Visitas à página até hoje:

domingo, 31 de julho de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

No Brasil, substância é chamada de ''miau-miau'' e vendida online


No Brasil, a mefedrona é conhecida como miau-miau e, segundo Reinaldo Correa, delegado da divisão de Prevenção e Educação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), é utilizada em clubes noturnos. "Só não podemos apreender, porque a droga não consta como substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", afirma.

Segundo Correa, o defensivo agrícola recomendado para o uso em jardinagem doméstica costuma ser consumido em capsulas ou injetado na veia.


O efeito é parecido com o do ecstasy. Dentre os efeitos colaterais estão palpitações, náusea, insônia e sangramento que pode levar à morte.

À venda. Comprar não é difícil. Em uma rápida busca na internet é possível encontrar várias ofertas. Em uma delas, o pacote do pó branco é vendido por R$ 100. O vendedor afirma que seu produto tem a melhor qualidade do mercado, promete realizar a entrega em um dia útil e se compromete a ser discreto.

Em outro site, com foto, a mefedrona é descrita como um pó branco e cristalino, de aparência brilhante, cristalizado duas vezes para remover as impurezas. "Garantimos que você seja mais do que satisfeito depois de lidar com gente", diz o texto.

Fonte: Ocimara Balmant (Especial para o ESTADO)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Viciado reclama da qualidade da droga e acaba morto por traficante


Os relatos de que usuários de drogas estão sendo mortos por dívidas com traficantes viraram rotina na Grande Fortaleza e em Municípios do Interior do Estado. Contudo, um homem ser executado com quatro tiros por ter reclamado da má qualidade da droga consumida, foi novidade até mesmo para os policiais da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil cearense.

Esse foi o motivo da morte do garçom Edivaldo Porto Cavalcante, 39, segundo as investigações comandadas pelo delegado Leonardo Barreto, da DHPP. Edivaldo foi assassinado na madrugada do último dia 16 de maio, na Rua Palestina, nas proximidades do Cemitério Municipal de Messejana. De acordo com Barreto, o local é conhecido ponto de venda de drogas.

Reclamou
O garçom, de acordo com o delegado, foi ao local em busca de drogas e teve um desentendimento com o fornecedor do entorpecente. "Conforme o relato de testemunhas, ele (Edivaldo) reclamou da má qualidade da droga e iniciou uma discussão com o acusado, que sacou uma arma e disparou quatro tiros contra ele", revelou o delegado Leonardo Barreto.

Depois de mais de um mês de diligências e dezenas de depoimentos de testemunhas, os policiais da DHPP chegaram ao nome do suspeito do crime. José Roberto Lima da Silva, 20, é apontado como o executor e o segundo maior traficante de drogas da região.

Com os indícios de materialidade e de autoria do crime, Barreto solicitou a prisão temporária de José Roberto à juíza da 5ª Vara do Júri, da Comarca de Fortaleza, que emitiu a ordem judicial. Os inspetores da DHPP, Sônia e Osvaldo, juntamente com patrulhas da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana) realizaram diligências para capturar o acusado do crime e, na manhã de ontem, ele foi preso temporariamente.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Policial é preso com 325 kg de maconha em Fortaleza


PM já tinha sido detido em 2005 por envolvimento com tráfico de drogas

Um policial militar foi preso na última segunda-feira (25) com 325 kg de maconha em Fortaleza, no Ceará. A polícia fez uma abordagem ao militar e a droga foi encontrada dentro do veículo em que ele estava.

De acordo com a polícia, ele já havia sido detido em 2005 também por envolvimento com tráfico de drogas.

Ele foi preso em flagrante e ainda não foi divulgado se o policial será expulso da corporação.

Fonte: R7

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cosme comenta sobre o vício do alcoolismo na família e experiências com Drogas


Assista esses dois depoimentos feitos no Programa PHN, apresentado por Dunga na TV Canção Nova. Uma experiência de vida...

Cosme comenta sobre o vício do alcoolismo na família - 26/07/11 - Parte 1:




PHN - Cosme conta a sua experiência com as drogas - 26/07/11 - Parte 2:






Fonte: Youtube

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Curso de formação para combater ás drogas é ministrado em Fortaleza


Comunidades carentes vão participar de cursos para formação de educadores sociais de prevenção ao uso das drogas. Os policiais do programa Ronda do Quarteirão vão colaborar com a preparação.

