Visitas à página até hoje:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Saiba como a exposição ao cigarro afeta a pele e o cabelo

Especialista descreve como o cigarro afeta a aparência de quem se expões ao vício.

Todo o ano é a mesma coisa. O sol e o calor intenso do verão estimulam a maioria das pessoas a reforçar os cuidados com a pele, usando protetores solares e hidratantes. A vaidade com a aparência já atingiu até os homens que, geralmente, não são adeptos de cremes e loções. Tudo em prol de uma pele bonita e saudável.

Porém, todos esses tratamentos e produtos são ineficazes quando estamos falando de um fumante. Segundo o dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), José Antonio Sanches Júnior, a primeira vítima do tabagismo é a aparência do fumante, uma vez que ele causa o envelhecimento da pele semelhante ao causado pela exposição excessiva ao sol.
O tabagismo causa danos à microcirculação, diminuindo o aporte de oxigênio e nutrientes e estimulando a produção de radicais livres com alterações no DNA das células epidérmicas e dérmicas — explica.

- A face acaba sofrendo um aumento do número e da profundidade de rugas, além de alterações na formação e na qualidade do colágeno e tecido elástico, que fica com um aspecto de ‘cera’, com coloração amarelo-acinzentada, grosseiramente espessada e com elasticidade reduzida - completa o especialista.

Segundo Sanches, o número de mulheres e homens que procuram o dermatologista, preocupados com o aparecimento de rugas, marcas de expressão e manchas no rosto tem aumentado gradativamente. Porém, existem outras consequências do tabagismo que são muito mais graves.

- As substâncias tóxicas do cigarro prejudicam o sistema imune, fundamental para a vigilância contra agressões ambientais. Parte do sistema imune localiza-se na pele, portanto, é muito provável que a pele fique vulnerável a muitas doenças - avalia o dermatologista.

Estudos recentes têm demonstrado que o ato de fumar pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças de pele crônicas, como a psoríase.

- É importante ainda ressaltar que o ato contínuo de encostar o cigarro nos lábios tem sido responsabilizado como uma das causas de câncer de lábio, pelo atrito físico, pelo contato com as substâncias químicas e pelo calor gerado pelos cigarros - alerta.

- Apesar da dependência, é imprescindível que o fumante abandone o vício para que o tratamento dermatológico seja bem sucedido - aconselha.

Dependendo do caso, os efeitos benéficos estéticos do fim do tabagismo podem ser visíveis de médio a longo prazo.
- É fato que existe uma relação muito evidente entre a quantidade de cigarros fumados e o tempo de tabagismo com os efeitos lesivos na pele. Após a suspensão do hábito, a recuperação da saúde da pele pode levar anos, entretanto, com cuidados dermatológicos adequados e intensivos, além de uma correta fotoproteção, é provável que este tempo possa ser encurtado para meses - conclui Sanches.

O especialista reconhece que não é fácil parar de fumar. Porém, com força de vontade, orientação médica e tratamento medicamentoso, é possível superar as dependências físicas e psicológicas do cigarro.
Sanches lista os principais efeitos do fumo sobre a aparência:

:: a face, o pescoço e as mãos são as áreas mais agredidas pela fumaça do cigarro, que libera radicais livres, causando morte celular e aparecimento precoce de rugas;

:: cigarro e exposição solar são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Ambos destroem as fibras de colágeno e elastina, apressando esse processo;

:: o cigarro atua diretamente na corrente sanguínea causando danos à beleza da pele, dos cabelos e de todo o organismo. Sem a circulação correta de nutrientes, as células não conseguem reter água e vitaminas, a pele se torna flácida, opaca e sem brilho. Os cabelos perdem o viço, ficam ressecados e caem mais;

:: tratamentos estéticos podem ser ineficazes para fumantes porque as substâncias tóxicas lançadas diariamente na corrente sanguínea estimulam a formação de radicais livres;

:: por sua influência na circulação sanguínea, o fumo também está associado ao aparecimento de celulite. O excesso de toxinas propicia a formação de depósitos de gorduras e, consequentemente, o efeito “casca de laranja”;

:: o alcatrão presente no cigarro é o causador da coloração amarelada dos dentes, unhas e pele do rosto;

:: a fumaça do cigarro possui substâncias tóxicas que aumentam a predisposição ao câncer de pele e boca;

:: novas evidências também apontam o cigarro como fator agravador da acne.

