espinafre com 1 litro de água, sal, 1 tablete de caldo de carne. Quando os vegetais estiverem bem cozidos, passar no liquidificador. Servir quente, salpicando queijo parmesão por cima.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica em vitaminas e minerais.

Refeições energéticas para os dias depressivos do viciado em drogas:

Batata-roxa
Faça uma calda em ponto de fio forte com 2 quilos de açúcar e 1/2 litro d´água. Junte 2 quilos de batata-roxa previamente cozida e passada na peneira. Acrescente 5 cravos-da-índia. Cozinhe até ver o fundo da panela. Está pronta para servir.

Cenoura
Coloque, numa panela, 2 copos de cenoura ralada, 4 copos de açúcar, 100 gramas de coco ralado, 1 colher de sopa de manteiga, 2 copos de leite. Leve ao fogo, dando o ponto de doce de leite.

Abacate
Cortar em cubos um abacate de tamanho médio, acrescentando 2 colheres de chá de açúcar, 2 colheres de sopa de maionese e o suco de uma laranja-lima. Misturar levemente com um garfo. Está pronto para servir.

Caqui
Misture 3 xícaras de polpa de caqui, 1 xícara de creme de leite, 1 pacote de gelatina sem sabor, previamente dissolvida em 1 xícara de café de água fervendo, açúcar a gosto, 1 colher de sopa de araruta, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 claras em neve bem batidas. Bata a mistura até tomar ponto. Coloque na geladeira de um dia para outro.

Maçã
Bata 250 gramas de manteiga com 250 gramas de açúcar. Junte 250 gramas de farinha de trigo, 4 claras em neve, 4 gemas, 3 colheres de sopa de leite, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1/2 colher de café de sal. Vá batendo a mistura sempre. Unte a forma de torta, despeje a massa e cubra com 4 maçãs cortadas em tiras, polvilhadas com açúcar. Leve ao forno.

Goiaba
Faça uma calda com 1 quilo de açúcar, cravo e canela em pau. Coloque em seguida 1 quilo de goiabas. Cozinhe-as até ficarem vermelhas.

Laranja
Com 1/2 quilo de açúcar, faça uma calda em ponto de pasta. Bata 6 claras em neve e reserve. Misture 6 gemas com a calda de açúcar e o caldo de 2 laranjas e leve esta mistura ao fogo, acrescentando agora as 6 claras em neve. Mexa até aparecer o fundo da panela.

Refeições energéticas para viciados desnutridos:

Coco
Bata no liquidificador, até que se forme uma pasta homogênea, os seguintes ingredientes: 1 copo de coco fresco ralado, 1 colher de chá de açúcar, 1 maço de coentro, sal a gosto, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 cebola média picada, 1 pimenta verde, 2 fatias de pão de forma. Comer espalhando a pasta sobre fatias de pão integral.

Ovos
Bata 4 ovos em uma tigela. Tempere com sal e pimenta. Junte 50 gramas de queijo gruyere (ou queijo-de-minas). Aqueça o óleo vegetal numa frigideira. Coloque agora a mistura dos ovos com queijo, puxando-a com o garfo das bordas para o centro, assim que a omelete começar a secar. Quando secar de um lado, dobra-se uma parte sobre a outra. Está pronta para servir.

Leite de soja
Pôr de molho 1 1/2 copo de feijão-soja durante 24 horas. Ferver água em uma panela, para aquecer os grãos. Colocar os grãos na água quente, por alguns minutos, e escorrer. Bater no liquidificador, juntamente com 1/2 litro de água fervente. Despejar em uma vasilha para esfriar. Coar em pano ralo. Bater novamente o bagaço com mais 1/2 litro de água fervente e juntar ao primeiro leite. Temperar a gosto.

Queijo de soja
Este produto é resultante da coagulação do leite de soja, que foi azedado, sendo então submetido a fervura e coado em seguida.
Modo de fazer: Junte o suco de 1 limão a 1 litro de leite de soja. Depois de estar coalhado, ferva e coe em um pequeno saco de pano. Comprima-o bem, na forma, e conserve no refrigerador até adquirir a consistência peculiar do queijo. Tire-o da forma e guarde mergulhado em água fria, ligeiramente salgada.