Veja a matéria clicando no link:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1574822-7823-CURSO+DE+FORMACAO+PARA+COMBATER+AS+DROGAS+E+MINISTRADO+EM+FORTALEZA,00.html

Fonte: Globo/Vídeos

domingo, 24 de julho de 2011

Passo da Semana (24 a 30/07): 7º - REPARAR


Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

sábado, 23 de julho de 2011

Cantora Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

Polícia confirmou que encontrou corpo da cantora em sua casa. Ela morreu aos 27 anos; Álbum 'Back to black' ganhou 5 prêmios Grammy.


A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a polícia de Polícia Metropolitana de Londres. A cantora tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas.



Um porta-voz da polícia confirmou que ela foi encontrada morta na sua residência no bairro de Camden e que o motivo da morte ainda não foi esclarecido.

A cantora vinha enfrentando uma longa batalha contra as drogas e o álcool que estavam ofuscando sua carreira nos últimos anos. Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação.


A cantora chegou a se apresentar em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.


No mês passado, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por aparentemente estar bêbada demais durante a performance.


Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.


Socorro acionado
De acordo com a polícia de Londres, uma ambulância do Serviço de Emergência foi chamada, mas segundo a polícia, já teria encontrado a cantora morta.


"A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço na Camden Square pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada", diz a nota divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres.


Segundo o texto, a cantora foi declarada morta ainda no local. "As investigações sobre as circunstâncias da morte continuam. Neste estágio inicial, ela está sendo tratada como não esclarecida."


Sucesso e prêmios GrammyWinehouse foi aclamada pela crítica já aos 20 anos, com o lançamento de seu primeiro álbum, "Frank". Em 2006, o lançamento de "Back to black" consagrou a cantora. O disco foi vencedor de cinco prêmios Grammy.



Em nota divulgada nesta tarde, a Universal, gravadora da cantora, afirmou estar profundamente triste com a perda repentina de uma "musicista talentosa, cantora e intéprete". "Nossas orações vão para a família de Amy, amigos e fãs neste momento difícil", finalizou o texto.


Repercussão mundial
Entre os primeiros a se manifestar no microblog Twitter foi o backing vocal da cantora, Zalon (no Twitter, @Zalon).


"Uma parte de mim morreu hoje. Nos conectamos por caminhos que vou valorizar para sempre. Você sabe o quanto eu te amo. RIP AmyWinehouse", desabafou o artista. Também no Twitter, a revelação da música soul music Janelle Monáe, que abriu os shows de Amy Winehouse no Brasil em janeiro, diz que seu "coração está pesado".



"Meu coração está com os dois familiares de Amy Winehouse, entes queridos. Orando por sua força durante este tempo", diz Janelle. O cantor Mayer Hawthorne, outra revelação da soul music que abriu show de Amy no país, postou que está profundamente triste. "Rest in peace Amy. Thank you for everything ['Descanse em paz, Amy. Obrigado por tudo', em inglês] ", diz.

Fonte: G1
fotos: Giuliano

Amanhã: Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1




 Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet: 

http://www.fmdombosco.com.br

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PM fecha ‘disque-droga’ e prende quatro pessoas em Contagem


A casa funcionava como laboratório de refino de drogas, segundo a polícia. A suspeita da polícia é que o grupo distribuía drogas por toda a cidade.

A Polícia Militar prendeu quatro pessoas, na noite desta quinta-feira (21), em uma casa que funcionava um laboratório de refino de drogas em uma casa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a operação dos policiais, um homem ligou para o local, querendo falar com os traficantes para trocar um par de tênis por cocaína.

A polícia chegou até o local depois de uma denúncia anônima. Dentre os presos, três estariam envolvidas no esquema de venda de drogas e uma delas seria usuária, de acordo com policiais. Foram apreendidos mais de 25 quilos de substâncias usadas para o refino de drogas, três quilos de um pó parecido com cocaína, celulares, munição e dinheiro.

De acordo com a PM, o lugar funcionava como um “disque-droga”. A suspeita é que eles distribuíam entorpecentes em toda a cidade de Contagem.

Todos os envolvidos foram levados para a Polícia Civil em Contagem.