Fonte: ANTIDROGAS

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Passo da Semana (27 a 05/03): 10º - SERVIR


Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Programa Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1 - Amanhã



 Acompanhe e participe do:



Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:



 Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Uso de maconha aumenta risco de problemas de ereção

Pesquisa mostra que uso pode afetar tanto receptores cerebrais quanto os do pênis.


Uma pesquisa recente mostrou evidências de que o consumo de maconha pode afetar de forma negativa o desempenho sexual masculino. Isso porque seu uso pode causar problemas de ereção.

A pesquisa da Queen´s University, no Canadá, vai além do conhecimento já disseminado de que a maconha pode afetar certos receptores no cérebro. De acordo com o estudo de Rany Shamloul, pós-doutorando do Departamento de Farmacologia e Toxicologia, esses receptores também existem no pênis.

O consumo de maconha pode ter um efeito contrário sobre esses receptores do pênis, tornando mais difícil para um homem alcançar e manter uma ereção.

Esses resultados vão mudar o atual entendimento do impacto do uso da maconha sobre a saúde sexual.

O pesquisador alerta que nem todos os usuários de maconha conhecem os efeitos que ela traz ao organismo.

A maconha é a droga ilícita mais usada globalmente. E ela é frequentemente usada por jovens, pessoas sexualmente ativas que não estão cientes dos efeitos danosos que podem ter sobre seu desempenho e saúde sexual.

Fonte: R7

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Revista Brasileira de Cancerologia recebe artigos sobre câncer e tabagismo até 25 de março

A Revista Brasileira de Cancerologia está recebendo artigos sobre o tema “câncer e tabagismo” para serem contemplados na edição temática RBC 57-3, terceiro volume da revista a ser lançado em julho de 2011. Esta edição será dedicada aos 25 anos de promulgação da Lei Federal nº 7.488 que criou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 11 de junho de 1986, com o principal objetivo de alertar a população sobre "os malefícios advindos com o uso do fumo".

O prazo para envio dos trabalhos com o tema “câncer e tabagismo” vai até 25 de março de 2011.

Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A utilização de maconha revela prejuízos a funções do cérebro, segundo estudo

Um estudo recente da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, revelou que o uso frequente de maconha, mesmo em pouca quantidade, pode prejudicar a memória. A neuropiscóloga e coordenadora da pesquisa, Maria Alice Fontes, explica que foram avaliados 173 usuários crônicos de maconha e comparados com um grupo de 55 não usuários. Dos consumidores da droga, 49 tinham iniciado precocemente. A neuropsicóloga afirma que quando o uso é crônico e se inicia antes dos 15 anos de idade, o risco de danos é ainda maior.


"O cérebro tem um amadurecimento que ele só finaliza no final da adolescência e aí qualquer substância que você utilize numa fase muito precoce, quando o cérebro ainda está numa fase de desenvolvimento, é mais nocivo a longo prazo."


Maria Alice Fontes destaca que os participantes do estudo também foram avaliados após um período de abstinência. A conclusão foi que os danos produzidos pela maconha são cumulativos e permanentes. Segundo a neuropsicóloga, esse prejuízo sobre o controle do cérebro faz com que os usuários acabem sofrendo recaídas ao tentar abandonar o hábito.


Autor: Juliana Costa
Fonte: Ministério da Saúde

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Álcool afeta mais o sono feminino

Um novo estudo mostrou que o álcool aparentemente causa mais problemas de sono nas mulheres do que nos homens.

