Visitas à página até hoje:

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Papa conectado: Bento XVI estreia no Twitter

Primeira mensagem do religioso foi para abençoar os fiéis e divulgar o novo portal de notícias do Vaticano.

Foto: L'Osservatore Romano
Assim como acontece nas missas celebradas para milhões de fiéis ao redor do mundo, a palavra do Papa Bento XVI poderá ser acompanhada também pelo Twitter. Apesar de existirem várias contas que divulgam assuntos relacionados ao pontífice, nenhuma delas foi utilizada exclusivamente pelo Papa até então.

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI enviou nesta terça-feira, 28, sua primeira mensagem pelo Twitter, anunciando o lançamento do portal de notícias do Vaticano. O pontífice escreveu: "Dear Friends, I just launched http://news.va. Praised be our Lord Jesus Christ! With my prayers and blessings, Benedictus XVI".  Traduzinho: "Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI".


O portal http://www.news.va/ agrega, pela primeira vez, informações de veículos impressos, online, rádio e televisão do Vaticano e é mais um esforço para levar a mensagem de evangelização a uma audiência maior, acostumada com a internet. A iniciativa ocorre após incursões da Santa Sé no Facebook, Twitter, Flickr e YouTube. Bento XVI colocou ele mesmo a mensagem online usando um iPad, disse Thaddeus Jones, coordenador de projeto e funcionário da Conselho Pontifical de Comunicação Social.



O pontífice de 84 anos mostrou o portal e suas características em detalhes. Jones o descreveu como "interessado e impressionado" e disse que o papa "claramente gostou" da experiência. "Ele admira novas tecnologias", disse Jones. "Trata-se de um momento mais leve, mas também importante, que marca uma nova forma de comunicação."

A mensagem foi postada na conta @news_va_en canal oficial de comunicação do Vaticano, Toda a ação foi filmada, assista o vídeo abaixo e confira:


Fonte: Internet

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CNBB participa de audiência pública no Senado

O bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon, foi o convidado da audiência pública realizada nesta terça-feira, 28, pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Álcool, Crack e outras Drogas, no Senado Federal, para ouvir a experiência de Movimentos Sociais na prevenção à dependência química. Ele, que representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou esta luta pela vida como um objetivo pessoal e cobrou o apoio do governo para políticas de prevenção e tratamento de dependentes químicos.




Dom Irineu destacou que a Igreja, como uma grande "mãe",  jamais poderia se abster desse tema. "A droga é uma onda de óleo que invadiu todas as praias de todas as camadas sociais. É um fenômeno complexo e urgente", definiu.

Ele comparou os altos custos em presídios e presos - sem resultados efetivos - aos baixos investimentos com resultados positivos através das comunidades terapêuticas e clínicas de tratamento. "A construção de um presídio custa cerca de R$ 25 milhões. Com esse dinheiro, eu construiria umas 30 comunidades terapêuticas. A manutenção de cada uma delas custa cerca de R$ 15 mil, com resultados extraordinários", frisou.

Dom Irineu destacou o trabalho realizado pela Pastoral da Sobriedade, que ele coordena, e entregou exemplar do livro Programa Vida Nova, uma experiência de oito anos, ao senador Wellington Dias, presidente da Subcomissão. O bispo defendeu o apoio do governo federal  a instituições de tratamento de dependentes e se declarou chocado com a tentativa de liberalização da maconha. Para ele, o alcoolismo é outra "peste" a ser enfrentada pela sociedade.

O bispo insistiu que o trabalho da Pastoral da Sobriedade não é apenas recuperar o dependente químico dos vícios, “mas dar a ele a consciência de vida nova”. “O melhor remédio (para recuperar o dependente) é a acolhida, incluindo a acolhida de Deus. O amor é nossa terapia”, disse.

Dom Irineu, que estava acompanhado do padre Geraldo Martins, citou o Chile como modelo de prevenção às drogas, através do apoio ao esporte, música e educação de qualidade para todos. E propôs à Subcomissão conhecer as experiências em execução naquele país, o que foi prontamente aprovado.
Os senadores  Waldemir Moka (PMDB-MS), Ana Amélia (PP-RS) e Eduardo Amorim (PSC-SE) participam do debate.