Fonte: G1/MG

quarta-feira, 20 de julho de 2011

14ª edição do Halleluya tem início nesta noite

A expectativa dos organizadores é de que 900 mil pessoas participem desta edição, que segue até domingo

Coordenação do movimento promoveu passeata, no domingo, convidando fiéis para a festa religiosa
MIGUEL PORTELA

Em sua 14ª edição, o Halleluya inicia, hoje, com uma série de atrações. Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o evento tem espaço no Condomínio Espiritual Uirapuru e concentrará fiéis durante cinco noites. Ao todo, 40 apresentações artísticas animarão o público em 60 mil metros quadrados de arenas de shows e espaços temáticos.

Segundo a assessoria de imprensa do evento, uma das atrações desta edição é o Halleluya Adventure, que conta com o campeonato nacional de esportes radicais, nas modalidades skate, patins, BMX e escalada. Além disso, o público terá à disposição uma escola gratuita de skate e concurso de Hip-Hop.

Para as crianças, o Halleluya Kids oferece brincadeiras, jogos e apresentações musicais e teatrais. O espaço conta com pessoas especializadas para acompanhar os pequenos e permitir que os pais aproveitam as diversas atrações artísticas sem ter de se preocupar com os filhos.

Além do apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, o evento conta com seguranças particulares e fiscais de segurança voluntários do evento.

Não se limitando ao divertimento, o Halleluya, como forma de promover a solidariedade, renovou a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pretende coletar 700 bolsas de sangue e efetivar 400 cadastros de doadores de medula óssea.

Os organizadores do evento também convidam os participantes a levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos da Comunidade Shalom.

Conforme divulgou a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a partir das 17 horas de hoje, linhas especiais sairão dos terminais da Parangaba e do Siqueira em direção ao Condomínio Espiritual Uirapuru. Nos demais dias, os terminais de Messejana, Lagoa e Antônio Bezerra também receberão o reforço das linhas especiais.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 19 de julho de 2011

Droga de efeito devastador alarma médicos nos EUA

Com o singelo rótulo de «sais de banho», uma droga devastadora, que entrou nos EUA há cerca de um ano, disseminou-se e agora alarma médicos por causa dos seus efeitos psicóticos e paranóicos. Trata-se de uma mistura de substâncias jamais testada em humanos, cuja fórmula foi banida em 28 dos 51 Estados norte-americanos, mas ainda não tem veto do governo federal.

Michael Stravato/The New York Times
Perigo. Droga, vendida até em lojas de conveniência, tem causado distúrbios psiquiátricos
 Em 2010, a Associação Americana de Centros de Controlo de Envenenamento (AAPCC) registou 303 pessoas atendidas em hospitais por contaminação pela droga. Esse total subiu para 3.470 no primeiro semestre deste ano. «Se misturar todos os piores efeitos da cocaína, do LSD, do PCP e do ecstasy terá um resultado comparável ao dos sais de banho», descreveu Mark Ryan, PhD em Farmácia e director do Centro de Envenenamento de Louisiana.
 
Em geral, a droga é fabricada com base em duas substâncias: a metilenodioxipirovalerona (MDPV) e a mefedrona. A primeira é uma substituta química da catinona, composto estimulante do khat, uma planta do norte da África cuja venda é ilegal nos EUA, mas usada em vários países como repelente de insectos.

Apesar das proibições nos 28 Estados, o acesso à droga é fácil no país. Pode ser encontrada na Internet, em lojas de conveniência e até entre os verdadeiros sais de banho, com sugestivos nomes: Pomba Vermelha, Seda Azul, Zoom, Nuvem Nove, Neve Oceânica, Onda Lunar, Céu de Baunilha e Furacão Charlie.
 
Os consumidores têm sido levados para as urgências hospitalares por comportamento violento, hipertensão, alucinações e crises paranóicas. Geralmente, são internados no sector psiquiátrico.


Fonte: Diário Digital

Programação Halleluya 2011:




Fonte: http://www.festivalhalleluya.org/

Vem ai: Halleluya 2011 - 20,21,22,23 e 24/07/2011 - Solte sua voz!!!

O Halleluya é o maior festival  de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE, em 1997, e se expandiu para outras cidades, como: Natal-RN, São Luís-MA, Salvador-BA, Aracaju-SE; e também para outros países: Israel, França, Inglaterra; através da Comunidade Católica Shalom.