Há muito tempo já se sabe que o álcool pode tornar o sono mais profundo no início da noite, atrapalhando o mesmo mais tarde – com o conhecido “efeito rebote”. Entretanto, poucas pesquisas até agora haviam analisado como homens e mulheres podem sofrer diferentes efeitos do álcool sob o sono.

Participaram do novo estudo 59 homens e 34 mulheres na faixa dos vinte anos de idade, divididos em dois grupos. Antes de ir dormir, o primeiro consumiu álcool até se embebedar e o segundo ingeriu uma bebida não alcoolizada. O sono dos participantes foi então monitorado pelos pesquisadores.As mulheres que consumiram álcool tiveram menos horas de sono, acordaram com mais frequência e por períodos mais longos durante a noite – apresentando mais interrupções do sono em comparação aos homens que consumiram álcool. O estudo está disponível online e será publicado na edição de maio da revista especializada .

Autor: Alcoholism: Clinical & Experimental
Fonte: UOL

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 20/02/2011

Aconteceu ontem Domingo (dia do Senhor), mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1. Programa esse que já é referência no início das tardes de Domingo.

Quem conduziu o Programa foi o Srº Luís, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, onde vivenciamos o 9º PassoOrar e Vigiar dos 12 que fazem parte do Programa de Vida Nova. Programa esse que é baseado na palavra de Deus, na Doutrina da Igreja, nos Sacramentos e na Pedagogia de Jesus Cristo libertador para nos levar a uma conversão.


A leutura do dia Fl (4,4-9), ficou por conta de Regina, Coordenadora do Grupo do Santuário Nossa Senhora da Assunção.

Reflexão - Dá-me a Tua Paz

              A Alegria verdadeira para o cristão e para quem está vivenciando este Programa de Vida Nova está baseada na salvação que vem de Jesus.
         
              Alegrem-se no Senhor porque o Senhor é bom, mensageiro da Paz e está próximo de nós. Que nada pertube a vossa sobriedade, só por hoje.

              Vamos praticar com Sobriedade e com Paz o que ouvimos e aprendemos no Senhor porque é o Deus da Paz que estará sempre conosco para que sejamos sóbrios na oração, vigilantes nas tribulações e perseverantes na justiça, na vida digna e solidária que nos levará à paz.


Os avisos e comentários sobre o Blog, ficaram com Giuliano (Blogueiro da Sobriedade Fortaleza), onde informou aos ouvintes novidades no end. eletrônico além do I CHÁ DA VIDA da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, que será realizado no dia 21/05/2011 às 18:00hs, na àrea Pastoral do Santuário Nossa Senhora da Assunção. Mais detalhes no decorrer dos programas e no próprio Blog.


Agradecemos a participação de todos que ligaram, em especial, aos que conseguiram falar ao vivo com a gente:


 Lembramos que Domingo que vem dia 28/02,  se Deus quiser, teremos mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na Fm Dom Bosco, 96,1 às 13:00hs. Acompanhe e participe.



"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Semana Contra o Alcoolismo

Finalizando esta semana contra o ALCOOLISMO que aconteceu do dia 13 à 19 deste mês de Fevereiro, a Pastoral da Sobriedade Fortaleza e Regional Nordeste 01 (Ceará), realizou várias atividades em seus Grupos de Auto Ajuda, entre elas, Palestras de Concientização, Peças Teatrais, Divulgação na Paróquias com Cartazes, Fooders e Abordagens nas Ruas.

No dia 14, aconteceu em Quixadá, uma mesa redonda com o Tema: " Álcool estou fora". No dia 18 no Colégio Monsenhor André Vianna Camurça em Caucaia, palestra com o Tema: "Álcool e Jovens não combinam", com alunos de 13 à 17 anos. Dia 19, na cidade de Beberibe-CE, aconteceu um Evento de Divulgação em Prol da Vida contra o Álcool.

