Visitas à página até hoje:

sábado, 30 de abril de 2011

Ecstasy tem efeito danoso ao cérebro e pode afetar memorização


O ecstasy é considerado, em alguns países, a segunda droga ilegal mais utilizada, ficando atrás da maconha. Mas ao que tudo indica o consumo de droga mais uma vez foi considerado prejudicial à saúde. Um estudo holandês sugere que o ecstasy pode alterar estruturas cerebrais em longo prazo, principalmente no quesito memorização.


Alguns voluntários, consumidores da droga, foram avaliados por pesquisadores, nos quais foi identificado que os usuários crônicos de ecstasy tinham o hipocampo danificado (é uma das estruturas cerebrais mais importantes no processo de memorização e uma das mais precocemente envolvidas na doença de Alzheimer) e a substância cinzenta cerebral de forma mais difusa.
Portal Educação. Segundo ela, a droga pode causar dependência e os problemas não param por aí. “Seu uso pode causar sérios problemas, como arritmias cardíacas, hipertermia e levar à morte”, enfatiza a profissional da saúde.

Ainda segundo pesquisas anteriores, os usuários da droga apresentam inchaço dos hipocampos seguido por atrofia após consumo de ecstasy, redução do desempenho de memória após exposição à droga, mesmo com baixas doses e até a redução do sistema de neurotransmissão da serotonina nos hipocampos.

De acordo com os dados, o volume do hipocampo entre os voluntários que usavam ecstasy era 10% menor e o volume total da substância cinzenta do cérebro era 4,6% menor. A média de consumo da droga entre os usuários era de três vezes por mês e não havia diferença significativa entres os dois grupos quanto ao consumo de álcool e outras drogas.

O ecstasy é um derivado sintético da anfetamina, é estimulante e pode ser considerado alucinógeno. Dependendo da quantidade de ingestão seu efeito ocorre em aproximadamente 30 minutos”, explica a farmacêutica Jeana Mara Escher de Souza, tutora do

Fonte: Pantanal News/Portal Educação
Fotos: Giu

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tabagismo piora sintomas pré-menstruais, indica estudo

Mulheres fumantes de 27 a 44 anos têm duas vezes mais chances de desenvolver sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).


Mulheres fumantes de 27 a 44 anos têm duas vezes mais chances de desenvolver sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), especialmente os relacionados a hormônios, como acne e sensibilidade nas mamas, constatou uma pesquisa realizada pela Universidade de Massachusetts em Amherst.

"Estudos anteriores sugerem que fumar altera os níveis dos hormônios que podem estar envolvidos no aparecimento dos sintomas da TPM. Algumas pesquisas mostram que as fumantes têm ciclos menstruais mais curtos e irregulares do que os das não-fumantes", disse Elizabeth Bertone-Johnson, uma das pesquisadoras.


O estudo, publicado no "American Journal of Epidemiology", foi baseado em análises do Nurse´s Health Study II, que tem observado a saúde de 116.678 enfermeiras dos EUA desde 1989.

Foram estudadas 1.057 mulheres com TPM e 1.968 que não sofriam do problema.

Fonte: A Tribuna News

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Seminário debate Rede de Atenção Psicossocial

Promover a formação de profissionais de saúde que atuam em serviço ou ação de atenção psicossocial, álcool e outras drogas no Ceará. Esse é um dos objetivos do I Seminário Cearense sobre Supervisão Clínico-Institucional no Sistema Único de Saúde (SUS).O evento será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no auditório Ciro Gomes, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). É uma promoção conjunta da Coordenadoria de Pós-Graduação de Atenção à Saúde da ESP-CE e do Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NUSAM) da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).

Durante o evento será apresentado e discutido o Projeto de Implantação da Escola de Supervisores Clínico-Institucionais do Ceará e realizada oficina para construção do I Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais no Ceará.

Objetivos

Apoiada pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Saúde Mental, a iniciativa tem como objetivos: constituir um espaço de formação de novos supervisores; articular as ações de supervisão no território; promover a formação permanente para todos os supervisores clínico-institucionais que atuam na rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas nos municípios; e tornar-se dispositivo capaz de criar mecanismos de multiplicação e sustentabilidade das ações de qualificação da rede.

Inscrições

Estão sendo oferecidas 150 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br), no período de 18 a 24 de abril.

Do evento podem participar profissionais de saúde que estejam atuando em serviço ou ação de atenção psicossocial, álcool e outras drogas no Estado do Ceará; docentes, especializandos, mestrandos e doutorandos da área de saúde mental das universidades públicas e privadas; usuários, familiares e demais componentes do controle social.

Rede de Atenção

A qualificação da rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas, dos processos de trabalho, dos serviços, da gestão e da clínica da atenção psicossocial, é fundamental para o avanço da Política de Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

O fortalecimento dos processos de educação permanente é, nesse cenário, estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do cuidado ofertado por meio dos CAPS e demais serviços e ações da atenção psicossocial no país e nos âmbitos regionais e locais.

Dessa forma, a supervisão clínico-institucional apresenta-se como ferramenta indispensável para a necessária transformação dos saberes e práticas das equipes de saúde mental na direção dos princípios da Reforma Psiquiátrica.

Pela definição da Portaria GM 1174, de julho de 2005, constitui-se como: “o trabalho de um profissional de saúde mental externo ao quadro de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com comprovada habilitação teórica e prática, que trabalhará junto à equipe do serviço durante pelo menos 4 horas por semana, no sentido de assessorar, discutir e acompanhar o trabalho realizado pela equipe, o projeto terapêutico do serviço, os projetos terapêuticos individuais dos usuários, as questões institucionais e de gestão do CAPS, a articulação do serviço com a rede de saúde e intersetorial, e outras questões relevantes para a qualidade da atenção realizada”.

