Visitas à página até hoje:

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde em Dia - 31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco


O consumo de cigarros, cachimbos, charutos e cigarros de palha matam no Brasil cerca de 80 mil pessoas a cada ano.

O fumante perde anos preciosos de vida e pode sofrer com doenças graves, como:


  • câncer de diversos tipos;  


  • enfisema;  


  • bronquite;  


  • angina e infarto do coração;  


  • derrame cerebral;  


  • arteriosclerose; 


  • infecções respiratórias;  


  • úlceras digestivas;

    Durante a gravidez, o fumo pode causar abortos, nascimentos de bebês com baixo peso ou até mesmo a morte de recém-nascidos. A nicotina é que causa a dependência do cigarro. Ela faz com que o organismo sinta a falta do fumo, tornando difícil seu abandono. Difícil, mas não impossível. A recompensa é uma vida mais longa e saudável.


  • Fumaça não!!!

                                                          Dia Mundial sem Tabaco

    O não-fumante que respira a fumaça do cigarro, se torna um fumante passivo e apresenta:

    A curto prazo:

    irritação nos olhos;
    tosse;
    dor de cabeça;
    aumento de alergias;

    Mais tarde:

    problemas pulmonares;
    aumento da pressão arterial;
    infarto e angina do coração;
    câncer;


    A natureza é ameaçada...

    Os estragos vão muito além da poluição do ar:

    Desmatamento:
    Utilização de madeira da mata nativa para a cura (secagem) das folhas do fumo em fornos à lenha;

    Contaminação:
    Agrotóxicos são usados em grandes quantidades na plantação do fumo, poluindo as águas e o solo, contaminando a vegetação, os animais e o homem.

    Desgaste do solo:
    O plantio do tabaco empobrece o solo, tornando-o inadequado para o cultivo de alimentos.

    Fumo: doença social

    As famílias:

    ▪ perdem seus entes queridos;
    ▪ são afetadas pela poluição tabagística em casa;
    ▪ gastam com cigarros o dinheiro que poderia ser usado para o lazer ou alimentação.

    O sistema de saúde:

    ▪ gasta com tratamento e internações de doentes afetados pelo cigarro;
    ▪ tem seus ambulatórios sobrecarregados com estes doentes;
    ▪ desvia recursos que poderiam ser empregados em outras áreas da saúde.

    Os trabalhadores fumantes:

    ▪ faltam mais ao trabalho, porque adoecem com maior freqüência;
    ▪ gastam mais com remédios;
    ▪ produzem menos do que poderiam, pois interrompem o trabalho várias vezes para fumar;
    ▪ se aposentam ou morrem precocemente;
    ▪ poluem o local de trabalho, transformando seus colegas em fumantes passivos;
    ▪ podem causar incêndios no local.

    O DESAFIO

    Diante destes fatos, dá para acreditar que a liberdade, o charme, a sensualidade, o sucesso e a beleza vêm como brinde na fumaça do cigarro?
    Você sabe que existem leis para protegê-lo da publicidade enganosa e da poluição tabagística ambiental?
    Procure conhecê-las e respeitá-las! Ser cidadão é contribuir para uma melhor qualidade de vida!

    A SAÚDE AGRADECE.
    A NATUREZA TAMBÉM.
    INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER
    MINISTÉRIO DA SAÚDE


    Fotos: Giu

    segunda-feira, 30 de maio de 2011

    Novo método tem maior taxa de sucesso contra o cigarro

    Um novo modelo de tratamento do tabagismo desenvolvido no InCor (Instituto do Coração) tem feito mais pessoas pararem de fumar, com menos chances de recaídas.

    Cerca de 25 milhões de brasileiros acima de 15 anos são fumantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    Chamado de PAF (Programa de Assistência ao Fumante), O modelo envolve três etapas: um diagnóstico mais preciso do grau de dependência, uma combinação de medicamentos e o uso de uma escala em que o médico vai medindo e tratando o desconforto causado pela abstinência do cigarro.

    A cardiologista Jacqueline Scholz Issa, criadora do método, que está há 18 anos à frente do ambulatório de tratamento do tabagismo do InCor, diz que a taxa de eficácia do programa, no período de um ano, é de 55% contra 34% da que existia cinco anos atrás. Os índices de desistência e de recaída caíram de 40% para 26%.

    Esses primeiros resultados, obtidos a partir de 400 pacientes atendidos, foram apresentados à comunidade científica internacional em congresso no Canadá.

    Eles também serviram de base para a elaboração de um software, que pode ser acessado via internet por médicos de todo o país. Centros públicos terão acesso grátis.