Em 1995 o Projeto JuShow de Adriana no Halleluya 2010ventude, o setor jovem da Comunidade Shalom realizava uma festa durante três dias para os jovens com o nome trifest. Em 1997, uma idéia ousada transformou o evento de pequeno porte num evento arrojado e ousado. Nascia, assim, o Halleluya que durante seus primeiros oito anos  aconteceu  no Parque do Cocó.

Com a crescente adesão do público, o Halleluya precisou ser transferido para um espaço mais amplo. Foi então que mudou de endereço e montou sua arena no Condomínio Espiritual Uirapuru no ano de 2005. O espaço fica próximo ao estádio Castelão, que atualmente passa por reformas visando sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. Essa primeira edição realizada no Condomínio atraiu 350.000 pessoas. No ano seguinte, em 2006, chegou-se à marca dos 400.000 mil participantes.

O evento foi pioneiro no intercâmbio entre artistas e bandas locais e as do cenário do sul e sudeste do país. Artistas de gravadoras renomadas já passaram pelo palco do evento, como Pe. Fábio de Melo, Adriana, Dominus, Cantores de Deus, Adoração e Vida, Dunga. E, neste ano, o evento contará com a participação da banda de rock católico Rosa de Saron.

Festival Halleluya 2010

A partir de 2010 o evento se transformou em Festival. O público chegou a 800 mil pessoas nas cinco noites de realização. As atrações foram: Italo e Renno, Netinho, Adoração e Vida, Cantores de Deus, Tribo Maranata, Suely Façanha, Alto Louvor, Adriana, Batista Lima, Comunidade Recado, Cosme, Davidson Silva, Diego Fernades, Dominus, Flavinho, Ir. Kelly Patricia, Maninho, Kyrios Dei, Missionário Shalom, Pe. Fabio de Melo e ShalomGod.

Números do Festival Halleluya em 2010

Foram coletadas 421 bolsas de sangue, 312 doadores de medula óssea, 115 atletas competindo no Halleluya Adventure, 50 mil acessos no site (www.festivalhalleluya.org), nos meses de junho e julho, 40 mil no Blog (www.blog.fastivalhalleluya.org), no mês de julho, e 1751 seguidores no Twitter. O palco principal do evento contou com 80 profissionais entre produtores artísticos, diretores, maquiadores, figurinistas, camareiras, DJ's, programadores; 4 coreógrafos; 30 bailarinos; 187 músicos e 38 técnicos. Novidades não faltaram: O Missionário Shalom lançou o CD "DE MALAS PRONTAS" e Davidson Silva lançou o CD "Tomé" .

Nasceu também o Halleluya Adventure, onde aconteceram campeonatos de "street skate", "bmx", patins, entre outros.Show do Padre Fábio de Melo no Halleluya
 Em meio às visitas ilustres do Halleluya, destaque para a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que reúne uma multidão no Círio de Nazaré em Belém/PA.

Em 2011

Para 2011 uma série de novidades estão programadas. O campeonato de esportes radicais no Halleluya Adventure deixará de ser regional e passará a ser nacional.

O festival de música, teatro e dança possibilitará o surgimento de novos talentos no campo das artes. E o voluntariado será ainda mais incentivado. Continuará a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará –Hemoce. Nas atrações artísticas, destaque para a banda de rock  Rosa de Saron.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo vai agilizar destruição de drogas apreendidas

O governo enviará em breve ao Congresso medida provisória para agilizar a destruição de drogas ilícitas apreendidas em operações da Polícia Federal (PF). A informação é do vice-presidente da República, Michel Temer, em entrevista, depois da reunião da presidente Dilma Rousseff com o grupo de coordenação, no Palácio do Planalto. O assunto foi discutido na reunião.

Temer explicou que a proposta é criar uma certificação da droga e da quantidade apreendida. Essa certificação, explicou, servirá de corpo de delito, durante o julgamento do processo. A medida pretende acabar com o problema da corrupção que ocorre durante o armazenamento do material apreendido e também reduzir o montante de material retido nos galpões e pátios de órgãos públicos. Segundo Temer, a certificação poderá talvez ser dada pelo próprio Poder Judiciário.

Fonte: Última Hora

domingo, 17 de julho de 2011

sábado, 16 de julho de 2011

Maconha apreendida foi encomendada por preso

Os 500 quilos de maconha apreendidos na quinta-feira, em Penaforte, foram trazidos ontem para Fortaleza. Segundo a Polícia, a droga teria sido encomendada por um preso do IPPOO II.