PROGRAMAÇÃO

DATA: 29/04/11
LOCAL: Auditório Ciro Gomes – Escola de Saúde Pública do Ceará
18:00 – Coquetel e Apresentação Artística
18:30 – Cerimônia de Abertura
19:00 – Mesa Redonda:
• Educação Permanente em Saúde Mental e sua Importância para o Processo da Reforma Psiquiátrica: Prof. Dr. Luis Fernando Tófoli
• Apresentação do Projeto da Escola de Supervisores Clínico-Institucionais do Ceará: Marcelo Brandt Fialho

DATA: 30/04/11
LOCAL: Auditório Ciro Gomes e Salas Anexas
08:00 – Oficina para Construção do I Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais do Ceará
12:00 – Almoço no local
13:00 – Retorno às atividades
16:00 – Plenária
17:00 – Encerramento

Mais informações pelo telefone: 85 3101.1405

Fonte: http://www.esp.ce.gov.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Brasileiros e um africano presos por narcotráfico


DRE fez a apreensão de 4Kg de cocaína em operações no aeroporto, e no quarto de um hotel na Praia de Iracema.Três pessoas presas, sendo dois brasileiros e um africano, além de quatro quilos de cocaína apreendidos. Esse foi o resultado de duas operações realizadas nas últimas 48 horas por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Dentro de uma TV de LCD, a Polícia Federal descobriu cerca de um quilo de cocaína que seria levado para a Europa. O aparelho foi encontrado na bagagem de um africano no Aeroporto
FOTOS: GEÓRGIA SANTIAGO
 O caso mais recente ocorreu na madrugada de ontem. De acordo com o titular da DRE, delegado Glayston Araújo, agentes da DRE desconfiaram do paulistano Alexander Franciscato de Sousa, 29, durante o embarque de um voo para Lisboa. Ao realizar uma busca pessoal no suspeito, os ´federais´ encontraram quatro pacotes de cocaína presos às pernas dele, contendo dois quilos da droga.

De acordo com Araújo, o acusado disse que levaria o material para a capital portuguesa, mas o destino final seria a Itália. Ele contou ainda que havia recebido a cocaína de um amigo que estava hospedado em um hotel, na Praia de Iracema, aguardando para também embarcar para a Europa no próximo dia 28.

Ao chegar ao quarto, os policiais encontraram Robson Narciso Mascaro, 47. O paulista, que tem cidadania italiana, estava com mais dois pacotes de ´´, contendo um quilo de cocaína. Robson confessou que essa era a quarta vez que viajaria levando cocaína para a Itália. Ele e o amigo receberiam cinco mil euros, cada um, pelo transporte.

Africano
Já na madrugada de domingo, o cabo-verdiano Evandro Samini Monteiro Gomes, 27, foi detido com um quilo de cocaína escondido em uma TV de LCD.
Segundo o delegado, o africano confessou ter apanhado a droga em São Paulo e o destino final seria a Europa, mas precisamente a capital portuguesa. Com ele, também foram apreendidos dois mil e trezentos e cinquenta euros.

Outro caso
No último dia 20, os ´federais´ perseguiram e prenderam um homem que transportava cocaína dentro de um veículo. Depois de colidir em uma árvore, no Município de Horizonte, a bordo de uma Saveiro de placas NUT-4783, Djalma Rodrigues Barros Neto, 20, acabou detido, pelos agentes da DRE.

Dentro da picape foi localizado um pacote contendo um quilo de cocaína. Em outra diligência, na casa do acusado, os agentes federais apreenderam mais três quilos de cocaína.

Reporte: EMERSON RODRIGUES
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nova data do Curso de Capacitação da Pastoral da Sobriedade 2011.2

Por motivo de força maior aconteceu uma alteração na data do proximo curso da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese de Fortaleza que estava previsto para o dia 02 a 06 de Maio,o curso acontecerá agora dos dias 16 a 20 de Maio. Contamos com a sua compreensão.

As escrições iram acontecer ate o dia 06 de Maio no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja.

Maiores informações:

86879628 Rogerio
91412371 - Danielle

CARTA DE DOM JOSÉ LUIZ - BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA


 A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da nossa Igreja Católica que, ecumenicamente, vem enfrentando com coragem e determinação a questão das drogas. E quão grandioso tem sido esse trabalho!

Atua a Pastoral da Sobriedade em 5 dimensões:

- Na PREVENÇÃO ao uso de drogas, que se destina a quem nunca experimentou substâncias psicoativas;
- Na INTERVENÇÃO, para quem já experimentou, porém, não faz uso de drogas frequentemente;
- Na RECUPERAÇÃO para quem se tornou dependente químico e necessita de apoio e tratamento;
- Na REINSERÇÃO do dependente químico na família, na sociedade e no mercado de trabalho;
- Na ATUAÇÃO POLÍTICA que busca atitudes corajosas, sem omissões, para a implementação de ações integradas no combate à produção, tráfico e ao consumo de drogas.

Em muitas dioceses, essa pastoral já é uma realidade. Aqui em Fortaleza temos vários grupos atuando com muito entusiasmo.

Queremos convidar você e sua paróquia para o Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade que acontecerá de 16 a 20 de maio no Centro Pastoral MARIA MÃE DA IGREJA.

As vagas são limitadas. Para essa capacitação, a pastoral está acolhendo até 60 pessoas. O custo é de R$ 80,00 (oitenta reais) com direito ao material da capacitação.

Reserve sua vaga pelo telefone: (85) 86879628 (Rogério Melo)

Meu irmão sacerdote acredite que você é um instrumento de Deus. Faça um investimento para que suas comunidades possam ajudar na prevenção e na recuperação das drogas.

Que possamos escolher a vida e viver em sobriedade, empenhando-nos na luta para a construção de um mundo que valoriza o amor, o bem, a paz, a alegria, e a saúde.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mulheres presas com 411 pedras de crack



Uma denúncia levou equipe do Ronda do Quarteirão, da Polícia Militar, a uma casa no bairro São Miguel, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Lá, os PMs encontraram farta quantidade de drogas. Ao todo, foram recolhidas 411 pedras de crack, 375 das quais de tamanho pequeno e 36, grande.

Um tablete grande de crack também foi apreendido. Duas mulheres foram presas: Ana Virgínia Ferreira Rebouças, de 23 anos, e Janaína Sousa Braga, 25.