    EMOÇÕES
    O sistema permite saber quantos fumantes desistiram do tratamento, quantos sofreram efeitos colaterais dos remédios, quantos tiveram sucesso ou recaídas e quais as causas dos insucessos.

    Ele também permite que o médico avalie melhor o grau de dependência do tabaco, levando em conta não só o número de cigarros fumados, mas também as emoções (prazer, ansiedade, tristeza) associadas a ele.

    A partir desses dados, Issa desenvolveu uma metodologia de tratamento que considera, entre outras coisas, o grau de desconforto do paciente durante o período de abstinência.

    ´´É a partir disso que se associa ou não medicamentos.  + O tratamento vai sendo ajustado de acordo como grau de desconforto e é totalmente individualizado´´, explica.

    As drogas mais utilizadas são a vareniclina (Champix) e a bupropiona (Zyban), além de adesivos e gomas de nicotina. Antidepressivos também podem ser usados.

    TERAPIA
    O programa não envolve abordagens de terapia cognitiva comportamental - o que é recomendado em programa do governo federal. Segundo Issa,uma boa relação entre o Médico e o paciente já garante o suporte necessário na fase de abstinência.

    O tratamento dura, em média, três meses e demanda de quatro a cinco consultas. ´´O follow up [acompanhamento] também pode ser feito por telefone ou por e-mail´´, diz.

    Médicos que trabalham com tratamento de tabagismo dizem que as taxas de sucesso do PAF são superiores às verificadas em outros centros, entre 30 e 40%.

    "Os resultados são maravilhosos", resume a psiquiatra Analice Gigliotti, chefe do setor de dependência química da Santa Casa do Rio.

    O pneumologista Ricardo Meirelles, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), diz ter gostado da proposta do PAF e do fato que ela considera que, mesmo pessoas que fumam pouco, podem ter alto grau de dependência.

    Ambos acreditam, porém, que as chances de a pessoa abandonar o vício são maiores quando o tratamento inclui, além da medicação, abordagens de terapia cognitiva comportamental -técnica através da qual a pessoa tenta entender melhor suas emoções e modifica seu modo de agir.

    Autora: CLÁUDIA COLLUCCI
    Fonte: Folha de São Paulo

    domingo, 29 de maio de 2011

    Passo da Semana (29 a 04/06): 11º - CELEBRAR

    Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!

    sábado, 28 de maio de 2011

    Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1

                                      
                                                        Programa da Pastoral da Sobriedade
    Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:



     Todo Domingo às 13:00hs.


    Acompanhe também pela internet:

    "Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

    sexta-feira, 27 de maio de 2011

    Nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, diz médico

    As doenças do tecido ósseo, apesar de muitas vezes não estarem relacionadas às toxinas do cigarro, são uma realidade, segundo o ortopedista Leonardo Rocha, Chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

    Segundo ele, a nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, "pois inibe a produção de osteoblasto, que é responsável pela síntese de componentes orgânicos na matriz óssea". O monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é venenoso, pois reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio, lembrou o médico, em comunicado à imprensa do instituto que fica no Rio de Janeiro. Com a diminuição dos níveis de oxigênio no organismo, os ossos tornam-se mais frágeis e perdem a densidade. No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco.

    Fonte: Agência Estado

    quinta-feira, 26 de maio de 2011

    Vício nos jogos eletrônicos é bem parecido com outras dependências

     

    O problema é tão sério que existe até programas especiais para tratar dos doentes e orientar os pais. Veja os sintomas que indicam a dependência.

    Quanto tempo seu filho costuma ficar jogando vídeo game? Cuidado: quando essa diversão é excessiva a criança ou o jovem podem se tornar dependentes de jogos eletrônicos. Esse já é considerado um novo vício. O problema é tão sério que existe até programas especiais para tratar dos doentes e orientar os pais.



    O rapaz que hoje tem 17 anos descobriu o mundo dos jogos eletrônicos aos dez. “Então eu jogava meia hora e eu negociava com o meu pai: ah, pai, posso ficar mais um pouco, posso ficar uma hora hoje. Nisso ele ia cedendo e eu ia ficando mais”, conta.

    E o prazer virou vício.

    Deixava de jantar, de almoçar, essas coisas. Sexta-feira meus amigos me chamavam pra sair e eu não saia. De final de semana eu chegava a jogar 12 horas, 14 horas de vez em quando, nas férias era direto, vários dias seguidos”, confessa.

    Durante quatro anos o garoto fez do jogo o centro de sua vida. Continuou estudando, mas parou de sair, de conviver com os amigos. À noite esperava todos dormirem para jogar escondido. Ficava até as seis da manhã no computador. Só ia pra cama pouco antes dos pais acordarem pra que eles não percebessem.