Proposta
O presidente da Subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), informou aos demais integrantes que a presidente Dilma Rousseff criou um grupo interministerial para que, em 30 dias, apresente uma proposta para facilitar o diálogo do governo com as comunidades terapêuticas voltadas ao combate às drogas.

Wellington Dias disse ainda que espera encerrar o ciclo de debates sobre dependência química em julho e iniciar em agosto a elaboração de uma proposta com base nos depoimentos colhidos nas audiências públicas realizadas.

O senador Magno Malta (PR-ES) também foi convidado para a audiência, para representar a Igreja Batista, mas não pode participar.

Audiências
Esta foi a oitava audiência pública da Subcomissão. Nesta terça, a Casdep aprovou a realização de um novo debate, desta vez para ouvir o juiz federal do Mato Grosso do Sul Odilon de Oliveira. Ele deverá explicar a destinação a ser dada aos bens apreendidos nas operações de tráfico de drogas e a possibilidade de destinação dos valores arrecadados para auxiliar nas medidas repressivas ao tráfico e ao consumo de substâncias causadoras de dependência química.

Também foi aprovado um requerimento para que a subcomissão faça duas visitas na Bahia: uma ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia, e outra ao Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas, em Salvador.

Fonte: cnbb/Sâmia Menezes

terça-feira, 28 de junho de 2011

1ª Caminhada pela Vida da Região Metropolitana Nossa Senhora da Assunção

Dia 2 de julho (sábado), a partir das 15h acontece a 1ª Caminhada pela Vida promoção da  Região Metropolitana Nossa Senhora da Assunção. A concentração está marcada em frente a igreja Nossa Senhora Aparecida na Av. Leste Oeste (Mapa do percurso) encerrando no antigo cartódromo em frente a marinha com show católico e participação especial de Gil França. A caminhada é uma extenção em ato concreto da campanha da Fraternidade. Queremos trabalhar a conscientização das pessoas no sentido de cuidar da natureza.



Informações:

(85) 8717 5186 - Alex
(85) 8889-8610 - Elisabete

Ouça o Spot da Caminhada Pela Vida

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Campanha “Crack, nem Pensar” é lançada durante jogos do Brasileirão


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou neste domingo (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, a campanha “Crack, nem Pensar”. Jogadores dos clubes de futebol que concorrem pela Série A do Campeonato Brasileiro entraram em campo com uma faixa alusiva à iniciativa que visa a prevenir e combater o uso do entorpecente. A campanha foi lançada durante os jogos Avaí x Fluminense, Ceará x Palmeiras e Corinthians x São Paulo e foi transmitida para todo o país, menos para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pelas redes de televisão abertas.


A campanha é desenvolvida em parceria com o Instituto Crack nem Pensar e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também conta com o apoio de redes de televisão e de clubes e federações estaduais de futebol. Entre as ações previstas, destaca-se a veiculação até o dia 31 de agosto, pelas redes de TVs abertas, de um vídeo para as famílias e os jovens sobre os perigos do consumo da droga.

O CNJ também elaborou uma cartilha sobre o tema. No início, serão distribuídos 10 mil exemplares aos tribunais do país. O objetivo do Conselho é que as informações relativas ao combate e à prevenção do consumo da droga sejam disseminadas por meio das Coordenadorias da Infância e Juventude das cortes. O material, assim como todas as peças publicitárias da campanha, também estará disponível gratuitamente no hotsite: www.cnj.jus.br/cracknempensar.

Para o presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, a prevenção é a melhor forma de combate ao uso do crack, “indiscutível fator de aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas sociais”, conforme afirma no texto de apresentação da cartilha.

Fonte: Correio do Estado

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Brasil se torna grande rota de drogas para Europa



O Brasil foi em 2009, entre os países das Américas, a principal rota de passagem da cocaína apreendida na Europa. A constatação faz parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2011, divulgado dia (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O número de casos de apreensões que envolveram o Brasil como país de trânsito de cocaína subiu de 25 em 2005 (somando 339 quilos) para 260 em 2009 (somando 1,5 tonelada).




O UNODC ressalta que nos últimos anos o volume de cocaína apreendida também têm aumentado significativamente no Brasil, indo de 8 toneladas em 2004 para 24 toneladas em 2009, das quais 1,6 tonelada foi apreendida em cinco interceptações de aeronaves.