Os policiais apreenderam também 130 papelotes pequenos e 10 grandes de maconha, além de 10 munições e R$ 352,70. Outros dois homens foram presos com drogas próximos ao local. Entretanto, a Polícia ainda investiga se eles tiveram participação no comércio de crack e de maconha na casa.

Fonte: O POVO online

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA (O que é amar?)‏

Amar é dar aquilo que tantas vezes não temos. Por exemplo: tempo, paciência, coragem, virtude, formação e até mesmo saúde. João Paulo II, debilitado no hospital, às vésperas de sua morte, saiu à janela para abençoar os fiéis. Seu rosto desfigurado pelo sofrimento ganhou as capas dos jornais de todo o mundo. Ele não tinha mais saúde, e nos dava aquele restinho de vida. Ele não tinha mais força, e nos dava todo o seu esforço. Ele não tinha mais palavras, e nos dava o seu gesto... um gesto de amor.

A PASTORAL DA SOBRIEDADE  só existe por ser fruto do amor de Deus, que realmente sentimos estar dedicado a esta missão.

À TODOS OS AGENTES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE QUE NESTA PÁSCOA POSSAMOS MEGULHAR NESTE AMOR INFINITO DE DEUS POR TODOS NÓS E A SIM SER DISCÍPULOS DE AMOR PARA TODOS OS IRMAÕS E IRMAS QUE SOFREM ASSOLADOS PELAS DEPENDÊNCIAS.

UMA FELIZ PASCOA A TODA FAMILIA DA PASTORAL DA SOBRIEDADE...

SÃO OS VOTOS DA COORDENAÇÃO REGIONAL.
ROGÉRIO MELO

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Passo da Semana (24/04 a 30/04): 6º- RENASCER

Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

sábado, 23 de abril de 2011

Livro: "O Tratamento do Usuário do Crack"

A Criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1951, representa o início do apoio institucional à ciência e à tecnologia o Brasil. Graças a esse apoio, para o qual contribuíram várias agências de fomento federais e estaduais, o país venceu desafios importantes, como o da prospecção de petróleo em águas profundas e o da produtividade na agricultura tropical, conquistando merecido reconhecimento internacional e trazendo benefícios econômicos à sua população.

A formação de Alto nível foi crucial para essas e outras conquistas. E formação de qualidade só é possível para quem tem acesso à educação e saúde. Em particular, saúde mental é indispensável e sua preservação deve utilizar todo o arsenal científico-tecnológico disponível, bem como buscar novos conhecimentos e técnicas de tratamento.

Esse é o espírito da obra organizada por Marcelo Ribeiro e Ronaldo Laranjeira, que aborda uma ameaça global à saúde, ao bem-estar e ao futuro, especialmente dos jovens: a dependência química do crack. E o faz em vários de seus aspectos, como neurociência e clínica, diagnóstico e avaliação, tratamento e reabilitação. Trata-se de uma importante contribuição à sociedade, sobretudo para orientar a busca por políticas públicas consistentes e efetivas. O enorme esforço materializado no livro representa parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), um dos 122 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) coordenado pelo CNPq, em articulação com o Ministério da Ciência e Tecnologia e vários outros Ministérios e agências federais e estaduais. Tal programa visa o avanço do conhecimento, à transferência de tecnologias e à sua difusão para a sociedade.

O Tratamento do Usuário de Crack certamente será a obra de referência no assunto. É um exemplo claro de contribuição da ciência, da tecnologia e da inovação para buscar soluções para problemas atuais de impacto gobal. É com grande esperança que apresento e recomendo este livro. Aproveito para agradecer a todos os que colaboraram para  sua realização. Estou certo de que a sociedade brasileira saberá reconhecer o valor dessa contribuição para o presente e o futuro de nosso país.

Informações para obter seu exemplar: contato@uniad.org.br

Carlos Aragão
Presidente do CNPq

Fonte: UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Casal é preso por porte de drogas no aeroporto de Fortaleza

Um casal de universitários amazonenses foi preso ontem, no Aeroporto Internacional Pinto Martins com 6,7 quilos de cocaína escondidos sob a roupa. O rapaz de 19; e a mulher de 21, cujos nomes não foram informados pela PF, haviam acabado de desembarcar de um vôo oriundo de Manaus, quando foram detidos por agentes da Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE).


A prisão dos dois ocorre exatamente uma semana depois que o amazonense Jorge Antônio Pereira Luz, 45, foi detido pelos federais, também no aeroporto, com 5,4 quilos de cocaína. A Polícia acredita que os três tenham sido contratados pela mesma quadrilha de traficantes, pela forma semelhante com eles conduziam a droga.

Nas últimas semanas, seis pessoas, cinco delas amazonenses, foram presas pela DRE. Três foram detidas em operações na periferia de Fortaleza e as outras três no aeroporto. A droga encontrada em poder dos acusados é trazida de países da América do Sul que fazem fronteiras com Estados da Região Norte do País.

A cocaína encontrada com o casal estava acondicionada em sacos plásticos, presos com esparadrapo, nas coxas e panturrilhas dos acusados.


De acordo com o delegado Renato Casarini, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado (DRCCO), os agentes desconfiaram do andar do casal. Ao realizarem a abordagem encontraram a cocaína. Os dois contaram que receberiam a quantia de R$ 2 mil, o mesmo valor que seria pago a ‘mula’ presa anteriormente.

Segundo Casarini, após as duas prisões semelhantes no aeroporto, as investigações irão continuar e as informações serão reunidas com o objetivo de descobrir a origem da droga, assim como identificar para quem seria entregue a ‘coca’.

Balanço

Somente este ano cerca de 142 quilos de cocaína já foram apreendidos e 32 pessoas foram presas em operações realizadas pela DRE. A maioria delas ocorreu no ‘Pinto Martins’, quando ‘mulas’ tentavam embarcar com cocaína para países dos continentes europeu e africano.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COTAM - Preso chefe da venda de coca e crack no Lagamar


Uma denúncia anônima levou uma patrulha do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque, a prender, na madrugada de ontem, o homem apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro Lagamar. A operação policial foi montada pela patrulha CT-4007, comandada pelo sargento Paulo e composta, ainda, pelo cabo Ronaci e soldados Ferreira e Fraga.