Carne
Refogue, com óleo vegetal, 2 tomates picados, 1 cebola picada, 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas. Tempere com sal. Junte 1/2 quilo de carne moída, deixe cozinhar com a panela tampada. Acrescente molho inglês, 1/2 lata de creme de leite, 1 colher de sopa de Ketchup e 1/2 vidro de cogumelos. Misture bem, sem deixar ferver. Comer este recheio na forma de sanduiche.

Batata-doce
Descasque 1/2 quilo de batata-doce. Corte as batatas em quartos e, com uma mistura de mel e canela, vá pincelando-as enquanto são assadas no forno.

Maçã
Misture 1 1/2 xícara de beterraba cozida, cortada em cubos, com 1 1/2 xícara de maçã crua, também cortada em cubos, e 1/4 xícara de cebola em rodelas bem finas. Tempere a mistura com sal e 1/4 de colher de chá de noz-moscada. Coloque a massa formada num pirex untado com manteiga. Salpique manteiga por cima e cubra com papel de alumínio. Asse, por 1 hora, em forno pré-aquecido.

Refeições energéticas para os dias de infecção:

Aipo
Desmanche 2 cubos de caldo de galinha em 2 litros de água fervendo. Junte agora 1 peito de frango fatiado e 1 aipo cortado em tiras finas. Deixe cozinhar bem. Antes de servir, adicione à mistura 1 colher de sopa de creme de leite e 6 fatias de pão de forma cortadas em quadrados e devidamente torradas.

Legumes fortes
Coloque numa panela, contendo 2,5 litros de água, os seguintes ingredientes: 2 talos de aipo, 2 cenouras, 1/2 quilo de carne de músculo, 1 cebola, 1 chuchu, 1 fatia de abóbora, 2 tomates, 1 alho-poró, 2 batatas, 2 nabos, 2 folhas de louro. Ferva a mistura até cozinhar a carne e os legumes. Retire a carne (que poderá ser aproveitada em outro prato) e passe o caldo da sopa e os legumes no liquidificador.
Esta sopa dispensa a adição de manteiga ou margarina.

Espinafre
Cozinhe 2 molhos de espinafre juntamente com 1 cubo de caldo de carne diluído previamente em água fervente. Passe a mistura no liquidificador e depois na peneira. Frite 6 fatias de bacon, até que se forme uma farofa. Reserve. Antes de servir, adicione à sopa 1 colher de sobremesa de creme de leite e o farelo de bacon.

Feijão-preto
Deixe 1 xícara de feijão-preto de molho em água, de um dia para o outro. Cozinhe o feijão em 2 litros de água, esperando até que fique macio. Em 1 colher de sopa de óleo vegetal, frite 2 cebolas fatiadas em rodelas e 2 dentes de alho esmagados. Reserve. Acrescente agora ao feijão os seguintes ingredientes: as cebolas, os dentes de alho, sal a gosto, 2 folhas de louro, 1 xícara de extrato de tomate e 4 batatas fatiadas. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a batata fique macia.

Laranja
Coloque num liquidificador os seguintes ingredientes: 1/2 xícara de suco de laranja, 1 copo de iogurte natural (200 gramas), 1 colher de sopa de mel. Bata durante 4 minutos. Está pronto para servir.

Refeições que hidratam o corpo desnutrido do viciado em drogas:

Beterraba
Refogue 2 beterrabas grandes, previamente cortadas em fatias, com 2 colheres de sopa de manteiga. Junte em seguida 2 alhos-porós picados, fatias de 1 cebola grande e 1/2 repolho pequeno fatiado. Deixe refogar lentamente, durante 1/2 hora, com a panela tampada. Junte agora 2 litros de caldo de carne e deixe ferver lentamente por mais 1 hora. Acrescente o sumo de 2 beterrabas cruas raladas e passadas num pano de prato. Junte à mistura 4 salsichas cozidas, previamente fatiadas. Ferva durante mais 5 minutos. Antes de servir, ponha em cada prato um pouco de salsa picada e 1 colherada de leite azedo.