Em 2009, a Colômbia liderou o ranking de apreensões de cocaína no mundo (35%, com 253,4 toneladas), seguida de Estados Unidos (15%, com 108,3 toneladas), Equador (9%, 65 toneladas), Panamá (7%, 52,6 toneladas), Venezuela (4%, 27,8 toneladas), Bolívia (4%, 26,9 toneladas), Espanha (3%, 25,4 toneladas) e Brasil (3%, 24 toneladas).

O relatório destaca que em 2008 as apreensões de cocaína alcançaram níveis relativamente altos no Peru e na Bolívia, na comparação com anos anteriores. A partir daí, as apreensões na Bolívia mantiveram o nível elevado, com 27 toneladas em 2009 e 29 toneladas em 2010. As autoridades do país avaliaram que em 2009 mais de 95% do tráfico de cocaína em seu território ocorreu por terra. Além disso, de acordo com autoridades bolivianas, o tráfico transfronteiriço ocorreu da Bolívia para Argentina, Brasil e Chile e também do Peru para Bolívia.


Em contraste, de acordo com autoridades peruanas, organizações de tráfico internacional que operam no país preferiram rotas marítimas, sendo os portos de Callao, Chimbote e Paita os principais pontos de saída. Uma variedade de outros métodos de tráfico também é usada no Peru, incluindo rotas terrestres, rios correios e aeroportos clandestinos.

O relatório contém dados da Organização Mundial de Aduanas (OMA) mostrando que, no que diz respeito à cocaína embarcada rumo à Europa, houve grande quantidade proveniente do Equador e crescente participação do Brasil e do Suriname. No que diz respeito à cocaína com destino à África, a OMA observou que o Brasil foi o único sul-americano mencionado como país de saída para as apreensões aduaneiras feitas naquele continente em 2009.



Com relação à origem da cocaína apreendida na Europa, o UNODC, com base em informações de 13 países europeus, listou Colômbia, com 8% no período de 2008/2010, Peru, com 7%, e Bolívia, com 5%.
Consumo - De acordo com o relatório, o uso de cocaína é considerado estável na América do Sul e Central. Argentina (2 6%), Chile (2,4%) e Uruguai (1,4%) são países que continuam com alto índice de consumo entre a população geral. O relatório ressalva que o Brasil tem uma taxa de usuários menor, de 0,7% da população entre 15 e 64 anos, mas por causa da grande população possui o maior número de usuários de cocaína na América do Sul - 900 mil.




Conforme o UNODC, os três países do Cone Sul, Brasil (33%), Argentina (25%), e Chile (10%), juntos, somam dois terços de todos os usuários de cocaína da região abrangendo América do Sul, América Central e Caribe. O Escritório das Nações Unidas cita uma pesquisa nacional em 2009, entre estudantes universitários no Brasil, mostrando que 3% dos alunos de 18 a 35 anos admitiram terem usado cocaína.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Programação da Solenidade de Corpus Christi

Hoje 23 de junho, quinta-feira, é celebrada a Solenidade de Corpus Christi. Na Catedral Metropolitana haverá missas às 10h, às 12h e às 18h30min.







No Santuário Arquidiocesano de Adoração, na Paróquia de São Benedito acontece às 13h, louvor e adoração; às 15h, missa presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza. Após a celebração eucarística haverá a procissão de Corpus Christi saindo do santuário até à catedral, onde será encerrada com a bênção solene do Santíssimo Sacramento.


Tradição do tapete
 No dia de Corpus Christi as comunidades costumam enfeitar o percurso da procissão do Santíssimo com o tapete colorido. São muitas paróquias que realizam esse ato de demonstração de amor e reverência ao Santíssimo Sacramento.









Na Paróquia do Cristo Rei, como já acontece há seis anos, todas as pastorais se reúnem e confeccionam um tapete na nave principal da igreja, com vários temas previamente escolhidos, em homenagem ao dia do Corpo do Senhor. Esse tapete foi confeccionado na noite do dia 18 de junho e ficará exposto para visitação até o dia 24/06.