Em uma casa, situada na Travessa Chaguinha, os PMs prenderam Paulo Airton de Sousa Xavier, 31, o ´Paulinho do Lagamar´, que era caçado naquela região da cidade, mas sempre fugia com a proteção dos moradores do lugar. Dentro casa que servia de ponto-de-venda de drogas, a Polícia encontrou maconha, crack e dinheiro, além de objetos que haviam sido trocados por ´pedras´ pelos usuários. O traficante foi autuado em flagrante no 34º DP.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Suíço é preso em Fortaleza por tráfico de drogas

Um suíço foi preso acusado de praticar tráfico de drogas no centro de Fortaleza (CE). Frei Walter, 50, estava com um grupo de três pessoas – incluindo um adolescente –, em uma lanchonete na rua Liberato Barroso. Os policias militares que faziam a ronda na área receberam denúncia através da Coordenadora Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Em um buraco localizado no chão da suposta lanchonete, foram encontrados maconha em pequena quantidade, 60 pedras de crack e R$ 461 em dinheiro. A polícia desconfia que o local seja um ponto de tráfico escondido em uma lanchonete de fachada.

O suíço contou à polícia que estava em Fortaleza havia dois meses, com visto de turista, mas as autoridades constataram que seu visto já estava vencido. Frei Walter será investigado pela Polícia Federal.

Uma mulher de 51 anos, que seria proprietária do local, também foi presa por tráfico. O rapaz de 16 anos foi encaminhadoà Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). A terceira pessoa não foi identificada.

Fonte: UOL Notícias

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cerca de 10% dos casos de câncer são atribuídos ao álcool

A pesquisa revela também que pelo menos 40% dos casos atribuíveis à ingestão de álcool se dão em indivíduos que superam habitualmente os limites recomendados de consumo.

Cerca de 10% dos casos de câncer em homens e de 3% em mulheres são atribuídos à ingestão de álcool, revela um estudo realizado em oito países europeus. Os resultados da pesquisa, publicados na revista científica British Medical Journal, revelam também que pelo menos 40% dos casos de câncer atribuíveis à ingestão de álcool se dão em indivíduos que superam habitualmente os limites recomendados de consumo diário de bebidas alcoólicas. A pesquisa, dirigida pelo epidemiologista alemão Madlen Schütze, foi realizada na França, na Itália, na Espanha, no Reino Unido, na Holanda, na Grécia, na Alemanha e na Dinamarca.


Nossos dados revelam que muitos casos de câncer poderiam ter sido evitados se o consumo de álcool se limitasse às recomendações de muitas organizações de saúde. E se evitariam muitos mais casos se as pessoas reduzissem sua ingestão de álcool para abaixo desses limites, ou inclusive parassem de beber — afirma Schütze.

Os resultados estão baseados nas estimativas de risco de um estudo sobre câncer e nutrição, chamado Epic. A pesquisa foi realizada entre 1992 e 2000 com 520 mil pessoas entre 35 e 70 anos escolhidas ao acaso em dez países europeus, e nos dados sobre consumo de álcool da OMS (Organização Mundial da Saúde).


A pesquisa analisou 363.988 homens e mulheres incluídos no Epic, que responderam a um questionário sobre sua alimentação e seu estilo de vida.

A enquete incluía perguntas específicas sobre o consumo de álcool como quantidade, frequência e tipo de bebida consumida no momento em que foram consultados e nos 12 meses anteriores.

Fonte: Zero Hora
Fotos: Giu

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lobby retarda veto aos aditivos no tabaco

A proibição da venda de cigarros com sabor, proposta pela Anvisa em 2010, provocou uma reação de setores contrários à medida.

A consulta pública feita pela agência terminou no fim de março, mas sindicatos de agricultores, associações de tabaco e prefeituras se organizaram para enviar uma enxurrada de sugestões.


A estratégia é retardar o desfecho do debate.

Ao todo, já são cerca de 180 mil correspondências que lotam as salas da agência diversas com o mesmo remetente e até 5.000 em branco.

O fenômeno surpreendeu os técnicos da Anvisa. Em 2006, quando a agência tratou de outra questão polêmica a restrição à publicidade de alimentos com excesso de açúcares e gordura foram entregues 254 sugestões.


Do total recebido pela agência sobre os aditivos do cigarro, 165 mil comentários foram encaminhados pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS).

O congressista contou que foi chamado no dia 28 de março pelos organizadores para participar da entrega dos comentários, feita no dia seguinte a papelada seguiu de caminhão para Brasília.

"Esse pessoal não tem computador. E eu cobrava deles: tem que ter um clamor para dizer que tem alguma coisa errada nisso. Não podem achar que são só dois ou três lobistas", afirma.

PRORROGAÇÃO

O diretor da Anvisa, Agenor Álvares, garante que o lobby pró-tabaco não vai inviabilizar o trabalho. "A grande jogada deles é que, pela quantidade, a gente não termine, mas isso deu um ânimo maior à equipe", diz.

"Foi uma ação organizada, mas as pessoas que assinaram [as sugestões] merecem o nosso respeito e vamos analisar todo o material."


Ele admitiu que o grande volume de sugestões deve impedir que a Anvisa conclua o trabalho ainda neste semestre, como previa.

O adiamento era o objetivo da ação organizada pela Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), que sozinha preencheu 15 mil formulários, segundo o presidente da associação, Benício Werner.

A Philip Morris afirma que, se implementadas medidas contra os aditivos de cigarro, 99% do mercado brasileiro seria afetado e isso fomentaria o comércio ilegal.

A Souza Cruz diz que apoia o "debate aberto e democrático" como uma ferramenta para uma regulação do mercado ao mesmo tempo "eficaz" e "equilibrada no respeito aos direitos de todas as partes envolvidas".

Fonte: Folha de São Paulo

domingo, 17 de abril de 2011

Passo da Semana (17 a 23/04): 5º- CONFESSAR

 

Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!


OBS: Acompanhe e participe do: 


Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:

 


   

Todo Domingo às 13:00hs.


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sábado, 16 de abril de 2011

De cada 100 trabalhadores rurais viciados em drogas, 60 usam crack

De cada 100 trabalhadores rurais viciados em drogas, 60 usam o crack em canaviais, de acordo com o forum permanente de combate às drogas.