Policiais da Denarc apreenderam a droga em Penaforte (DEIVYSON TEIXEIRA)

 Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida nos últimos 45 dias em Penaforte, na Região do Cariri, a 545 quilômetros de Fortaleza. A droga, de acordo a Polícia, vinha da cidade paulista de Guarulhos e foi negociada de dentro do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), por meio de um preso que cumpre 10 anos de reclusão por tráfico de drogas.
A maconha apreendida na noite da última quinta-feira, na BR-116, em Penaforte, por policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc) foi trazida ontem pela manhã para Fortaleza. Foram 500 quilos, a segunda maior apreensão da droga este no Ceará.

A maior apreensão foi 600 quilos e ocorreu no dia 16 de junho passado, também próximo ao posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda de Penaforte. O total da droga aprendida soma 1.100 quilos

Na primeira ação, a Polícia também prendeu o motorista do caminhão baú que transportava a maconha. Trata-se de Possidônio Ferreira de Almeida, de 34 anos.

Desta vez, foi capturado o motorista Américo Gonçalves Júnior, 53, pai do preso do IPPOO II, David Oliveira Gonçalves, o ‘’DVD”, apontado pela Polícia como sendo o homem que negociou de dentro do presídio a maconha apreendida em Penaforte. O acusado dirigia
um caminhão baú com inscrição de Jaguaribara, localizada no Vale do Jaguaribe

Carga
A maconha aprendida anteontem em Penaforte estava camuflada em meio a uma carga de polietileno (canos de plástico)
. O delegado Pedro Viana, da Denarc, que acompanhou a operação em Penaforte, disse ao O POVO que o motorista ainda correu para um matagal, antes da abordagem, mas acabou sendo capturado pelos policiais.

O motorista ainda quis se desculpar, segundo o delegado, ao afirmar que estaria trazendo “uma carga de cigarros”. Mas acabou confessando a sua participação no tráfico da droga apreendida instantes depois.

A nota fiscal correspondente à carga de polietileno transportada pelo caminhão baú era de R$ 11 mil. O frete pago somou R$ 6 mil.

É pouco lucro para o fornecedor de uma carga de polietileno”, disse ao POVO o delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Auditores da Secretaria da Fazenda acompanharam o desembarque da carga em Fortaleza.

 

ENTENDA A NOTÍCIA:
O município de Penaforte fica localizado na Região do Cariri, a 545 quilômetros de Fortaleza. O município fica na divisa com o estado de Pernambuco e acaba virando rota de tráfico porque a BR-116, que passa pela cidade, é a rodovia utilizada para quem vem do Sudeste para o Ceará.

Fonte:
Landry Pedrosa - landry@opovo.com.br

Amanhã: Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1



 Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
 
 
 
"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quadrilha de traficantes é presa com drogas e armas de uso restrito


Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a cercar uma residência no bairro Pirambu, na Zona Oeste de Fortaleza, na madrugada desta sexta-feira (15), onde uma quadrilha de traficantes havia montado um laboratório de produção de drogas e onde eram escondidas armas de uso restrito, além de uma vasta quantidade de munição.

O cerco foi comandado pelo supervisor do Policiamento da Capital, major PM Carlos Meireles Passos. Com o apoio da Força Tática de Apoio (FTA) da 3ª Companhia do 5º BPM (Pirambu), a operação foi montada e a residência indicada ‘estourada’.

Cinco homens, armados, estavam dentro da casa e todos foram presos em flagrante. A quadrilha era composta por Carlos Ritchely de Sousa Lopes, 21; Adriano Soares Menezes, 26; Gustavo Montenegro Bernardo, 18; Ernane de Oliveira dos Santos, 18; e Emanuel Brito da Costa Rodrigues, 28.

Em poder dos acusados a Polícia Militar apreendeu três quilos de crack, meio quilo de cocaína, três balanças de precisão e uma prensa hidráulica (usada para a confecção de pedras de crack e ‘tijolos’ de maconha). Também foram apreendidas quatro armas, sendo uma pistola de calibre Ponto 40 (de uso restrito da Polícia), outra pistola de calibre 380ACP, um revólver de cano longo modelo T.A. (tiro ao alvo) de calibre 38; e ainda, um rifle de calibre 3.57 dotado de silenciador e luneta.