Repolho
Cozinhe 1/2 xícara de arroz cru em 2 litros de caldo de galinha, acrescentando mais água se necessário. Tempere com 1 colher de sopa de massa de tomate. Antes de servir, acrescente 2 xícaras de repolho cozido e fatiado. Ao servir, regue com um pouco de azeite.

Músculo
Corte 1 ramo de salsa e cebolinha em fatias bem finas. Reserve. Pique 250 gramas de músculos e 1 cenoura, cozinhando, juntamente com 1 cebola grande, 1 dente de alho, 1 pimentão vermelho, 4 tomates sem sementes e sem pele, em uma porção de água e sal. Assim que a água ferver, deixe cozinhar por 1/2 hora até que a carne fique macia. Tempere com sal e pimenta-do-reino (a gosto). Coe e sirva bem quente. Antes de servir, salpique a salsa e a cebolinha.

Batata-baroa (mandioquinha)
Cozinhe 1/2 quilo de batata-baroa descascada, em água. Passe no liquidificador, com um pouco de água. Junte 1 litro de caldo de galinha concentrado, 3 colheres de salsa e cebolinha picadas, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de margarina (ou creme de leite fresco, se prefirir) e 1 colher de queijo parmesão ralado. Sirva bem quente.

Legumes fortes
Misture, em uma panela grande, os seguintes ingredientes: 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de sal, 3 litros de água, 3 cenouras cortadas em rodelas, 3 cebolas bem picadas, 3 xícaras de salsão (aipo) picado, 3 alhos-poró cortados em rodelas, 6 cebolinhas verdes, 8 talos de salsinha. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe, em panela tampada, por cerca de 2 1/2 horas. Escorra o líquido. O caldo de legumes está pronto para servir.

O leite na guerra contra a desnutrição do viciado em drogas:

Por causa da sua riqueza em proteínas (3,5 gramas/100 gramas), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potásio, iodo, ferro, zinco) e vitaminas (A, E, D, K, C, B, niacina, ácido fólico, B6, B12), o leite está indicado como arma de guerra para recuperar nutritivamente qualquer viciado combalido pela ação dos tóxicos.

Leite e espinafre
Cozinhe, durante 5 minutos, 1 maço de espinafre em 2 xícaras de chá de água. Bata no liquidificador e guarde. Doure 1 cebola média ralada com 3 colheres de sopa de óleo. Adicione o epsinafre batido juntamente com 4 colheres de sopa de maisena previamente dissolvida em 2 xícaras de chá de leite. Cozinhe até ferver, mexendo sempre. Tempere com sal e noz-moscada (a gosto). Acrescente 1/2 xícara de queijo ralado.
Esta é uma refeição energética, protéica, rica em ferro.

Leite e queijo
Desmanche previamente 200 gramas de maisena em 1 litro de leite. Misture agora com 200 gramas de queijo ralado, 50 gramas de manteiga, 1 colherzinha de sal. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre até que cozinhe e fique tudo ligado. Despeje numa forma untada.
Este requeijão é riquíssimo em proteínas.

Leite e batatas
Lavar e limpar 1/2 quilo de batatas e 2 cebolas grandes. Fritar por 5 minutos numa caçarola com 2 colheres de sopa de azeite. Não permitir que as batatas e as cebolas fiquem douradas. Juntar 2 xícaras de água, deixando cozinhar até que as batatas bem tenras. Passar por uma peneira, acrescentado na sopa, 1 xícara de leite. Levar novamente ao fogo. Quando estiver fervendo, juntar 1 colher de sopa de farinha de trigo. Deixe ferver por 10 minutos. Servir quente.
Esta sopa é altamente energética e hidratante.