Fonte: Site Arquidiocese de Fortaleza
Fotos: Giu

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Novo endereço eletrônico do Blog da Sobriedade

Para melhor entendimento e abreviação, o endereço eletrônico da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste I, que engloba todo o Estado do Ceará, a partir de hoje, será o seguinte:


www.sobriedaderegionalne1.blogspot.com





Agradecemos o apoio de todos em acessar os nossos Blogs:

Sobriedade Fortaleza
Sobriedade Regional Ne1


Giuliano Costa
    Blogueiro
Sobriedade Fortaleza
Regional Nordeste 1



"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mesa Redonda

Seguindo o cronograma da Semana Nacional Contra as Drogas, amanhã, 22/06/2011 a partir das 18:0hs, no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, que fica situado à Rua Rodrigues Jr, nº 300 - Centro de Fortaleza, irá acontecer uma mesa redonda com o Tema: Ajude quem precisa da sua ajuda.


Participarão representantes das Secretarias de Segurança Pública, de Saúde e Educação, Presidentes de Comunidades Terapêuticas e da Igreja Católica.

Convidamos também todos os Agentes da Pastoral da Sobriedade da grande FortalezaAgentes da Regional Nordeste 1 (interior do Estado), assim como a população da Capital em geral, a se fazerem presente nesse momento tão importante.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Parceria: Pastoral da Sobriedade/SEDUC

Nos dias 20 e 21 de Junho dentro da Semana Nacional Contra as Drogas,  aconteceu uma parceria da Pastoral da Sobriedade com a Seduc (Secretaria de Educação do Ceará ). Os agentes da Pastoral da sobriedade ministraram palestras em várias escolas da rede estadual de ensino do Ceará , principalmente com aquelas de alto indice de problema de violência e drogas. Foram contemplados nesses dois dias, cerca de 400 alunos e pais participantes das palestras. Deste de já em nome da Pastoral da Sobriedade no Ceará, quero agradecer a Seduc na pessoa de Carla Barreto por essa parceria.

Rogério Melo
Coordenação da Patoral da Sobriedade Regional Ne 1


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dependência química no foco das discussões

Com missa, a II Semana Nacional Contra as Drogas foi aberta na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

O auxiliar de cozinha Werles Pereira consumia bebida alcoólica todos os dias. Por esse vício, perdeu a companheira e o emprego, devido às constantes ressacas. Já Wagner Farias, ainda na adolescência, teve curiosidade de experimentar maconha e, em pouco tempo, já era dependente de cocaína e envolvido na tortuosa teia da criminalidade.

As histórias se repetem, porém trazem um final feliz, ou melhor, um presente feliz, já que a luta deles contra a dependência química é diária e eles se preocupam com um dia de cada vez, sempre.
Vários protagonistas de relatos de superação como esses se reuniram, ontem, durante uma missa, na Catedral da Sé, marcando a abertura da Semana Nacional contra as Drogas, realizada em parceria entre o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e a Pastoral da Sobriedade, ligada à Igreja Católica. A programação segue até o próximo dia 26.

 
Ontem, uma celebração abriu a programação de debates sobre a problemática da dependência química
FOTO: NATINHO RODRIGUES
 Na próxima quarta-feira, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, na Aldeota, a Pastoral da Sobriedade vai promover debate sobre o tema. Participarão representantes das secretarias de Segurança Pública, de Saúde e Educação, presidentes de comunidades terapêuticas e da Igreja Católica.

Segundo o coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo, cerca de duas mil pessoas são beneficiadas, no Ceará, com os grupos de autoajuda, presentes em 18 das 118 paróquias da Diocese de Fortaleza e em mais 20 municípios. Os grupos envolvem não só os dependente de álcool, drogas e cigarro, mas também os que têm outros tipos de compulsão, como o consumo. Outro detalhe importante do tratamento, destaca, é a inclusão da família nos grupos das paróquias. "Os familiares aprendem a entender que se trata de uma doença e que eles são parte importante na cura do dependente", afirmou Rogério Lima.


Fonte: Diário do Nordeste ( KELLY GARCIA - Repórter).

domingo, 19 de junho de 2011

Semana Nacional sobre drogas começa neste domingo em Fortaleza

 

Arquidiocese abre evento com missa na catedral as 10h no domingo (19).

Solenidade de abertura deve ser na segunda-feira (20) na Polícia Civil.



Começa neste domingo (19) a 13ª Semana Nacional de Combate às Drogas. A arquidiocese de Fortaleza, por meio da pastoral da sobriedade, vai realizar uma missa na catedral as 10h. Já a solenidade de abertura da semana acontece na segunda-feira (20) no auditório da Superintendência da Polícia Civil.