O uso crescente dessa substância nas lavouras prejudica não só o cortador de cana como também a eficiência no trabalho, além claro, do convívio com a família. Mas um trabalho de recuperação de dependentes está tentando mudar essa realidade.

Fonte: Gazeta Web

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cearense é preso na Paraíba com 60 quilos de maconha


A droga estava armazenada em 72 tabletes, misturados com café.

A Polícia da Paraíba fez a maior apreensão de maconha, na história do Estado, nesta quinta-feira (14), ao prender em flagrante o cearense Edvan Lima Pinto, 23, no município de São Bento, a 285 quilômetros de João Pessoa.Segundo a Polícia, o cearense havia saído de São Paulo com destino a Pombal (371 quilômetros de João Pessoa), de onde seguiria para São Bento e depois para Canindé, no Ceará, a 115 quilômetros de Fortaleza.De acordo ainda com a Polícia, Edvan Lima foi flagrado em um táxi, após um cerco policial, depois que passageiros do ônibus denunciaram que um homem apresentou um comportamento estranho durante toda a viagem de São Paulo a Pombal.

A droga estava armazenada em 72 tabletes, misturados com café.
Em depoimento, o cearense natural de Itapajé negou que outras pessoas estivessem envolvidas no crime de tráfico interestadual de drogas. Mas a Polícia não acreditou na versão, diante do nervosismo e da inexperiência do acusado.

Fonte: O POVO

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Álcool e Direção: Beber ou Dirigir

É inegável a participação das bebidas alcoólicas em uma parte dos acidentes de trânsito com vítimas fatais no Brasil. Em comparação a várias outras causas, trata-se da maior causa de mortalidade com possibilidade de prevenção.

A importância dos acidentes associados a bebidas e direção é reafirmada também pelos elevados custos sociais do álcool e suas consequências para as vítimas e suas famílias. Podemos considera-lo, sem sobra de dúvida, um problema prioritário de saúde pública nos países em desenvolvimento, levando-se em conta o pesado fardo social e econômico resultante dos prejuízos materiais, gastos médico-hospitalares e perda de produtividade pessoal e das empresas.


Com o intuito de contribuir para a discussão do tema “beber ou dirigir”, este livro apresenta o resultado de estudos levados a cabo em diversas cidades do Brasil, por professores da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) do CNPq. Para tanto, os investigadores lançaram mão de um questionário e da aplicação de bafômetros em motoristas que circulam nas grandes vias de tráfego dos municípios avaliados, entabulando e estabelecendo estatísticas esclarecedoras sobre o comportamento em questão.

Os primeiros capítulos abordam os problemas associados ao beber e dirigir e a legislação nacional, para, logo após, apresentar os dados provenientes da pesquisa, elucidando os apesctos metodológicos que a norteiam e comparando os resultados obtidos antes e depois da Lei Seca. São analisados, em seguida, os dados sociodemográficos dos entrevistados e seu comportamento e conhecimento da legislação específica, apresentando os índices de aceitação das medidas preventivas.

Depois de tratar sobre as melhores intervenções relacionadas à prevenção de problemas, o livro reflete ainda sobre o impacto do primeiro ano da Lei Seca, quanto à sua eficácia nos lugares em que foi implementada, trazendo gráficos estatísticos que mostram o número de motoristas dirigindo alcoolizados.
Por fim, os anexos trazem o Questionário da Pesquisa Nacional Beber e Dirigir, utilizado na obtenção de dados, os Folhetos Educativos da Pesquisa Nacional Beber e Dirigir, e a Redação da Lei 11.705, a Lei Seca.

Para adquirir seu exemplar mande email para Sra Edelaine: contato@uniad.org.br

Fonte: Uniad - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Uso prolongado de ecstasy pode causar danos cerebrais

Pesquisadores descobriram que o uso da droga pode causar uma redução do hipocampo, uma importante estrutura cerebral.

Em um experimento, foram recrutados 10 homens em uma média de 25 anos de idade que eram usuários de ecstasy a logo prazo. Foram recrutados também sete homens em uma média de 20 anos de idade que não usavam a droga. Apesar de o grupo dos usuários de ecstasy ter reportado usar mais cocaína e anfetaminas, os participantes de ambos os grupos afirmaram consumir álcool regularmente e em geral usaram drogas recreacionais similares. Os usuários de ecstasy não o consumiam há pelo menos dois meses antes de o estudo ser iniciado. Em média, eles disseram ter consumido 281 comprimidos da droga em seis anos e meio.

Através de ressonâncias magnéticas, os pesquisadores mediram o volume do hipocampo de todos os participantes. No grupo de não-usuários, o hipocampo era 10,5% maior. Os cientistas acreditam que os efeitos do ecstasy podem não afetar somente o hipocampo, já que os testes mostraram que a proporção geral de massa cinzenta dos usuários era 4,6% mais baixa.


A descoberta é preocupante. A atrofia do hipocampo é um problema sério e é identificada como um dos sinais de doenças que causam a debilitação progressiva das habilidades cognitivas da pessoa, como o Alzheimer.

Já que o hipocampo desempenha um papel essencial na memória a longo-prazo, as descobertas são de interesse particular em vista dos vários estudos (anteriores) que mostram que usuários de ecstasy mostram deterioração de memória, mesmo que a performance deles em outros testes cognitivos seja geralmente normal” explica o estudo.

A pesquisa foi publicada no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

Fonte: OBID/WebMD

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Consumo de tabaco é alto entre detentas

Realizada na Penitenciária Feminina do Butantã e na Fundação Casa do Bom Retiro, os dados da pesquisa mostram que na Penitenciária, 63,15% das detentas fumam e quase 60% delas sofre de ansiedade e depressão. Na Fundação Casa, mais da metade dos internos é usuário de tabaco, sendo que 11% têm alto grau de dependência.

Responsável por quase 200 mil mortes anuais no Brasil, o tabagismo é, segundo pneumopediatra João Paulo Becker Lotufo, do Hospital Universitário, a primeira causa de morte evitável no mundo e o tabagismo passivo a terceira. “Hoje sabemos que o tabagismo é a droga mais viciante que existe e pode ser o iniciador de drogas ilícitas”, diz.