    Foi a mãe que notou que o filho precisava de ajuda. Demorou até encontrar um tratamento específico. Cristiano Nabuco de Abreum, coordenador do Programa de Dependência em Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, explica que o vício nos jogos eletrônicos é bem parecido com outras dependências.

    Durante o jogo o cérebro libera na corrente sanguínea uma substância chamada dopamina, que causa uma sensação de bem-estar. Quanto mais a pessoa joga, mais essa substância é liberada e mais prazer ela tem.
    “Por não serem maiores de 18 anos eles ainda não estão com sua maturação cerebral plenamente desenvolvida. Então teriam naturalmente uma dificuldade de conter seus impulsos”, fala o psicólogo.

    Veja os sintomas que podem indicar a dependência:

    - o jogo se transforma na atividade mais importante;
    - o jogador precisa jogar cada vez mais;
    - a pessoa deixa de se relacionar com os amigos e com a família.


    O psicólogo diz que é difícil perceber o problema porque a internet é nova tanto para a geração de pais quanto para a dos filhos. “Você utiliza da sua experiência vivida lá atrás exatamente para poder dar uma referência. No caso da internet, nós mais velhos não vivemos isso.”

    O rapaz do início da reportagem está em tratamento há oito meses e começa a redescobrir a vida. “Voltei a sair com os amigos, viajar, sair em balada estas coisas. Mudei. As noites que eu ficava no jogo, não perderia mais”, diz.

    Muita gente deve estar se perguntando: por que esses pais simplesmente não desligam os aparelhos? Mas isso seria só transferir o problema para outros lugares, como casa de amigos ou uma lan house.


    Os médicos alertam que o jovem viciado em jogos eletrônicos deve ser tratado como um doente e receber o tratamento adequado.

    O Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo está com inscrições abertas para tratamento de dependentes digitais.

    Fonte: Jornal Hoje
    Fotos: Giuliano

    quarta-feira, 25 de maio de 2011

    Concurso Tirando a Droga de Cena 2011

    Reconhecendo a linguagem audiovisual como forma privilegiada de comunicação que o homem vem utilizando cada vez mais, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, está promovendo, na rede pública do Sistema Municipal de Ensino, o “Concurso Tirando a Droga de Cena”, de produções audiovisuais cujo tema é a prevenção às drogas.

    O presente concurso tem por objetivo selecionar até 15 quinze produções audiovisuais sobre a prevenção ao uso de drogas, produzidas e realizadas por alunos matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Programa de Educação de Jovens e Adultos das escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino. Os alunos matriculados no Espaço de Extensão Escolar (Polos de Educação pelo Trabalho, Núcleos de Arte e Clubes Escolares) também poderão participar do concurso.

    Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos participarão de pesquisas, discussões e reflexões sobre o tema “Prevenção ao Uso de Drogas” e serão acompanhados por professores orientadores.

    As produções deverão abordar acontecimentos ligados ao tema proposto, obedecendo as características do gênero, podendo ser documentário, ficção ou inspiradas em fatos reais e realizadas através de filmagem, animação ou montagem, utilizando filmadora, câmera digital, telefone celular ou webcam.
    Através desse projeto, pretende-se mobilizar alunos das escolas municipais, em torno de um trabalho conjunto e participativo, que incorpore a prevenção ao cotidiano e que tenha caráter reflexivo, simples e prazeroso, promovendo a construção de uma nova cultura, onde se busca fortalecer as crianças e jovens, torná-los mais resilientes, potencializando fatores de proteção e minimizando os fatores de risco.

    Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

    terça-feira, 24 de maio de 2011

    CNBB: “Espiritualidade de Irmã Dulce era nutrida pela devoção a Nossa Senhora”

    É com muita alegria que queremos partilha com vcs agentes e simpatizantes da Pastoral da Sobriedade esta materia publicada pela CNBB em homenagem a beatificação de irmâ Dulce ou tambem a sim chamada a Dulce dos pobres que todos nós agentes, povo de Deus possamos nós espelhar na vida de entrega desta mulher do propósito que ela fez de sua vida de fazer dos excluídos os preferidos do Pai.

    Rogério Melo
    Coordenaçâo Regional NE1 da Pastoral da Sobriedade


    Em homenagem à beatificação de Irmã Dulce, celebrada neste domingo, 22, em Salvador, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma declaração em que afirma, entre outras coisas, que está exultante de alegria pelo reconhecimento por parte da Igreja Católica das virtudes da Irmã Dulce, "Anjo bom da Bahia". Conforme os prelados, essa escolha feita por Bento XVI exorta a todos "a assumirmos nossa fé, em gestos concretos 'para que todos tenha vida e vida em abundância' (Jô 10,10).