O evento, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad) é organizado no Ceará pela divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), que deve entregar diplomas de mérito pela valorização da vida 2010, reconhecimento dado a municípios e escolas que realizaram atividades que contribuíram nas ações de fortalecimento da política nacional sobre drogas.



O delegado Germano Camelo, diretor da Dipre, acredita que o trabalho feito nas escolas e no interior do estado vem combatendo diretamente o uso da droga e que é preciso trabalhar com todas as pessoas da sociedade, desde o adolescente na escola ao líder comunitário.

Senad foi criado no dia 19 de junho de 1998, data marcada para o início da semana nacional que segue até o dia 26 de junho, Dia internacional da luta contra o uso indevido e o tráfico de drogas.

Fonte: G1/Ceará

Passo da Semana (19 a 26/06): 2º- CONFIAR

Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me!

sábado, 18 de junho de 2011

Vida Missionária conversa com a Pastoral da Sobriedade







Neste sábado, dia 18 de junho, o Programa Vida Missionária da Rádio Dom Bosco, em Fortaleza conversou com Rogério Melo, Coordenador da Pastoral da Sobriedade na Regional Nordeste I (Ceará), sobre a SEMANA NACIONAL ANTIODROGAS, que será realizada de 19 a 26 junho de 2011. Tema: Ajude quem precisa de sua ajuda. Abertura com uma celebração na Catedral e durante toda semana ocorrerá palestras em colégios particulares, municípais e estaduais. Haverá no dia 22, mesa redonda com a temática: Dependências Químicas no Estado do Ceará. Informações: (85) 33888707.




Fonte: Nilcemar Linhares (Facebook).

Mais de 10 mil acessos

Obg à todos que usam o nosso Blog de forma educativa e informativa sobre a drogadição aqui em Fortaleza, no Brasil e no Mundo...

Superamos os 10 mil acessos...


Entenda + sobre o Blog:

Aqui vc entende o que é a Pastoral da Sobriedade, sua Metodologia e o Progrma de Vida Nova.


Aqui os Dozes Passos e o Terço da Sobriedade.


Endereços do Grupos de AutoAjuda e Slides dos Grupos para vc ter uma noção de como funcionam as reuniões...


Sobre a Coordenação Arquidiocesana da Sobriedade e uma foto com o Antes e o depois das drogas. 


 Endereços eletrônicos de Sites que trabalham com e sobre a problemática das drogas e afins, e links religiosos...


Endereços de Blogs da Sobriedade espalhados pelo Brasil, outros links e Religião em Notícias (Notícias católicas atualizadas)...


 A Sobriedade Blogando (Outros Blogs), e Slides do Programa da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1 que acontece todos os Domingos das 13 às 14h.


Local para vc deixar seu recado para alguém, recado para algum agente ou grupo, ou pedido de oração onde, Pe. Glaílson (Acessor Eclesiástico Espirtual da Sobriedade Fortaleza), acolhe todos os pedidos e intenções...


Estamos também nas Redes Sociais:
 Síga-nos no Twitter, Facebook, no Perfil do Orkut e também na Comunidade do Orkut, tudo da Sobriedade Fortaleza, é só clicar e ser mais 1 amigo nosso...


 Campo muito importante se vc quer ficar atualizado sobre o que acontece de novidade no Blog da Sobriedade Fortaleza. É só cadastrar seu E-mail e confirmar que receberá em sua caixa postal de E-mail tudo relacionado ao que postamos no Blog, e também se vc quer deixar um recado mais detalhado para nós (Sobriedade Fortaleza), o local é em: Elogios, críticas e sugestões.


 Quer interagir conosco??? Temos o Chat que vc tc on-line nos dias do Programa na Dom Bosco (Domingos das 13 às 14hs), ou quando o Blogueiro estiver atualizando o Blog, fique a vontade, vou está esperando...


Enquanto vc navega pelo Blog, vc pode escutar músicas de diversos cantores católicos e Pe.(s). cantores, ou até mesmo palestras do saudoso Pe. Léo...


Acesse também o Blog da Sobriedade Regional e o Blog da Sobriedade no Santuário da Assunção, clicando nos Baners dos Blogs.