Leite e arroz
Cozinhe 1 xícara de arroz na água, sem deixar amolecer completamente. Junte 3 copos de leite, açúcar (a gosto), pó de canela em pau (a gosto). Deixe a mistura no fogo até ficar bem mole. Depois junte 2 gemas, mexa rapidamente e leve novamente ao fogo, sem deixar ferver. Tire do fogo, junte 1 colher de chá de margarina, mexa para derreter. Polvilhe com canela em pó.
Esta refeição de arroz-doce é altamente energética, está indicada para pessoas debilitadas pela ação dos tóxicos.

Leite e abóbora
Cozinhe 250 gramas de abóbora com água fervendo. Acrescente sal, canela e cravo. Passe depois no liquidificador. Leve novamente ao fogo, na mesma água em que foi cozida, juntando 75 gramas de queijo branco. Deixe ferver. Em seguida, coloque 170 gramas de açúcar e 1 copo de leite. Leve a mistura ao fogo brando, mexendo sempre. Engrosse com farinha de trigo dissolvida previamente em um pouco de água.
Este mingau de abóbora é altamente energético e mineralizante.

(Salvar o Filho Drogado - Dr. Flávio Rotman - 2ª edição - Editora Record)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Em 72%, a intervenção breve diminui risco para dependência de álcool, aponta pesquisa da Unifesp

O processo de intervenção exige muito pouco recurso para ser desenvolvido e pode indicar precocemente a propensão ao uso abusivo de álcool e outras drogas.


Estudo inédito desenvolvido pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED), setor ligado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que a Intervenção Breve (IB) foi capaz de diminuir os problemas associados ao uso de risco de álcool em 72% dos casos. Essa redução foi, no mínimo, duas vezes maior, se comparada à observada nos pacientes que responderam apenas ao questionário de triagem e receberam a devolutiva simples (33,8%).

Foram avaliadas 4.335 pacientes, dos quais 208 foram considerados usuários em nível de risco para a saúde, em álcool. Eles foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Programas de Saúde da Família (PSF), assim como nos Centros de Tratamento de DST/ AIDS da Unifesp e do Governo de São Paulo. Os funcionários que aplicam a técnica foram treinados para utilizar o ASSIST (questionário de triagem de álcool, tabaco e outras substâncias, desenvolvido por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde - OMS) que classifica o nível de risco do uso de álcool e outras drogas, seguido pela Intervenção Breve para os casos de uso abusivo.

A Intervenção Breve é uma técnica de tratamento em curto prazo, ou seja, de orientação breve e focal, dirigida para as pessoas que fazem uso nocivo de álcool e outras drogas, em níveis que podem causar riscos à saúde ou à vida social, mas que ainda não desenvolveram dependência. Aplicada por profissionais capacitados que atuam nas UBS e PFS, a intervenção trabalha a auto-estima do paciente e, paralelamente, utiliza estratégias que auxilia no desenvolvimento de suas próprias estratégias para atingir a abstinência total ou moderada da droga. “Mostramos ao paciente a necessidade de se cuidar agora antes que ele se torne dependente e, para isso, no primeiro atendimento é firmado um compromisso para que ele compareça em uma próxima entrevista (o seguimento), na qual se reaplica o instrumento de triagem (ASSIST) para que possa medir o resultado da Intervenção”, afirma Vânia Vianna, psicóloga e pesquisadora da UDED.

De acordo com a especialista, a técnica ainda tem outras vantagens como rapidez na aplicação da intervenção, que dura em média de 30 a 40 minutos, facilidade de ser aplicada por qualquer profissional da área da saúde (desde que treinado adequadamente), além de não utilizar, em nenhum momento, medicação farmacológica durante o tratamento.

Os resultados confirmam que uma única sessão de Intervenção Breve, dirigida aos usuários de risco, é efetiva na redução do consumo e dos problemas associados ao uso de álcool. “Os resultados das pesquisas comprovam que a IB é barata, efetiva e demanda pouco recurso para ser desenvolvida”, afirma a Dra Maria Lucia Souza Formigoni, docente do Departamento de Psicobiologia da Unifesp e pesquisadora principal do estudo.