    A mensagem da CNBB destaca também a vida de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, que foi chamada por Deus para ajudar seu povo, os baianos, "em particular os pobres, os doentes e também pessoas rejeitadas por serem portadores de necessidades especiais". Por isso, salienta a declaração, a nova beata deixou tudo para trás e tornou-se religiosa, adentrando a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

    Conforme a declaração dos prelados, em seu trabalho de caridade, Irmã Dulce destacava-se, sobretudo, por sua extrema espiritualidade, "nutrida pela Eucaristia, oração, Palavra de Deus, e devoção a Nossa Senhora". "A confiança na Providência Divina que se lhe manifesta em diversas ocasiões e, muitas vezes, de forma surpreendente, nunca lhe trazia constrangimento em estender as mãos para pedir ajuda a fim de saciar a fome de pão e saúde aos que a procuravam e a encorajava para seguir adiante vendo em cada sofredor o próprio Jesus Cristo", concluíram.

    Veja íntegra da declaração da CNBB abaixo:

    Beatificação da Irmã Dulce

    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o povo cristão exultam de alegria pelo reconhecimento por parte da Igreja Católica das virtudes da Irmã Dulce - Anjo Bom da Bahia - e por sua beatificação no próximo dia 22 de maio, em Salvador, sua terra natal.

    Dignou-se Deus chamar a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes para um serviço especial junto ao seu povo, em particular os pobres, os doentes, também pessoas rejeitadas por serem portadores de necessidades especiais. Deixando tudo, tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e é designada para um serviço em sua cidade.

    No hospital, em contato mais próximo com os doentes, intensificou no seu coração os clamores dos pobres sofredores inteiramente desamparados, a maioria dos quais sem qualquer tipo de assistência. Daí, a decisão de entregar-se a esta causa chegando, inclusive, com o apoio de muitos irmãos e irmãs, a abrir uma casa para acolher doentes por ela encontrados nas ruas, sem rumo e abandonados. Outros vinham bater à sua porta já sabedores de que lá encontrariam guarida.

    Sua espiritualidade era nutrida pela Eucaristia, oração, Palavra de Deus, e devoção a Nossa Senhora. A confiança na Providência Divina que se lhe manifestava em diversas ocasiões e, muitas vezes, de forma surpreendente, nunca lhe trazia constrangimento em estender as mãos para pedir ajuda a fim de saciar a fome de pão e saúde aos que a procuravam e a encorajava para seguir adiante vendo em cada sofredor o próprio Cristo Jesus.

    A beatificação de Irmã Dulce nos faz mergulhar na profundidade do mistério de nossa fé para pedir a graça de vivermos o caminho de santidade, pois esta é a nossa vocação; também nos interpela quanto ao nosso modo de ver a pessoa humana e sua dignidade.

    O Papa Bento XVI, ao fazer o reconhecimento das virtudes da Irmã Dulce, nos exorta a assumirmos nossa fé, em gestos concretos, "para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10)

    Cerimônia de Dedicação e Instalação do Santuário

    As Obras Sociais Irmã Dulce estão preparando para o próximo dia 27 de maio mais um evento em homenagem a nova beata do Brasil: a Cerimônia de Dedicação da Igreja Imaculada Conceição da Mãe de Deus e de instalação do Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres. O evento será presidido pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 18h, na mesma igreja. Conforme a Arquidiocese de Salvador, todos são convidados a participar.

    Fonte: CNBB

    segunda-feira, 23 de maio de 2011

    I Chá da Vida - Agradecimentos


    Aconteceu no dia 21/05/2011 (Sábado), o I Chá da Vida da Pastoral da Sobriedade Fortaleza (PSF).





    O Evento foi realizado na área paroquial do Santuário Nossa Senhora da Assunção - Nova Assunção e teve como programação:

    - Ministério Misericórdia em Canção;





    - Apresentação da Pastoral da Sobriedade;



    - Sorteio de Brindes (02 Livros, 01 CD, 01 DVD, 02 Bíblias, 02 Ferros de Engomar Roupas, 02
    Conj. de Talheres, 02 Ventiladores, 01 Torradeira);







    - Mesa com Chá;

     




    - Lembrancinha do Evento;

    - Show de Humor com Froxilda Fofolett.

     


    O evento teve três finalidades:

    Divulgar a Pastoral da Sobriedade como um todo para a Sociedade;
    Confraternizar com os grupos já existentes;
    Arrecadar Fundos já que assim como a maioria das pastorias, não recebemos nenhum tipo de ajuda financeira.