O grupo preso foi encaminhado ao plantão do 34º DP (Centro), delegacia que estava na escala de funcionamento durante a greve dos policiais civis. Mas, conforme o major Passos, outros cinco flagrantes já estavam ali à espera de serem lavrados. Por conta disso, a quadrilha deverá ser transferida, logo mais, para o 7º DP (Pirambu), onde deverá ser lavrado o auto de prisão em flagrante delito.

O que vai acontecer é que os policiais que estão de serviço desde a noite de quinta-feira deverão estender o trabalho até o começo da tarde”, afirmou o oficial à Reportagem.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Amanhã dia 15, último dia de inscrição

Conselheiros das áreas de educação, segurança pública, saúde, assistência social, entre outras, que atuam na prevenção ao uso do álcool e de outras drogas, podem se inscrever gratuitamente na 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. O prazo final para inscrição vai até 15 de julho. Promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, as aulas têm objetivo de fortalecer a atuação em rede para prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.

O conteúdo elaborado por especialistas reúne informações atualizadas sobre classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. A duração é de três meses com carga horária de 120 horas, na modalidade educação a distância (EAD). Os participantes receberão certificados de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Depois da seleção, os aprovados receberão uma mensagem eletrônica, solicitando que efetivem a matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.

Inscrições na página http://conselheiros.senad.gov.br/.

Para mais informações, ligue para (48) 3952 1900
ou entre em contato pelo e-mail conselheiros4@sead.ufsc.br.

Fonte: SENAD

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ministério da Justiça participa de congresso sobre dependência química



Começa nesta quinta-feira (14), em Guarulhos-SP, o 10º Congresso Nacional e o 2º Internacional de Amor Exigente. O evento promove debates sobre o tema da dependência química nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social. A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, participará  da abertura, representando o Ministério da Justiça, que apoia a iniciativa.

O congresso é realizado por integrantes da organização não governamental Amor Exigente. A entidade auxilia famílias com problemas com drogas, atuando na prevenção, orientação e recuperação de dependentes químicos. A associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos é composta principalmente por pais voluntários.

Segundo a secretária Paulina Duarte, o Amor Exigente encaminha para a rede de tratamento e assistência social as pessoas que ainda não descobriram alternativa contra a dependência química. “A Senad tem trabalhado muito próxima dessa organização para apoiá-la na implantação de novos grupos em estados e localidades onde ainda há muita carência de tratamento e de prevenção de uso de drogas”, conta a secretária.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Acusado de tráfico preso na Serrinha



Uma apreensão de drogas foi realizada, ontem, na Rua Beth Saider, 802, no Bairro Serrinha. O acusado de estar em poder dos narcóticos é Flaviano Lopes Correia, 31, natural de Buriti dos Lopes, Piauí.

A ação bem sucedida foi previamente planejada, baseada nas investigações do Serviço Reservado da 7ª Cia do 5º Batalhão (Parangaba). Na ação, foram encontrados dois quilos de pó branco - supostamente cocaína - dois tijolos de crack, de aproximadamente um quilo cada, cerca de meio quilo de pasta base para a confecção de cocaína, maconha prensada e uma balança de precisão

Drogas, armas e uma balança de precisão foram apreendidas pela PM durante o cerco policial e levadas para o 5º DP
TUNO VIEIRA

A grande quantidade de material e a diversidade de drogas confirmaram o que a PM supunha sobre Correia, já que era investigado pela venda e tráfico de entorpecentes. Os narcóticos estavam em uma casa vizinha escondidas no encanamento, em móveis velhos e, uma parte estava enterrada.

Além da droga foi encontrada na casa do suspeito uma arma. A pistola de calibre nove milímetros, porém não estava carregada e não foi encontrado nenhum tipo de munição.Correia foi surpreendido pela operação da Polícia Militar em sua casa, tentou uma fuga, escondendo-se na residência de uma vizinha, mas foi cercado. O comandante da ação, subtenente Marcus Vinícius Maciel, afirma que já haviam tentado prender outros suspeitos na área e todos eles fugiam por um terreno baldio, que antes era um campo de futebol.

Flaviano Correia tentou o mesmo movimento, mas desta vez não obteve sucesso, uma vez que foi pego antes que saísse da casa que dava acesso ao terreno baldio.