A pesquisa faz parte de um estudo multicêntrico, envolvendo pesquisadores de outros estados brasileiros (Pará e Minas Gerais) dos EUA, Austrália e Índia, com apoio da OMS. Com base no sucesso das primeiras fases do projeto, a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) patrocinou os cursos de extensão da Unifesp, realizados por cursos de Educação à Distância, que foram coordenados pelas professoras Maria Lúcia Formigoni, Denise de Micheli (Departamento de Psicobiologia) e Monica Parente Ramos (Departamento de Informática em Saúde).

Os cursos foram dirigidos aos profissionais de saúde (curso SUPERA) e lideranças religiosas (curso Fé na Prevenção) e de movimentos afins (AA, NA e comunidades terapêuticas) para capacitá-los nos procedimentos de triagem, utilizando instrumentos padronizados e associados à Intervenção Breve. Mais de 12 mil profissionais de saúde e quatro mil lideranças religiosas, incluindo pessoas de todos os estados brasileiros, já foram capacitadas por estes cursos. Desta forma, firma-se a ligação indissociável entre assistência, pesquisa e ensino.

Fonte: ABEAD

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Anfetaminas geram risco para a aorta

Um estudo publicado ontem na revista especializada American Heart Journal serve de alerta para quem abusa das anfetaminas, substâncias estimulantes usadas em dietas de perda de peso e em condições como o distúrbio do deficit de atenção. De acordo com pesquisadores do Centro Médico da Universidade do Texas, jovens adultos que tomam anfetaminas em excesso têm grande risco de sofrer um rompimento na aorta, a maior e principal artéria do organismo. No Brasil, um relatório das Nações Unidas mostrou que 0,7% da população entre 12 e 65 anos consome esse tipo de substância, o maior percentual da América do Sul.

Os cientistas examinaram dados médicos de 31 milhões de pessoas entre 18 e 49 anos, hospitalizadas em estabelecimentos de saúde dos Estados Unidos entre 1995 e 2007. Eles descobriram que o abuso da anfetamina triplica as chances de um indivíduo sofrer de dissecção aguda da aorta, condição na qual o revestimento interno da parede da artéria sofre uma laceração. “É um problema raro em jovens, mas que, quando os acomete, frequentemente os leva à morte”, disse, no estudo, Arthur Westover, professor de psiquiatria da Universidade do Texas e principal autor do artigo.

De acordo com Westover, casos isolados já sugeriam uma relação entre a dissecção aguda da aorta e o abuso da anfetamina, mas esse foi o primeiro estudo epidemiológico em larga escala a investigar os efeitos da substância na artéria. Segundo o estudo, a anfetamina, também utilizada ilegalmente como droga recreativa, age no corpo de forma similar à cocaína, droga associada a efeitos adversos no coração. Entre outras consequências, a substância aumenta a pressão sanguínea, um dos fatores de risco para a dissecção aguda da aorta.

Os pesquisadores da Universidade do Texa também analisaram dados de 49 milhões de pessoas com mais de 50 anos, entre 1995 e 2007. “Descobrimos que a dissecção aguda da aorta está aumentando em jovens adultos, mas não nos mais velhos. O motivo ainda não está claro”, afirma o artigo. Os cientistas também notaram que na Califórnia, no Havaí, em Oregon e no estado de Washington, o percentual de casos de dissecção aguda da aorta ligados ao abuso de anfetamina em jovens adultos foi três vezes maior, quando comparado à média dos Estados Unidos. “Isso mostra que nesses locais o abuso da substância é mais comum e que esse padrão de consumo traz graves consequências para a saúde”, afirmou Westover.

Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desospitalização prejudicaria tratamento de dependentes químicos

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2010, da ONU, o consumo de cocaína e derivados vem aumentando na América Latina, contrariando uma tendência mundial de diminuição do consumo dessa droga.

Só no Brasil, no ano passado, o relatório apontou que o consumo de cocaína quase dobrou em três anos, em parte por causa do consumo de crack. Além disso, para o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), o Ministério da Saúde, assim como a Secretaria Nacional de Drogas, tem ignorado a questão da dependência química, sem apresentar nenhuma política pública que seja consistente com a gravidade do problema.