O tabagismo passivo é tão perigoso quanto o tabagismo ativo. Pessoas que convivem com fumantes têm 25% mais chances de sofrer infarto e câncer de pulmão. Além disso, as crianças tabagistas passivas apresentam mais otites, bronquites e asma, e registra-se até o dobro de morte súbita em bebês cujos pais são fumantes.

A pesquisa foi realizada com 38 detentas reclusas na Penitenciária Feminina do Butantã, e dessas 24 fumavam (63,15%). Entre as fumantes, uma foi considerada fraca dependente (4,2%), nove baixas dependentes (37,5%), três com média dependência (12,5%), seis com elevada dependência (25%) e cinco fortíssimas dependentes (20,8%). Lotufo conta que das 24 fumantes, 14 (58,3%) disseram ter depressão ou ansiedade e cinco (20%) disseram ser usuárias de drogas ilícitas.

Na Fundação Casa foram entrevistados 62 adolescentes, sendo que 35 (56,5%) fumavam e 27 (43,5%) não eram tabagistas. Quanto à dependência, verificou-se que três possuíam fraca dependência (8,5%), sete baixa dependência (20%), quatro com média dependência (11,5%), 17 com elevada dependência (48,5%) e quatro fortíssima dependência (11,5%).

Com esses números, devemos pensar em uma intervenção nas unidades prisionais quanto ao tabagismo, pois o índice de consumo é altíssimo e o nível de dependência entre os jovens é bem superior a outros de faixa etária semelhante. Esse é um grave problema de saúde publica”, diz Lotufo.

Fonte: OBID/Bibliomed

sábado, 9 de abril de 2011

Em vez de banimento especialistas pedem maior controle na venda de anorexígenos

Profissionais de saúde e farmacêuticos defenderam no dia 05/04 no Congresso Nacional uma maior fiscalização da prescrição e da dispensação de medicamentos emagrecedores em lugar do banimento dos remédios.

A possibilidade de retirada dos chamados anorexígenos do mercado brasileiro foi anunciada em fevereiro último pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O principal argumento é que os riscos superam os benefícios propostos pelos produtos.
Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ricardo Meirelles, ressaltou que o objetivo do tratamento contra a obesidade não é atingir o peso ideal, mas reduzir as consequências provocadas pelo problema.


Ninguém preconiza o uso indiscriminado de anorexígenos no combate a obesidade”, disse Meirelles. “Estamos falando de doença, não de 2 ou 3 quilos a mais. E uma intervenção que reduza 1% do peso corporal por mês já é considerada sucesso terapêutico, já que reduz fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.”

Caso a proposta de banimento dos emagrecedores não vingue, a categoria propõe prescrever o medicamento apenas para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 e pessoas com IMC igual ou superior a 25 e que apresentem fatores de risco como a hipertensão arterial.


De acordo com o representante da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Evandro da Gama, 60 milhões de pacientes usam produtos dispensados em estabelecimentos de manipulação no país. Segundo ele, os profissionais passam por treinamento adequado e são capacitados para a dispensação correta dos emagrecedores.

A Anvisa precisa prestar atenção em parte de sua missão, que é a melhoria na qualidade de vida dos brasileiros”, disse. Para ele, os anorexígenos precisam ter os riscos minimizados por meio da prescrição e da dispensação adequadas. “Se a gente bane, provoca o uso ilícito disso”, afirmou.

O secretário-geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Henrique Batista e Silva, defendeu o direito de acesso e de recusa, por parte do paciente, aos emagrecedores. “O médico e os profissionais da saúde têm esse cuidado: de permitir que o paciente seja bem informado”, afirmou. Segundo ele, não há ainda fundamentos para que os medicamentos sejam retirados do mercado.


Durante o debate, a representante da Anvisa, Maria Eugênia Cury, lembrou que, mesmo com medidas de controle aprovadas, o consumo de anorexígenos no Brasil vem registrando um aumento sustentado. Apenas em 2010, quase 4,5 milhões de prescrições foram emitidas para esse tipo de remédio.
Está colocada uma questão fundamental de risco sanitário envolvendo a população brasileira. Há problemas de segurança, de efetividade baixa e de não eficácia comprovada”, disse.

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, informou que não há prazo para que o órgão decida sobre a proposta. A definição, segundo ele, só será dada quando houver informação suficiente por parte da diretoria colegiada.

Autor: Paula Laboissière
Fonte: OBID / Agência Brasil

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade (Arquidiocese de Fortaleza)

Caríssimos irmãos em Cristo Jesus. Com muita alegria quero comunicar que estão abertas as inscrições para o próximo Curso de Capacitação da Pastoral da Sobriedade que irá acontecer nos dias 02 à 06 de Maio de 2011 em Fortaleza, na Rua Rodrigues Jr, nº 300, no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

Esperamos que a cada dia nossa igreja se torne mais sensível a esta problemática social do Alcoolismo e outras dependências sejam elas químicas ou não.

É por isso que a Pastoral da Sobriedade está capacitando novos agentes pastorais para fazer este trabalho de prevenção e recuperação das diversas dependências que assolam nossa sociedade.

Maiores informações:

(85) 8687-9628 / 9444-4316
Rogério Melo (Coordenador Diocesano de Formação da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese de Fortaleza).

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graça a Deus"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Normas para implantação da Pastoral da Sobriedade:


Articular com o Pároco a implantação da Pastoral da Sobriedade na Paróquia;
Formar uma equipe de pelo menos quatro pessoas, engajadas na comunidade;
A equipe deve participar do Curso de Formção de Agentes;
O Pároco deve nomear a Equipe de Coordenação Paroquial (Coordenador, Secretário, Tesoureiro), seguindo a estrutura de Coordenação conforme conta no livro (Consolidando a caminhada), pag. 30, e no Organograma da pastoral da Sobriedade.