Rogério Melo em nome da Coodernação Regional agradece a todos os Agentes que nesta semana se doaram para realizar com êxito seus trabalhos.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Passo da Semana (20 a 26/02): 9º - ORAR E VIGIAR

Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Programa Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1 - Amanhã



 Acompanhe e participe do:



Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:



 Todo Domingo às 13:00hs.




"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Empresa canadense terá carro feito de maconha em 2012

A fabricante canadense Motive prepara-se para produzir o primeiro carro feito de um composto de cânhamo, uma variante da maconha.

O Kestrel, da empresa canadense Motive, terá sua carroceria feita de uma variante da maconha
             O carro, chamado Kestrel, tem várias características ecológicas, começando pela propulsão elétrica. Apesar do tamanho compacto, poderá transportar quatro passageiros com conforto, segundo o fabricante. E seu design é bastante elegante. Mas a característica mais notável está, sem dúvida, na carroceria. Ela será feita de um material composto à base de fibra de cânhamo. A planta, Cannabis Sativa, é uma variante da maconha. Apesar de ambas serem da mesma espécie, o cânhamo industrial tem menos de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), o princípio ativo da maconha. Já as variantes cultivadas para uso como droga possuem 8% de THC ou mais.

A tecnologia a ser empregada na carroceria do Kestrel é similar à de construção em fibra de vidro, amplamente usada na fabricação de barcos e dos orelhões brasileiros. A diferença é que, no lugar da fibra de vidro, estará uma manta de cânhamo recoberta por resinas plásticas. O cultivo do cânhamo é considerado amigável ao meio-ambiente. Por ser resistente, a planta requer pouco pesticida e nenhum herbicida. Além disso, ela cresce rapidamente. Mesmo assim, por conter THC, seu plantio é restrito em alguns países. 

A Motive diz que o cânhamo tem várias outras vantagens em relação às fibras de vidro, carbono e kevlar, comumente empregadas na laminação de materiais compostos. O cânhamo oferece resistência ao impacto similar ao da fibra de vidro, mas é mais leve e mais barato, além de exigir menos produtos químicos nocivos para a fabricação. Por causa da redução do peso, diz a Motive, a escolha desse material vai tornar o Kestrel mais econômico. A previsão é que ele custe 25 mil dólares no Canadá e pese cerca de 1100 quilos. A produção em escala industrial deve começar em 2012.

Fonte: Exame.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anvisa quer banir remédios

A proposta de proibir os medicamentos foi publicada, ontem, no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O reinado dos remédios emagrecedores está por um fio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir de vez a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol).

A única droga para o tratamento da obesidade que continuará liberada é o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.


Todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central serão banidas
FOTO: THIAGO GASPAR
Diante de estudos que apontam que o consumo de sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, desde o ano passado a Anvisa impôs novas regras e endureceu os critérios de venda dessa droga. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.

A proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas da área na semana passada e foi publicada, ontem, no site da agência, junto com um parecer explicando os motivos.

Radical


Para médicos endocrinologistas que atuam no combate à obesidade, a medida é radical demais e vai deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro. "Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?", diz o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC).

Estudo

Os benefícios não superam os riscos. Esse é o principal argumento que a Anvisa pretende usar na próxima semana, durante audiência pública, para convencer a classe médica de que é melhor proibir de vez o uso de medicamentos para emagrecer.

Segundo Dirceu Barbano, diretor da agência, o assunto vem sendo discutido desde o ano passado, quando a União Europeia baniu a sibutramina. "Quase nenhum outro país tem sibutramina. As anfetaminas também estão diminuindo. E não há notícia de que isso piorou ou atrapalhou o tratamento da obesidade". Em 2009, foram vendidas no 67,5 toneladas de sibutramina no País.
A Anvisa fez um levantamento interno e concluiu que não há evidências suficientes que demonstrem que a perda de peso supera os riscos cardíacos.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Álcool mata mais que Aids, tuberculose e violência, diz OMS


O álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, mais do que a Aids, a tuberculose e a violência, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) na Sexta-Feira(11).