Flagrante

Correia não tinha passagens anteriores pela Polícia, mas foi autuado em flagrante e assumiu ser dele tudo o que a Polícia deteve. Sua mulher também estava na casa, mas não tentou fugir. Foi levada junto com o marido apenas para prestar esclarecimentos, não ficará presa. Além do Serviço Reservado, que contribuiu com o levantamento de informações, a operação contou com o comandante subtenente Marcus Vinícius Maciel, cabo Nunes e os soldados Silveira e Rogério, todos destacados na 7ª Cia do 5º Batalhão (Parangaba). O flagrante contra o acusado foi lavrado, no fim da tarde, no 5º DP (Parangaba).

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Operação da Polícia Civil descobre ''pés de maconha''; Polícia investiga envolvimento de quadrilha

A Polícia apreendeu, na tarde desta segunda-feira, 11, dois quilos de drogas, seis armas, munições, plantação de maconha de aproximadamente 25 metros quadrados e outros produtos relacionados ao tráfico de drogas, em uma casa na zona rural de Quiterianópolis, a 417 quilômetros de Fortaleza, na Região dos Inhamuns.

O material foi apreendido durante a operação realizada por uma equipe de policiais civis da Delegacia Regional de Tauá. De acordo com a equipe, há uma investigação para identificar 12 integrantes de uma quadrilha que vem praticando uma série de crimes na região.

Segundo o titular da regional de Tauá, Osmar Berto, o grupo é acusado de praticar assaltos a casas na zona rural de Quiterianópolis, além de cometer homicídios e comandar o tráfico de drogas nos municípios de: Quiterianópolis, Tauá, Parambu e Assunção, município do Piauí.

Mandados
O delegado confirma o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em algumas residências da cidade. Ninguém foi preso, no entanto, em uma das casas foi encontrado plantação de maconha.

Na inspeção à residência, a Polícia apreendeu maconha, cocaína, pedras de crack, uma substância desconhecida, seis armas, sendo cinco espingardas e uma garroncha (arma de fabricação artesanal).

Osmar Berto confirmou haver mandados de prisão por roubo, relacionados a alguns suspeitos que já estão sendo investigados pela Delegacia de Parambú.

Fonte: Jornal O POVO

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RDC - Anvisa - Comunidades Terapêuticas

RESOLUÇÃO - RDC No 29, DE 30 DE JUNHO DE 2011.
Legislações - ANVISA Sex, 01 de Julho de 2011 00:00.
RESOLUÇÃO - RDC No 29, DE 30 DE JUNHO DE 2011

Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituicções que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11, do Regulamento aprovado pelo Decreto no. 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos § § 1o e 3o do art. 54 do Regimento Interno nos termos do Anexo I da Portaria no. 354 da Anvisa, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 30 de junho de 2011, adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

RDC-029_-_ANVISA_-_Comunidades_Terapeuticas.pdf

Fonte: UNIAD 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

I Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da sobriedade na R.E.M. Nsa. dos Prazeres


Acontecerá nos dias 23 a 24 de Julho no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres que fica localizado no centro de Caucaia - I Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade na Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres, será ministrado pela equipe de Formação da Pastoral. Queremos convidar a todos para conhecer melhor este trabalho da igreja católica na luta contra as drogas em favor da vida.


Queremos agradecer o convite e a parceria feita com Pe.Antonio Alves de Lima (vigário episcopal) e todos os padres desta região que são sensíveis a esta problemática social do alcóol e outras drogas.

Rogério Melo
Ccoordenação Regional Ne 1.

Abertas 15 mil vagas em curso sobre prevenção ao uso de drogas

Conselheiros das áreas de educação, segurança pública, saúde, assistência social, entre outras, que atuam na prevenção ao uso do álcool e de outras drogas, podem se inscrever gratuitamente na 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. O prazo final para inscrição vai até 15 de julho. Promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, as aulas têm objetivo de fortalecer a atuação em rede para prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.

O conteúdo elaborado por especialistas reúne informações atualizadas sobre classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. A duração é de três meses com carga horária de 120 horas, na modalidade educação a distância (EAD). Os participantes receberão certificados de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Depois da seleção, os aprovados receberão uma mensagem eletrônica, solicitando que efetivem a matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.

Inscrições na página http://conselheiros.senad.gov.br.
Para mais informações, ligue para (48) 3952 1900 ou entre em contato pelo e-mail conselheiros4@sead.ufsc.br.