    A Coordenação do Grupo de AutoAjuda do Santuário, grupo responsável pelo evento, agradece à todas as pessoas que compareceram ao I Chá da Vida, em especial aos grupos do Araturi, Maranguape, São Pedro e São Paulo, Santuário da Assunção, assim como as pessoas que atederam ao nosso chamado e compareceram em grande número, e as Coordenações da Pastoral da Sobriedade Arquidiocesana (Luíz Alberto) e Regional Nordeste 1 (Rogério Melo).




    Esperamos colher os frutos deste evento que só vem a confirmar o que muita gente já sabe. A Pastoral da Sobriedade é a resposta concreta da Igreja Católica à problemática das Drogas em nossa famílias.

    Mais Fotos:
















    "Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".


    Giuliano Costa.
    Blogueiro Sobriedade
    Fortaleza/Regional NE1

    domingo, 22 de maio de 2011

    Passo da Semana (22 a 28/05): 10º - SERVIR


    Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

    sábado, 21 de maio de 2011

    Invocar a João Paulo II é efetivo contra o diabo, diz famoso exorcista, Pe. Gabriele Amorth‏

    O Pe. Gabriele Amorth, sacerdote exorcista da diocese de Roma (Itália) e um dos mais conhecidos do ramo, assinalou à agência ACI Prensa que o agora Beato Papa João Paulo II se converteu, nos últimos anos, em um poderoso intercessor na luta contra o demônio.

    O Pe. Amorth tem 86 anos de idade e 70 000 exorcismos em seu experiência. O primeiro que disse na entrevista é que "o mundo deve saber que Satanás existe".Em seu pequeno e singelo escritório na zona sudeste de Roma onde realizou milhares de exorcismos, o sacerdote contou que às vezes invoca a ajuda de Santos homens e mulheres, entre os quais destaca João Paulo II, beatificado pelo Papa Bento XVI no último passado 1º de maio em Roma ante um milhão e meio de fiéis.

    Durante os exorcismos, contou o sacerdote à agência em espanhol do grupo ACI, a ACI Prensa, "perguntei ao demônio mais de uma vez: ‘por que João Paulo II te dá tanto medo?’ E tive duas respostas distintas, ambas interessantes".

    "A primeira foi: ‘porque ele desarmou meus planos’. E acredito que com isso se refere à queda do comunismo na Rússia e na Europa do Leste. O colapso do comunismo".

    "Outra resposta que o demônio me deu foi ‘porque arrebatou a muitos jovens de minhas mãos’. Há muitos jovens que, graças a João Paulo II, converteram-se. Talvez alguns já eram cristãos mas não praticantes, e logo com João Paulo II voltaram para a prática".

    Ao ser perguntado sobre o intercessor mais efetivo de todos, o Pe. Amorth respondeu à ACI Prensa sem duvidar: "é obvio que a Virgem é a mais efetiva. E quando é invocada como Maria!"

    "Uma vez perguntei a Satanás. ‘mas por que te assusta mais quando invoco a Nossa Senhora que quando invoco a Jesus Cristo?’ Respondeu ‘porque me humilha mais ser derrotado por uma criatura humana que ser derrotado por Ele".

    O sacerdote disse também que é importante a intercessão dos que ainda vivem através da oração. Os cristãos podem rezar pela liberação de uma alma, um dos três elementos que ajudam neste processo aos que se somam a fé e o jejum.

    "O Senhor deu (aos Apóstolos) uma resposta que também é muito importante para nós os exorcistas. Disse que para vencer o demônio se necessita muita fé, muita oração e muito jejum: Fé, oração e jejum".

    O Pe. Amorth disse ademais que na luta contra o demônio é necessária "especialmente a fé, necessita-se muita fé. Muitas vezes também nas curas, Jesus não diz no Evangelho sou eu quem te curei. Diz, no entanto, você está curado por sua fé. Quer fé nas pessoas, uma fé forte e absoluta. Sem fé não pode fazer nada".

    O sacerdote membro da Sociedade de São Paulo explicou logo à ACI Prensa que "o diabo e os demônios são muitos e têm dois poderes: os ordinários e os extraordinários".

    "O poder ordinário é a capacidade de tentar o homem para distanciá-lo de Deus e levá-lo ao inferno. Esta ação se realiza contra todos os homens e as mulheres de todo lugar e religião".

    Sobre os poderes extraordinários, o Pe. Amorth indicou que estes se concentram em uma pessoa específica e existem quatro tipos:

    "A possessão demoníaca para a qual se requer um exorcismo, o vexame demoníaco, como o que sofreu em reiteradas ocasiões o Santo Padre Pio de Pietrelcina que era golpeado fisicamente pelo demônio; as obsessões que levam a pessoa ao desespero; e a infestação, que é quando o demônio ocupa um espaço, um animal ou inclusive um objeto".