O aumento da renda tem provocado o consumo excessivo em países populosos da África e da Ásia, incluindo Índia e África do Sul. Além disso, beber em excesso é um problema em muitos países desenvolvidos, informou a agência das Nações Unidas.

No entanto, as políticas de controle do álcool são fracas e ainda não são prioridade para a maioria dos governos, apesar do impacto que o hábito causa na sociedade: acidentes de carro, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho, de acordo com o relatório.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao álcool, disse a OMS em seu "Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde".

"O uso prejudicial do álcool é especialmente fatal em grupos etários mais jovens e beber é o principal fator de risco de morte no mundo entre homens de 15 a 59 anos", afirma o relatório.

Na Rússia e na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), uma em cada cinco mortes ocorre devido ao consumo prejudicial, a taxa mais elevada do planeta.

A bebedeira, que muitas vezes leva a um comportamentos de risco, agora é prevalente no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia, África do Sul e na Ucrânia, e está aumentando entre outras populações, segundo a OMS.

"Mundialmente, cerca de 11% dos consumidores de álcool bebem bastante em ocasiões semanais; os homens superam as mulheres em quatro a cada uma. Eles praticam constantemente um consumo de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres em todas as regiões", disse o relatório.

Em maio passado, ministros da Saúde dos 193 países-membros da OMS concordaram em tentar conter o consumo excessivo de álcool e de outras formas crescentes do uso excessivo por meio de altos impostos sobre bebidas alcoólicas e restrições mais rígidas de comercialização.

FONTE: Folha de São Paulo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dependência de álcool afeta quase 1/3 dos universitários


Levantamento, feito com 536 alunos de uma faculdade particular da cidade, foi obtido com exclusividade pelo JT.

Entrar na faculdade é apenas um dos motivos comemorados à base de álcool pelos universitários. Ao longo dos cursos, a proximidade com a bebida aumenta ainda mais. Na capital, os traços de dependência relacionada à bebida já aparecem em quase um terço dos universitários avaliados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

O levantamento, feito com 536 alunos de uma faculdade particular da cidade, foi obtido com exclusividade pelo JT. Ali, 27% dos estudantes relatam sentir necessidade ou urgência em beber semanalmente e outros 4% manifestam essa sensação diariamente. Para os especialistas, os números indicam uma relação de dependência.

A pesquisa também indica que dois a cada três estudantes universitários consomem álcool ao menos uma vez por semana. “A dependência causa prejuízos na vida dos jovens. Por exemplo: 3% dos alunos que entrevistamos vivenciam problemas por causa da bebida semanalmente. Perdem aulas, compromissos ou se envolvem em acidentes”, explica a diretora da ação comunitária do Cratod, Selma Setani.

Relacionar o álcool a comemorações e à diversão é uma associação aprendida em casa, segundo os alunos. O estudante de direito Eduardo Gomes, de 21 anos, conta que experimentou bebida alcoólica pela primeira vez aos 7 anos, sob a supervisão dos pais. O primeiro ‘porre’ também foi com os familiares. “Acho que foi bom para conhecer e não fazer fora de casa”, afirma.

“As pessoas crescem com a ideia de que essa substância faz parte do lazer na vida adulta”, diz a coordenadora do ambulatório de adolescentes e professora de medicina e sociologia do abuso de drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Denise de Micheli. Para ela, a frequência com a qual o jovem consome álcool é um fator importante do alcoolismo.


A disponibilidade do álcool e a oferta frequente aos jovens é o que preocupa. “O álcool está muito disponível e tem esse caráter benigno. É uma substância que está sempre presente em casa e os pais não respeitam a lei. Não respeitam que menores de 18 anos não devem beber nunca”, alerta o psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), Carlos Salgado.