Laranjeira, cujo instituto foi selecionado em 2008 para tornar-se o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas do Álcool e Outras Drogas, acredita que a defasagem do governo para lidar com a situação é por basear-se em políticas públicas ultrapassadas. Ele lembra que na década de 1980, 40 mil leitos psiquiátricos foram fechados, assim como os hospitais psiquiátricos. “Existe ainda um discurso de fechamento de hospital psiquiátrico, mas não foi apresentada uma nova proposta para a psiquiatria do século XXI”, diz.

Segundo o psiquiatra, hoje a orientação do Ministério da Saúde é de encaminhar os dependentes químicos para os Centros de Atenções Psicossociais, ou CAPS, que são centros de assistência que não proporcionam a internação dos pacientes. “O que é um grande problema porque em algumas doenças, como o crack, o usuário não vai aos CAPS e, se vai, não fica em tratamento. Então, o que acaba acontecendo são centenas de milhares de usuários de crack que ficam absolutamente desassistidos”, completa. Ele também alerta que muitos dos CAPS, são 57 apenas no estado de São Paulo, não tem estrutura nem equipe médica - em parte porque os centros são montados pelo Ministério da Saúde e repassados para os municípios, que não conseguem mantê-los.

Para apresentar alguma alternativa ao problema, a equipe da UNIAD firmou uma parceria com o governo do estado de São Paulo para a construção de novos leitos exclusivos para o tratamento de dependentes químicos. Segundo Laranjeira, mais de 100 leitos já estão disponíveis, localizados em hospitais em São Bernardo do Campo, Itapira e Itapecerica da Serra - e serão 200 leitos até o final do ano. O psiquiatra alerta que as unidades são caras, mas necessárias, principalmente nos casos mais graves, como na dependência do crack. Ele explica que os esforços são para futuramente estabelecer um modelo de tratamento para os doentes brasileiros que esteja de acordo com as necessidades do país. “Nós podemos falar dessa experiência já de mais de um ano dessas enfermarias, e podemos mostrar o custo-benefício, os problemas, para aí definirmos qual é o próximo passo”, completa.

Fonte: Com Ciência

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O perigo está na boca

Relaxar depois de um dia intenso de trabalho entre tragadas de cigarros e copos de cerveja é uma prática comum a milhares de brasileiros.

No entanto, essa mesma mistura que traz um prazer imediato para os seus usuários é também a responsável pelo surgimento de inúmeros males à saúde, dentre eles, o câncer bucal. Por isso, vale a pena ficar de olho nos cuidados, na prevenção e nos sintomas desta doença.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de tumor é o oitavo de maior incidência no Brasil. Para se ter uma ideia do que isso representa, a cada ano a doença é diagnosticada em quase 15 mil pessoas, sendo que a maior ocorrência é detectada em indivíduos que mantêm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas enquanto fumam.

O professor e coordenador do curso de Odontologia do Cesumar, Eduardo Moreschi, explica que essa mistura se torna perigosa porque o consumo do álcool potencializa os agentes do cigarro que fazem mal à saúde e que contribuem para o desenvolvimento do câncer bucal.

Entretanto, estes não são os únicos fatores responsáveis pelo aparecimento da doença, que pode se instalar em qualquer pessoa.

"Apesar dos fumantes que são adeptos ao consumo de álcool estarem construindo aos poucos uma bomba-relógio ao manterem esta prática, há outros elementos que podem ser fundamentais para que o câncer bucal evolua. Dentre eles, eu destaco o fator genético e a grande exposição ao sol sem proteção de filtros solares, que nesse último caso pode acarretar em cânceres na região labial", diz Moreschi.

Fonte: O Diário.com/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

domingo, 15 de agosto de 2010

Caminhada com Maria celebra padroeira de Fortaleza

O evento será realizado neste domingo, 15. Organização espera cerca de 1 milhão e 500 mil participantes

A VIII Caminhada com Maria, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Assunção, será realizada neste domingo, 15. O evento é realizado pela Arquidiocese de Fortaleza para homenagear a padroeira da Capital cearense. O percurso totaliza aproximadamente 12 km. Os organizadores esperam cerca de 1 milhão e 500 mil participantes.