    O sacerdote alertou que estes fatos são pouco freqüentes mas estão em aumento. Também manifestou à nossa agência ACI Imprensa sua preocupação pela cada vez maior quantidade de jovens que são afetados por Satanás através das seitas, as sessões de espiritismo e as drogas. Apesar disso não se desalenta.

    "Com Jesus Cristo e Maria, Deus nos prometeu que nunca permitirá tentações maiores que nossas forças", assinalou.

    Finalmente na entrevista o Pe. Amorth propôs uma breve guia a ser tomada em conta na luta contra Satanás:

    "As tentações do demônio são vencidas sobretudo evitando as ocasiões, porque o demônio sempre procura nossos pontos mais fracos. E logo, com a oração. Nós os cristãos temos uma vantagem porque temos a Palavra de Deus, temos a oração e podemos rezar ao Senhor", concluiu.

    Pe. Gabriele Amorth em seu pequeno escritório em Roma
    Roma, 18 Mai. 11 / 02:22 pm (ACI/EWTN Noticias)
















    Fonte: ACI/EWTN Noticias


    ROGÉRIO MELO
    COORDENAÇÃO REGIONAL  DA PASTORAL DA SOBRIEDADE ( CEARÁ)


    "SOBRIEDADE E PAZ, SÓ POR HOJE, GRAÇAS A DEUS".

    sexta-feira, 20 de maio de 2011

    Veja os efeitos do oxi no corpo humano

    Combustível e cal usados na produção pioram os efeitos da droga. Cal afeta o sistema respiratório, enquanto combustível age no digestório.

    Embalagens com pedras de oxi apreendidas em
    São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo

    O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal  prepara um estudo para entender melhor as características de uma nova droga que chegou ao país em 2011: o oxi. Os resultados só devem ser divulgados no início de junho, mas por enquanto os médicos e químicos já sabem algumas coisas. Por exemplo: a droga é uma versão potente e perigosa da cocaína.

    As primeiras apreensões aconteceram no Acre, mas o tóxico já chegou ao Rio Grande do Sul e passou por São Paulo.

    A droga é um derivado da cocaína em forma de pedra, para ser fumado - como o crack. O psicofarmacologista Elisaldo Carlini explica que é preciso adicionar um solvente e uma substância de caráter básico (o contrário de ácido, neste sentido) à pasta base para fazer tanto o crack quanto o oxi.

    Fonte: G1

    quinta-feira, 19 de maio de 2011

    Falta 1 dia para o I Chá da Vida da Sobriedade Fortaleza

    Contagem regressiva para o I Chá da Vida da Pastoral da Sobriedade Fortaleza (Grupo do Santuário da Assunção).

    Falta apenas 1 dia e algumas horas para chegar o grande dia da festa que está sendo esperada desde Fevereiro quando foi anunciada.


    O I Chá da Vida da Sobriedade Fortaleza (Grupo NSA) agradece desde já a todas as pessoas que de forma direta e indireta contribuíram e ainda estão contribuíndo para a realização deste evento.

    Ainda dá tempo de você adiquirir o seu Convite Exibível pelos fones: (85) 8731-0698 e 8707-0638, e no dia do evento também.

    OBS: Para as pessoas que irão se deslocar de ônibus até o Santuário Nossa senhora da Assunção, é muito fácil chegar. De qualquer terminal de Fortaleza, vc se dirige até o Term. do Antº Bezerra e pega o ônibus 212 ou 114.


    "Sobriedade e Paz, só por Hoje graças a Deus"

    quarta-feira, 18 de maio de 2011

    Vendido como crack, Oxi queima garganta e mata rapidamente

    Droga não arrebatou usuários, é vendida como um falso crack, e mata muito mais rápido do que o produto original.

    Feito a base de cocaína, combustível e cal virgem, o Oxi – uma versão ainda mais corrosiva do crack – começa a circular no Piauí e 11 Estados após seguidas apreensões da droga. Mercadoria recém chegada à cracolândia, maior pólo de usuários de droga do Brasil, no centro da capital paulista, o oxi é considerado por especialistas em dependência química como a versão pirata do crack.

    Até agora, 1% da clientela atendida pelo Centro de Reverência de Álcool, Tabaco e outras drogas (Cratod), revelou ter consumido a droga sem consciência de que não usava a pedra tradicional, feita da mistura de pasta base de coca ou cocaína refinada com água e bicabornato de sódio.


    Os usuários que atendemos acham que fumaram o oxi pelo gosto de gasolina que sentiram na boca após consumirem o que pensavam ser crack. Eles afirmam que foram enganados”, pontua Marta Ana Joezierski, diretora do Órgão.