A participação das universidades, bem como da família, é fundamental para inibir a ingestão de bebidas alcoólicas precocemente e prevenir o alcoolismo. É na recepção dos calouros que a ingestão de álcool é mais preocupante. “Nesse momento, os alunos passam por uma transição. Deixam o ambiente escolar, em que eram vigiados, para uma maior liberdade. Muitas vezes, a única coisa que separa esses dois momentos da vida são as férias”, analisa Roseli Caldas, psicóloga e coordenadora do programa MackVida, desenvolvido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O programa MackVida é uma das ações de prevenção da universidade. Também a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desenvolve programas de prevenção e faz o encaminhamento de alunos que bebem com muita frequência. “Observamos a quantidade de bares ao redor da universidade e a prática de festas do tipo open bar e tentamos conscientizar esse aluno”, diz o pró-reitor de cultura e relações comunitárias da PUC, Hélio Deliberador.

FONTE: O Estado de São Paulo
Fotos: Giuliano

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

De 13 à 19/02 - Semana Nacional Contra o Alcoolismo


Dia 18 de fevereiro é o Dia de Combate ao Àlcool e nós, como cristãos, não podemos ignorar a importância de ter sido criado um dia especial a esse combate. Se ele existe, é como um alerta ao crescente aumento do número de dependentes de álcool e suas inúmeras conseqüências.

O alcoolismo é um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo uma compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico. Isso leva à perda do controle, ou seja, existe a perda da liberdade de escolher entre beber e não beber, assim como com quem e onde beber.


O vício no álcool começa lentamente. No início o indivíduo não se considera viciado: ele acredita que pode parar quando quiser e, como ele não deseja largar a bebida naquele momento, prossegue até que começa a se prejudicar. Na verdade, o seu comportamento afeta diretamente a vida de pelo menos quatro ou cinco pessoas próximas a ele, normalmente pessoas da família. Essas pessoas que são afetadas são ditas co-alcoólatras ou co-dependentes.

Os familiares sofrem muito com essa doença
Muitas vezes ocorre de o co-dependente, ou seja, aquele membro da família que ama o alcoólatra, se sentir culpado por ele estar bebendo ou ter vergonha de pedir ajuda ou, ainda e principalmente, desconhecer a doença, o que o faz acreditar em promessas de mudança do tipo "eu não sou dependente, quando eu quiser eu paro de beber". No entanto, quando age dessa forma, negando um problema que existe, o co-dependente está contribuindo para manter o processo de dependência.

Tanto o alcoólatra como o co-alcoólatra precisam de ajuda. O co-alcoólatra não pode nem deve esperar o dependente decidir pedir ajuda. Ele deve olhar o problema de frente, procurar conhecer a doença e procurar ajuda.


O Centro de referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas divulgou um levantamento de que 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuraram tratamento para se livrar desse vício experimentaram bebida alcoólica antes dos 11 anos de idade, geralmente em casa ou na presença de familiares. O mesmo levantamento mostrou que os dependentes procuram ajuda quando já se envolveram com outras drogas ou estão com alguma seqüela decorrente do uso abusivo de álcool.


O álcool é uma das três drogas mais populares entre os adolescentes, ao lado do tabaco e da maconha, que comumente são chamadas de droga de entrada, porque seu uso muitas vezes leva ao uso de drogas mais pesadas, como a cocaína, a heroína e o crack.

Somos convidados a acordar, a conhecer mais sobre esse mal para evitar que ele chegue à nossa vida e à nossa família. Como disse o Papa João Paulo II, “A droga é um mal e ao mal não se dá trégua”.


O alcoolismo é uma doença considerada incurável, mas que tem tratamento e, sobretudo, que pode ser prevenida. E em prevenção, em primeiro lugar é preciso que as pessoas tenham uma família religiosa, uma família espiritual.

A Pastoral da Sobriedade convida a todos a também fazerem parte da família Sobriedade. Participe a uma de nossa reuniões e saiba como.