Caso você esteja interressado em implantar a Pastoral da Sobriedade na sua comunidade e não tem uma articulação a nível de Paróquia, entre em contato com a Coordenação Regional da Sobriedade.
Contatos:
( 85) 8687-9628 OU 9444-4316

"Sobriedade e Paz, só por Hoje graças a Deus"

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Licença do trabalho para tratar dependência química aumenta 24,4%

Entre 2007 e 2010, afastamento anual passa de 27.517 para 36.434 casos. Especialistas exergam mudança de postura empresarial.

As estatísticas de afastamento trabalhistas por “dependência química”, crescem ano a ano. Entre 2007 e 2010, dados calculados pelo iG no banco do Ministério da Previdência Social mostram aumento de 24,47% deste tipo de licença, espalhadas entre trabalhadores de todas as categorias: escritórios, fábricas, escolas, construção civil e serviço público.

Os especialistas são categóricos ao afirmar que a régua não indica ampliação do número de viciados no ambiente de trabalho.“É uma mudança de paradigma empresarial”, avalia Jarbas Simas, presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas.

“Antes o uso de álcool ou de qualquer outra droga por um funcionário era tido como motivo exclusivo de demissão. Aos poucos, as empresas passam a encarar como um problema de saúde que exige olhar médico e não de punição”, completa Simas.

Evolução das licenças médicas para tratar dependência química

Entre 2007 e 2010, aumento foi de 24,4%.

Há três meses, a funcionária pública Lúcia, 52 anos, acreditava ter como destino certo a demissão. A mão trêmula que denunciava a falta da bebida alcoólica - logo às 7h30 – a impedia de assinar, com firmeza, os relatórios profissionais. Na hora do almoço, estendia um pouco o retorno para dar três tragos em uma garrafa de pinga. A ressaca, companheira de todas as manhãs, fez com que faltasse repetidas vezes ao expediente.

Em vez de demitida, Lúcia ganhou da chefe licença por tempo indeterminado para tratar o alcoolismo. Foi para a clínica Lacan, mantida pela Unifesp e o Grupo de Saúde Bandeirantes. Semana que vem, Lúcia deve ter alta. Voltar ao trabalho é um próximo passo. Ela vai ocupar o mesmo cargo mas, pela primeira vez em anos, “sóbria”.

Meus filhos há tempos me alertavam sobre o uso exagerado de bebida, mas só quando o alerta partiu da minha chefe, a ficha caiu”, avalia Lúcia. “O meu maior sonho agora é que as pessoas deixem de me encarar só como uma bêbada e irresponsável. Quero que voltem a me ver como alguém dedicada, mas que luta contra uma doença”, informou.

O álcool, de fato, é a substância isolada mais usada pelos profissionais que recebem licença por 15 dias ou mais para tratar a dependência química. Ele representa 33,2% dos 36.434 afastamentos concedidos em 2010, seguido pela cocaína, com 16,1%. Mas no ranking de auxílios-doença por uso de drogas é a mistura de vários entorpecentes a que lidera as razões para os trabalhadores ausentarem-se. No ano passado, 17.642 afastamentos foram acumulados, duas licenças por hora.As drogas que mais afastam as pessoas do trabalho

Álcool, cocaína e uso misturado são as líderes em afastamento

O coquetel de drogas que desencadeia a dependência afeta não só pacientes como médicos especializados, que estão em busca de interferências eficazes para tratar a mistura.

A abordagem e o tratamento, afirma a psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo, Alessandra Diehl, são mais complicados quando a fissura é despertada tanto por álcool, cocaína, quanto por crack ou qualquer outra. Para ela, o múltiplo uso é reflexo da sociedade atual, mais ansiosa. “Para conseguir efeitos cada vez mais intensos e cada vez mais rápidos, eles usam de tudo, misturado, em uma só noite”, afirma.

O uso combinado de várias substâncias também influencia o maior risco de overdose e um novo mapeamento divulgado, no início da semana, pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), indica que as intoxicações por drogas estão em plena ascensão. Em 2000, foram registrados 1.634 casos de envenenamento. Já em 2009, foram 4.526 registros, aumento de 176%.

A relação com o trabalho

O uso de drogas e álcool sempre é associado aos ambientes festivos e aos compromissos de final de semana, mas a coordenadora terapêutica Ana Cristina Fulini – que atua na Clínica Maia especializada no acolhimento de dependentes químicos, diz que o hábito tem uma forte ligação com os compromissos profissionais.

A cultura do happy hour é um dos exemplos. Executivos e executivas também fecham negócios e a bebida alcoólica faz parte deste cenário. O ponto positivo é que temos já o encaminhamento de pacientes via empresa. Isto é muito positivo”, avalia Fulini.

Renigio Todeschini – diretor do departamento de saúde do trabalhador do Ministério da Previdência, acrescenta que “parte dos casos de dependência química pode ser vista como desencadeada pela organização e a condição de trabalho”. “Em um clima de pressão e ritmo intenso, o trabalhador pode procurar a compensação em uma substância psicoativa e acreditar, erroneamente, que este alívio pode vir com o uso de droga.”

As quase 37 mil licenças trabalhistas para o tratamento da dependência química registradas no ano passado são referentes ao total de afastamentos, chamados de previdenciários. Existem ainda os casos denominados acidentários, que configuram os afastamentos por doenças provocadas, exclusivamente, pelas condições trabalhistas.

Estes registros também estão em alta. Em 2006, foram 612 licenças por transtorno mental, grupo de causas em que a dependência está incluída, concedidas pelo Ministério da Previdência. No ano passado, o número ampliou 20 vezes e chegou a 12.150 casos.

Fonte: Portal iG

terça-feira, 5 de abril de 2011

Medidas de prevenção ao uso de crack serão debatidas por ministros

A Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros se reunirá, nesta quinta (7), a partir das 9h30, para realizar o primeiro painel do ciclo de debates destinado a discutir o uso disseminado do crack.

Para debater as ações sociais e as medidas de prevenção ao uso da droga, foram convidados para a audiência o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o ministro-Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci; a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes de Sousa; a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva; o integrante da Central Única das Favelas (Cufa) Manoel Soares; e o representante da entidade Fazenda da Paz Célio Luiz Barbosa.