O evento, que conta com o apoio do O POVO, mobilizará 12 guardas municipais do Pelotão da Guarda Comunitária (PGC), além de duas viaturas e quatro motopatrulheiros. A operação terá início às 13 horas e prossegue até o término do evento, previsto para às 20 horas

Ainda em 2003, a Lei nº 8795 inseriu a caminhada no Calendário Oficial do Município de Fortaleza.

Confira a programação:

Domingo, 15 de Agosto
12h - Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora da Assunção
14h - Concentração na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção
15h - Saída dos fiéis em direção à ponte do Rio Ceará
16h - Chegada no Rio Ceará e partida para a Catedral Metropolitana de Fortaleza
18h30 - Chegada à Catedral, onde ocorrerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção.

Fonte: Redação O POVO Online

Passo da Semana (15 a 21/08): 6º- RENASCER

Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

sábado, 14 de agosto de 2010

Efeito tranquilizador do cigarro é mito, pelo menos a longo prazo

Os benefícios de parar de fumar -redução no risco de câncer e muitos outros problemas de saúde - são bem conhecidos. Porém, para milhões de fumantes o efeito tranquilizador de um cigarro pode ser motivo suficiente para voltar ao hábito.

No entanto, estudos descobriram que, na realidade, fumar surte o efeito oposto, fazendo com que os níveis de stress aumentem no longo prazo. Para os dependentes, o único stress que ele alivia é a abstinência entre cigarros.

Num recente estudo, conduzido na London School of Medicine and Dentistry, pesquisadores acompanharam 469 pessoas que tentaram parar de fumar após serem hospitalizadas por problemas cardíacos. No início, os participantes tinham níveis parecidos de stress e, no geral, acreditavam que fumar os ajudava a lidar com isso.

Um ano depois, 41% tinham conseguido manter a abstinência. Após controlar diversos fatores, os cientistas descobriram que os abstêmios apresentavam "uma queda significativamente maior no stress percebido", de quase 20%, em comparação aos fumantes, que apresentaram pequenas mudanças.

A hipótese dos cientistas era de que os fumantes lidavam com os desconfortáveis desejos entre um cigarro e outro várias vezes ao dia, enquanto os abstêmios, depois de sofrerem com a abstinência inicial, gozavam de maior liberdade em relação aos desejos por nicotina e haviam, consequentemente, eliminado uma frequente e importante fonte de stress.

Outros estudos também descobriram que os fumantes enfrentam níveis elevados de stress e tensão entre cigarros, e níveis mais baixos após deixarem de fumar.

Assim, o efeito tranquilizador do cigarro é um mito, ao menos no longo prazo.

Fonte: Folha de São Paulo/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONVOCAÇÃO ÀS PARÓQUIAS, GRUPOS DE ORAÇÃO E PASTORAIS DE TODO CEARÁ PARA PROGRAMA DA CAMINHADA COM MARIA



Neste sábado o programa "Caminhando com Maria" será transmitido pela FM Dom Bosco de 12:00 às 14:00. Serão duas horas de muita informação e também de louvor a Maria Santíssima para que as paróquias, movimentos, comunidades e pastorais rebebam as últimas instruções a respeito da Caminhada. As pessoas que enviarem até a hora de início do Programa o contato de suas caravanas com: NOME DA CARAVANA - RESPONSÁVEL - TELEFONE - BAIRRO E CIDADE terão a divulgação da Caravana no Programa ao vivo. Pedimos a todos que unam-se em torno do rádio nas suas paróquias, centros de pastorais, comunidades, famílias e outros para escutarem e participarem atentamente do programa amanhã.

DEIXE NOS COMENTÁRIOS OS DADOS DA SUA CARAVANA QUE ELES SERÃO CITADOS AMANHÃ OU ENVIE PARA CAMINHADACOMARIA@HOTMAIL.COM

Fonte : caminhadacommaria.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...