    A especialista explica que a droga não tem apelo ao consumidor do crack. Além de mais nocivo do que o produto ‘original’ o oxi queima a garganta e deixa como resquício o gosto de combustível muito forte na boca. Os efeitos alucinógenos são exatamente os mesmos provocados pelo crack. “Não é uma substância para consumo humano, é para máquinas", assevera Marta.


    O oxi contém múltiplos resíduos, é mais agressivo ao sistema respiratório, além de ser um veneno para o fígado e rins. Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudo sobre Álcool e Drogas (Abead) e psiquiatra da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, endossa o baixo interesse dos dependentes químicos na suposta nova droga.

    Não há diferenças no efeito, na reação que o usuário busca na droga, por isso é difícil reconhecer quem está usando. É apenas um produto mais barato, grosseiro e ainda mais agressivo. A gasolina inalada pode inutilizar rins e fígado rapidamente.”

    Crack x Oxi

    As duas drogas causam euforia, aumento da pressão arterial, elevam as chances de infarto e comprometem, a longo prazo, o sistema respiratório. O Oxi, por conter gasolina na composição, ainda é extreamente prejudicial ao fígado e rins, pondendo provocar a falência de tais orgãos.

    A coloração do crack é branca, enquanto o oxi pode ser encontrado nas versões amarela e roxa, conforme a concentração de gasolina e cal virgem, respectivamente.



    "São drogas altamente destruidoras, principalmente por que os indivíduos fazem jornadas de uso sem hidratação ou alimentação. É uma exposição intensa e bombástica. Ficam emagrecidos, depauperados. Em muitos casos, o quadro é irreversível", alerta Carlos Salgado, presidente da Abead.

    Fonte: cidadeverde.com

    terça-feira, 17 de maio de 2011

    Mulher chefiava tráfico e ordenava execuções


    Somente no último fim de semana, três rapazes foram fuzilados nas ruas do bairro Vila Velha, por ordem direta do tráfico.

    Uma mulher jovem, de apenas 25 anos, comandava o tráfico de drogas na zona oeste de Fortaleza e mandava matar quem não quitasse as dívidas na compra de cocaína, maconha e pedras de crack.

    Somente no último fim de semana, três jovens foram assassinados e a Polícia acredita que a traficante é a mandante das execuções sumárias. Mas, na madrugada de ontem, a criminosa acabou sendo presa em flagrante com os capangas e suas armas. As cenas de violência e a prisão da acusada ocorreram no bairro Vila Velha III.

    Conforme a Polícia, Luana Heloísa Farias Tomé comandava a intensa venda de drogas naquele bairro e comunidades próximas. "Quem entrasse no caminho dela para disputar a venda de drogas ou quem comprasse as drogas dela e não pagasse era eliminado", contou um policial do Ronda do Quarteirão que participou das buscas aos membros da quadrilha.
     
    Armas, drogas e dinheiro foram encontrados na casa da traficante apontada como a mandante dos homicídios. Perícia nos revólveres e pistolas pode desvendar a autoria das execuções
    FOTOS: FRANCISCO VIANA
    
    A caça à traficante começou ainda na tarde de sábado, quando dois rapazes, usuários de drogas, foram sumariamente executados com vários tiros. O duplo assassinato ocorreu na Rua do Prado. Era pouco mais de 15 horas quando os jovens, identificados como João Paulo da Silva e Jackson Mendes Feitosa, foram mortos na presença de várias testemunhas. Os assassinos fugiram. Mas, antes, balearam uma terceira pessoa, um estudante filho de um PM.

    Armas

    A Polícia prosseguiu nas buscas durante todo o sábado, sob o comando do major Anderson Pinto, supervisor do Policiamento da Capital (CPC).

    Na noite de domingo, mais um crime. Desta vez, a vítima foi outro jovem. Tratava-se de Felipe Diego de Oliveira Gonçalves, 22, que tombou morto na Rua Abraão, bem perto do local onde, no dia anterior, havia ocorrido o duplo homicídio.

    Ainda na noite de domingo, policiais do Ronda do Quarteirão receberam, via telefone, uma denúncia dando conta de quem seria a mandante do crime, os executores e onde todos estavam escondidos.

    Com o reforço da Força Tática de Apoio (FTA) da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra), os PMs do Ronda ´invadiram´ o esconderijo dos criminosos, uma casa situada na Rua Dolores de Alencar, e prenderam seis pessoas, entre elas, a mulher apontada como chefe da quadrilha. Dentro da residência, foram encontradas, pelo menos, três armas de fogo - uma pistola de calibre 9 milímetros, e dois revólveres de calibre 38.