Obs: Qualquer dúvida sobre o Blog, é só entrar em contato comigo: (85) 8707-0638

Giuliano Costa
Blogueiro Sobriedade
Fortaleza/Regional NE 1



"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comércio de drogas movimenta quase 1 trilhão em todo mundo

Investigador do Denarc usa experiência no trabalho para educar sociedade no assunto.

Marcio Rodrigues já tem um livro lançado sobre educação de prevenção as drogas

Foi o convívio com o mundo das drogas em seu trabalho como bacharel em Direito, jornalista e investigador do Denarc (Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos), na divisão de prevenção e educação, que inspirou Marcio Rodrigues a escrever livros e gravar um DVD educativo para prevenir e combater o uso de drogas. Segundo o investigador, o comércio de drogas movimenta quase R$ 1 trilhão em todo o mundo. E é algo que nunca vai acabar. 

- Ninguém imagina que aquele cigarrinho de maconha vai virar esse montante de dinheiro. Mas é com o uso desse entorpecente que muita gente é morta de várias maneiras. Mas eu não conheço um país no mundo.


De acordo com o investigador, “não há receita” para as pessoas não usarem entorpecentes, porém é possível haver uma mudança no comportamento da sociedade para que isso aconteça.

- É preciso modernizar o comportamento dos pais, por exemplo, para que eles possam dar melhores exemplos e terem argumentos para debater com seus filhos. Se o pai não der um bom exemplo, a criança não vai entender. Hoje em dia, os pais perderam a autoridade da oratória.

Em seu DVD, A Responsabilidade dos Pais para com os Filhos, que será lançado nesta sexta-feira (17) em todo o Brasil, Rodrigues dá exemplos práticos de hábitos cotidianos que não colaboram com a educação. Além do DVD, o investigador lança no mesmo dia seu segundo livro, Pais E Filhos X Drogas.

- Aquela coisa de bebe só a espuminha; acende, mas não traga ou daqui não precisa ir ao banco de trás do carro.

O trabalho educativo de Rodrigues é dedicado a um amigo seu que ficou paralítico da cintura para baixo, depois de uma tentativa de assalto em que a droga estava envolvida.

- Ele é vítima das drogas sem nunca ter usado. Por isso, acredito que temos que dar suporte para as pessoas saudáveis para no momento que ela tenha a droga em sua frente, ela opte pelo não uso. Em uma empresa, por exemplo, cada R$ 1 investido na prevenção, R$ 5 se economiza com a recuperação. A droga não vai atrás do homem, é ele quem procura.  
Internação compulsória Para casar avançados de viciados em drogas, há que pensar, além da internação e desintoxicação da pessoa, em “tratamento” para o familiar, segundo explicou Rodrigues.

- Já para aquelas pessoas que estão nas ruas, que não tem o apoio familiar, eu apoio o sistema que será feito no Rio de Janeiro, de internação compulsória. Sou a favor de o Estado criar um mecanismo para que as pessoas reencontrem sua dignidade e caráter. Porque tem certo ponto que a droga leva a pessoa e ela perde suas referências sociais.

Fonte: R7

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Supremo libera protestos a favor da legalização das drogas

Decisão não legaliza uso de drogas, afirmam os ministros da Corte.Procuradoria-geral propôs ação em defesa da liberdade de expressão.


O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu nesta quarta-feira (15) o direito de cidadãos realizarem manifestações pela legalização de drogas em todo o Brasil. Por unanimidade dos oito ministros que participaram do julgamento, o STF decidiu que, a partir de agora, a Justiça não poderá proibir protestos e eventos públicos, como as marchas da maconha.


A Corte julgou ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que defende o direito a manifestações pela descriminalização das drogas, sem que isso seja considerado apologia ao crime.


Só no último mês, as marchas foram vetadas por decisões judiciais em pelo menos nove capitais brasileiras, com base no argumento de que esses protestos fariam apologia ao uso de drogas, que é crime previsto em lei.

A decisão do Supremo teve como base o direito, garantido na Constituição, de expressar ideias e se reunir para debater sobre elas. O relator do caso, ministro Celso de Mello, defendeu a liberdade de se manifestar desde que seja pacífica e não haja estímulo à violência.

Mello defendeu chamadas marchas da maconha que, para ele, não fazem apologia às drogas, apenas promovem um debate “necessário”.