Escolham, pois, a vida. Queiram, mas queiram mesmo, ser luz nas suas famílias e na nossa comunidade!.

Fonte: Jocielma - Sobriedade SLZ
Fotos: Giuliano

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Passo da Semana (13 a 19/02): 8º - PROFESSAR A FÉ

Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interceção de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra!

Informativo Sobriedade Fortaleza

Caros ouvintes da FM Dom Bosco no Programa Pastoral da Sobriedade, e a todos que acessam nosso Blog. Informamos que excepcionalmente hoje, não teremos o nosso programa que acontece todos os Domingos das 13 às 14 horas, devido ao Queremos Deus, que acontecerá no CÉU (Condomínio Espiritual Uirapurú), com transmissão ao Vivo da Fm Dom Bosco, com previsão p/ iniciar justamente no horário do nosso programa.

Agradecemos a compreensão de todos e já reforçamos o convite para que todos escutem no próximo Domingo dia 20, dia do Senhor, na FM Dom Bosco, 96,1 das 13 às 14, mais um programa:
Pastoral da Sobriedade.


Atenciosamente

Coordenação Diocesana/Regional NE I

sábado, 12 de fevereiro de 2011

5º dia - Capacitação de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade

Dia 11 de Fevereiro de 2011.

Este dia vai ficar marcado na vida dos 58 novos Agentes da Pastoral da Sobriedade que se capacitaram neste primeiro curso do ano de 2011, assim como na vida da Equipe de Formação que trabalhou para que este cuso se realizar-se.

Começamos com a proclamação do Evangelho do dia Mc- 8,1-10.

Logo após tivemos a Palestra** 5 Frentes de Ação** da Pastoral da Sobriedade e o resumo do conteúdo do curso ministrado pelo Coordenado Regional Rogério Melo.





Após esta Palestra, deu-se início ao momento de dúvidas, questionamentos, perguntas e destaques, a qual a Equipe de Formação notou a satisfação de todos na conclusão deste curso e também o desejo de estar organizando a Pastoral da Sobriedade nas suas Comunidades Paroquias e Áreas Pastorais.






Após este momento, aconteceu a Vivência dos 12 passos **Festejar** entre os Agentes e a Equipe de Formação. Tivemos a entrega dos Certificados , citacões de Poemas e Cordeis , terminando com a Oração Final e o envio dos Agentes para Missão Pastoral.











A 1ª Reunião dos novos Agentes ficou marcada para o dia 26/03/201(Avalição final do Curso).

Rogério Melo - Coordenador Regional Ne I da Pastoral da Sobriedade

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

4º dia - Capacitação de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade

No quarto dia do curso de Capacitação (dia 10), começou como nos dias anteriores, com a leitura do Evagelho do dia, experiencia feita pela 1ª vez no Curso da Pastoral da Sobriedade que vai ser seguidos nos demais que aconteceram pela frente.  Experiencia esta altamente positiva motivando a todos a meditar no evangelho do dia. Leitura e oração inicial feitas pelo Coordenado Regional  ROGÉRIO MELO.


Nessa mesmo dia, aconteceu também um testemunho pessoal do Srº Luis Alberto (Coordenação Diocesano), que através de suas palavras passou para os futuros agentes, como na Recuperação e Libertação dos Vícios tudo é possível quando existe a Perseverança e a Misericórdia de Deus.



Após o testemunho do Srº Luís, tivemos a Palestra: Características da Pastoral da Sobriedade ** Grupo de Auto Ajuda**, ministrada por Rogério Melo.



Logo após o intervalo aconteceu a palestra **Drogas e seus Efeitos**, ministrada  pelo Professor, Doutor Ajax Queiroz que deste de 2010 vem fazendo um trabalho conjunto com Pastoral da Sobriedade Fortaleza passando sua experiência no trabalho de drogadição. 











Este dia foi encerrado com Orações e Exortações...

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...