    Também foram apreendidos, munição de reserva, colete a prova de bala, rádios comunicadores, binóculo, balança de precisão; além de drogas como pedras de crack, papelotes de maconha e de cocaína, ´tijolos´ de maconha, além de dinheiro produto do tráfico.

    A traficante e seus comparsas foram autuados no plantão do 7º DP (Pirambu).

    Fernando Ribeiro
    Editor de Polícia

    Fonte: Diário do Nordeste

    segunda-feira, 16 de maio de 2011

    O BOM PASTOR (Somente Jesus é o Pastor Autêntico)

    Somente Jesus é o Pastor autêntico, aquele que o pai envia para cuidar das ovelhas, o povo querido de Deus. Diferente dos que roubam e espoliam o povo, Jesus vem para servir e dar a vida, chamando pelo nome, superando todo anonimato.

    Ele se deixar conhecer, de modo que os seus não sejam enganados por lideres perversos e falsos. Jesus nos impulsiona a construir relaçôes verdadeiras e sinceras, pelas quais nós construimos pessoal e comunitariamente. Caso contrário nossas comunidades serâo apenas um aglomerado de anõnimos. O anonimato abafa a voz do único pastor e deixa as comunidades de fé entregues a tantas outras vozes.


    É por isso que nós Agentes Pastorais devemos ter sempre o desejo de viver sincera e verdadeiramente o senhorio de Jesus Cristo em nossas vidas para que estas experiências sejam fecunda na vida dos irmaõs e irmãs que acolhemos na Pastoral da Sobriedade.

    Que nós possamos ter mais compromisso com a missão que DEUS nos deu de fazer dos excluidos os nossos preferidos atraves da Pastoral da Sobriedade.


    ROGÉRIO MELO
    Coordenação Regional NE 1 da Pastoral da Sobriedade.


    "Sobriedade e Paz, só por Hoje graças a Deus".

    Programa da Sobriedade na FM Dom Bosco - 15/05/2011

    Aconteceu ontem Domingo (dia do Senhor), mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1. Programa esse que já é referência no início das tardes de Domingo.

    Por motivo de saúde, o Srº Luís, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, não pode comparecer, mais ficou na escuta do programa, assim como todos os nossos ouvintes fiéis.
    Quem conduziu o programa foi Regina (Coordenadora do Grupo do santuário Nossa Sonhora da Assunção), onde vivenciamos 9 PassoOrar e Vigiar, dos 12 que fazem parte do Programa de Vida Nova.


    Programa esse que é baseado na palavra de Deus, na Doutrina da Igreja, nos Sacramentos e na Pedagogia de Jesus Cristo libertador para nos levar a uma conversão.

    A leutura do dia Mt 26, 36-41 ficou por conta de  Giuliano (Blogueiro).
    Reflexão - Orar e Vigiar
            Jesus sabe que vai ser traído por um discípulo e também abandonado pelos outros, mesmo assim, a plen agratuidade de seu dom, vai levá-lo a ser fiel ao Pai, e também aos seus discípulos até o fim.
            No Getsêmani, o que se passa no íntimo de Jesus? Ele estava traste, angustiado. Uma luta dramática, em que se confronta a companhia e a solidão, a serenidade, a tristesa e a angústia, a coragem de continuar o projeto até o fim e a vontade de desistir. A oração é a fonte que o reanima neste projeto de vida, segundo a vontade do pai. Mais ele diz: "Fiquem aqui e vigiem comigo" pois minha alma está triste de morte.
            É a oração e a vigilância que impedem do homem de cair em tentação, isto é, recair no vícios das drogas. é poir meio da oraçãso que fortalecemos e preservamos na vivência só por hoje, do Programa de Vida Nova. Esta é a forma que Cristo nos ensinou para estarmos em comunhão com o Pai, pois vivendo nessa perceverança alcançaremos a sobriedade. 

    Os avisos e comentários sobre o Blog, ficaram também com Giuliano, onde informou aos ouvintes novidades no end. eletrônico, como o CHAT, novo recurso do Blog em que os internautas interajem ao vivo com o Blogueiro, deixando recado, pedido de oração, etc. Quem estreiou esse recurso foi uma ouvinte lá do Manoel Sátiro (Julani), onte deixou seu recadinho, além do I CHÁ DA VIDA da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, que será realizado nesse Sábado 21/05/2011 às 18:00hs, na àrea Pastoral do Santuário Nossa Senhora da Assunção.

    Agradecemos a participação de todos, e os que conseguiram falar no ar, pq os telefones estavam com problema, e não deu pra atender muita gente.

     



      Lembramos que Domingo que vem dia 22/05,  se Deus quiser, teremos mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na Fm Dom Bosco, 96,1 às 13:00hs. Acompanhe e participe.
    "Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...