No caso da marcha da maconha, do que se pode perceber, não há qualquer espécie de enaltecimento defesa ou justificativa do porte para consumo ou tráfico de drogas ilícitas, que são tipificados na vigente lei de drogas. Ao contrário, resta iminente a tentativa de pautar importante e necessário debate das políticas públicas e dos efeitos do proibicionismo”, argumentou.

Em seu voto, Mello lembrou, no entanto, que se manifestar em favor da legalização das drogas não quer dizer que, durante as marchas pró-maconha, seja liberado o consumo de drogas. Por mais de uma vez, ele deixou claro que o tribunal não está “legalizando o uso de drogas”.



A proteção judicial não contempla, e nem poderia fazê-lo, a criação de um espaço público imune à fiscalização do estado. Menos ainda e propugna que (...) os manifestantes possam ocorrem em ilicitude de qualquer espécie como, por exemplo, consumir drogas. (...) O STF está apenas assegurando o exercício de duas liberdades fundamentais: o direito à reunião e à liberdade de pensamento. O Supremo não está legalizando o uso de drogas”, afirmou.

A ministra Cármen Lúcia citou a “criatividade” dos manifestantes para debater o assunto, mesmo diante das proibições. Em algumas marchas, a palavra “maconha” foi trocada por “pamonha” e os atos transformados em protestos pela liberdade de expressão.


A liberdade é mais criativa do que qualquer algema que se possa colocar no povo. (...) Alguns avanços se fazem dessa forma, postulando algo que neste momento é tão grave e com o tempo passa a ser normal para todo mundo. Tenho profundo gosto pela praça porque a praça foi negada a nossa geração”, afirmou a ministra ao fazer referência a proibição de manifestações públicas durante o regime militar (1964-1985).

Ressalva
Ao defender o direito de protestar sobre esse assunto, o ministro Luiz Fux fez uma advertência. Para ele, crianças e adolescentes não poderiam participar de manifestações, como as marchas da maconha.
Não é adequado que crianças e adolescente cuja autonomia é limitada sejam compelidos a participação ativa no evento. O engajamento de menores em movimentos dessa natureza, expondo deles a defesa ostensiva do consumo legalizado de entorpecentes, no meu modo de ver, interfere no processo de formação de sua autonomia”, afirmou o ministro.



Julgamento
Na primeira parte do julgamento, os ministros rejeitaram pedido feito pela Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup) para legalizar o cultivo doméstico da planta da maconha e seu uso para fins medicinais e religiosos.

A vice-procuradora-geral da República Deborah Duprat, responsável pela ação, defendeu a importância de que o Supremo se pronuncie definitivamente sobre o assunto. Segundo ela, os as leis anteriores à Constituição de 1988 devem ser reinterpretadas de acordo seus princípios.


A primeira grande objeção é supressão da visão positivista de que aos textos são unívocos, de que as palavras se colam às coisas de modo definitivo. O que está em debate é a liberdade de expressão como uma dimensão indissociável da dignidade da pessoa humana. Não cabe ao estado fazer juízo de valor sobre a opinião de quem quer que seja”, afirmou a vice-procuradora.

A liberdade de debater a legalização de drogas em atos públicos também foi defendida no plenário do STF pela Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup) e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).



O advogado da Abesup Mauro Chaiben defendeu a necessidade de discutir, por exemplo, o benefício da redução da criminalidade no caso de legalização dessas substâncias. Para ele, até a dependência causada pela maconha poderia ser reduzida se a droga fosse consumida em sua forma “pura e simples, sem a energia negativa do tráfico”.

O modelo proibicionista criou novas drogas ainda mais danosas. A liberdade de expressão há de prevalecer justamente para proporcionar esse debate que aqui apresento”, afirmou Chaiben.
Para o advogado do IBCCRIM, Luciano Feldens, a restrição ao direito de manifestação e reunião só poderia ser admitida num estado de sítio, que não é a situação do Brasil.

Falsa propaganda da maconha usando o apelativo feminino para atrair, principalmente os jovens.
“Inexistiria qualquer razão para que a liberdade de expressão fosse alçada à condição de direito se ela protegesse exclusivamente o direito a manifestações compartilhadas pela ampla maioria da sociedade”, afirmou Feldens.

Fonte: G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...