A subcomissão, subordinada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), se reunirá na sala 9 da ala Alexandre Costa do Senado.

Vítimas

Na ocasião da criação do ciclo de debates, o presidente da subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), afirmou que o foco seriam as vítimas do crack, já que há outras comissões no Senado tratando da repressão às drogas. O senador explicou ainda que, além de realizar audiências para ouvir a experiência de especialistas que lidam com o assunto, a subcomissão pretende fazer visitas a instituições que tratam de dependentes químicos, para conhecer o trabalho de prevenção, tratamento e reinserção social.

Com base em requerimento da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), também foram definidos debates sobre os temas ´´Segurança Pública e Legislação´´ e ´´Saúde Pública e Tratamento´´.

Por sugestão de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Waldemir Moka (PMDB-MS), deverão ser realizados, ainda, painéis com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS); do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC); e organizações não-governamentais (ONGs) nacionais que lidam com o tema do crack. Um último debate, ainda não definido, poderá ser organizado para ouvir representantes de entidades terapêuticas e organizações internacionais que atuam no combate à droga.

Ao final do ciclo, a subcomissão pretende organizar, em parceria com governos estaduais, uma conferência nacional que terá por objetivo apresentar uma proposta de enfrentamento do crack.

Autor: Elina Rodrigues Pozzebom
Fonte: AGÊNCIA SENADO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONASS apoia políticas de controle do tabaco

O diretor geral do INCA, Luiz Antonio Santini, apresentou na Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os avanços e desafios da Política Nacional de Controle do Tabaco. Santini relatou as dificuldades de tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei nº 315/2008, de autoria do ex-senador Tião Viana, que propõe proibir o fumo em ambientes fechados em todo o Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 mil pessoas morrem todos os anos por doenças provocadas pela exposição ao fumo passivo. A Assembleia contou com a presença do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães, e da vice-diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Socorro Gross.

Após o relato do diretor geral do INCA, os secretários de saúde concordaram em enviar moção de apoio ao PL. O grupo também se comprometeu a defender as consultas públicas em andamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os temas que estão sendo regulados pela Anvisa estão o uso de aditivos que tornam os cigarros mais palatáveis, aumentando a atratividade para crianças e jovens; a propaganda no ponto de venda e o espaço ocupado nos maços de cigarros por advertências sanitárias.

Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde

domingo, 3 de abril de 2011

Passo da Semana (03 a 09/04): 3º- ENTREGAR

Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti. Aceita-me.

I Pe 5, 7-11

"Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é ele quem cuidade vocês. Sejam sóbrios e fiquem de prontidão! Pois o diabo, que é inimigo de vocês, os rodeia como um leão que ruge, procurando a quem devorar. Resistam ao diabo, permanecendo firmes na fé, pois vocês sabem que essa mesma espécie de sofrimento atingem os seus irmãos que estão espalhados pelo mundo. Depois de sofrerem um pouco, o Deus de toda a graça, aquele que os chamou em Cristo para a sua grória eterna, ele os restabelecerá, firmará e fortalezacerá, e farácom que vocês sejam inabaláveis. A Deus permanece todo o poder para sempre. Amém!".

sábado, 2 de abril de 2011

Fumantes têm até o triplo de chance de sofrer de asma


Pesquisa mostra que muitos dependentes começam a fumar antes do diagnóstico.

A dependência do cigarro pode estar mais ligada à asma do que muita gente imagina, segundo pesquisas da Universidade de Cincinnati, em conjunto com a Universidade Estadual da Flórida e a Universidade de Vermont, todas nos Estados Unidos.


O estudo descobriu que pessoas que foram diagnosticadas com asma tinham 1,26 vezes mais chances de ter fumado, e duas vezes mais probabilidade de ter sido dependente de nicotina em algum momento de suas vidas - em comparação com indivíduos que não sofrem de asma.

Os pesquisadores Alison McLeish, professor de psicologia da Universidade de Cincinatti, juntamente com Jesse Cougle, professor de psicologia na Universidade Estadual da Flórida, e Zvolensky Michael, professor de psicologia na Universidade de Vermont também descobriram que a associação do tabagismo à asma foi maior quando a dependência da nicotina foi medida no último ano. No estudo, citam:



- Pessoas com asma eram quase três vezes mais propensas que aqueles sem asma a ser dependente da nicotina no último ano.
O estudo também descobriu que cerca de metade dos fumantes com asma na pesquisa começou a fumar antes da idade em que foi diagnosticado com a asma. Esse grupo relatou ter sido diagnosticado com asma em uma idade muito superior àqueles que começaram a fumar após terem sido diagnosticados com asma.

O artigo afirma ainda que o histórico de dependência de nicotina não foi significativamente diferente entre aqueles que começaram a fumar antes (29,3%) ou depois (25,7%) do diagnóstico de asma.

Com base nas conclusões, os pesquisadores sugerem uma maior atenção clínica para tratar o uso do tabaco e da dependência em relação à asma.

Fonte: R7

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Propostas de restrição ao cigarro serão analisadas

Após gerar críticas da indústria e elogios de movimentos antitabagistas e de associações médicas, consultas públicas com regras mais restritivas para propaganda e produção de cigarros no País terminaram ontem com pelo menos 200 mil requerimentos para mudanças do texto.

Proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma resolução proíbe a adição de produtos ao fumo, considerada uma estratégia para incentivar a iniciação de crianças e jovens. A outra limita mais a propaganda: maços não podem ser expostos em pontos de venda, com exceção das tabacarias.


Pelo cronograma oficial, as sugestões apresentadas serão analisadas e um texto final será redigido. Mas setores antitabagistas temem que, diante de tanta polêmica, as propostas sejam engavetada para sempre - o que não seria inédito na Anvisa. Durante o governo Lula, uma proposta de restringir a propaganda de bebidas, depois de muito debate, foi arquivada.

O lobby contrário às restrições se intensificou nos último meses. Representantes de produtores fizeram debates e reuniões com o governo. A última ocorreu anteontem, na Casa Civil. As associações, ligadas a bares, padarias, agropecuária e turismo, afirmam que as medidas são uma intervenção nos direitos de propriedade e livre iniciativa.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...