Fonte: SENAD

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Álcool triplica chance de desenvolver câncer


Uma pesquisa da Unesp de Rio Preto revela que o consumo de bebida alcoólica triplica a chance de desenvolver câncer no estômago.




Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres. Além disso, ocupa as mesmas posições quando o tema é a causa de morte.

Segundo o gastroenterologista Renato Silva, 20 gramas de álcool por dia já são suficientes para aumentar o risco de câncer. “O consumo de álcool e fumo estão diretamente ligados a todos os tipos de câncer”, afirma. A pesquisa de doutorado da bióloga Juliana Garcia de Oliveira, coordenada pela professora Ana Elizabete Silva, analisou 723 amostras de DNA de pacientes do Hospital de Base, colhidas ao longo de 11 anos pela equipe da Unesp de Rio Preto.
 

Depois de 4 anos de estudos, a bióloga descobriu que, além do consumo de álcool, outros fatores também aumentam o risco de uma pessoa desenvolver câncer de estômago. De acordo com a pesquisa, concluída em fevereiro deste ano, homens têm quase duas vezes mais chances (1,82) de ter a doença do que as mulheres. Pessoas acima dos 60 anos têm uma chance a mais (1,65), comparado a pessoas com menos idade.


A coordenadora do projeto afirma que o fator ambiental é a principal causa da doença. “O câncer, de todos os tipos, surge devido a mutações no DNA das células. Essa mutação é provocada, geralmente, por fatores ambientais aos quais estamos expostos, como cigarro, álcool, radiação, medicamentos, drogas, etc. Nossas células estão sendo danificadas e mutadas todos os dias. Isso não significa que vamos ter câncer sempre, mas a medida que o tempo passa, vai aumentando o risco.

Exemplo disso, é o caso de Valter Custódio Xavier Júnior, 59 anos, que recebeu o diagnóstico de câncer de estômago no final de março deste ano. Em 2006, Xavier fez tratamento para uma úlcera no Hospital de Base de Rio Preto. “Naquela época fizeram exames, mas não apareceu nada, acho que ficou mascarado”, conta. Em janeiro deste ano, a úlcera que tinha cicatrizado anos antes voltou a sangrar e ele procurou novamente o HB.

Fiquei internado uns 20 dias, fizeram biópsia e novamente não encontraram nada, mas quando fiz o ultrassom, a médica achou que tinha algo estranho.” Diante da anomalia detectada, os médicos decidiram operar o paciente. “Eles me levaram para o centro cirúrgico antes mesmo de sair o resultado da segunda biópsia. Retiraram o tumor e enviaram para análise. Só aí fui saber que tinha câncer.

Xavier fumou e bebeu socialmente há mais de 40 anos. “É um susto e muda a nossa vida. Sou diabético também, então minha dieta fica muito restrita, porque o que faz bem para uma doença, faz mal para a outra.” O paciente se submete a sessões de quimioterapia e radioterapia. Sem beber nem fumar desde fevereiro, ele acredita que não conseguirá remediar o estrago causado em seu organismo. “São mais de 40 anos fumando e tomando uma cervejinha no final de semana. Não adianta querer fazer tudo certo agora, tinha que ter feito lá atrás.

Para o gastroenterologista Renato Silva, “beber socialmente” é uma ilusão. “Não existe isso, porque o socialmente de um não é igual ao do outro. Não temos uma definição exata do que é o ‘beber socialmente’. É importante. Uma latinha de cerveja por dia já é um fator agravante.

Bactéria eleva risco da doença

Presente em aproximadamente 50% da população mundial, a bactéria Helicobacter pylori também aumenta o risco de câncer no estômago. “As pessoas contraem a bactéria por meio de alimentos e água contaminados e ainda pelo contato boca a boca”, diz o cirurgião gastroenterológico e chefe do serviço de cirurgia oncológica digestiva alta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Aldenis Borim.

 Apesar de estar associada a doenças como úlceras e gastrite, a bactéria não causa sintomas no paciente. “Temos três maneiras de diagnosticar essa bactéria. Pode ser feita uma biópsia, um exame do sulco gástrico ou um teste respiratório”, diz. O tratamento é simples, porém caro. “Antes, se o paciente tinha úlcera era feito o tratamento da bactéria, mas os médicos perceberam que não era necessário esse tratamento em todos os casos. O valor dos medicamentos varia de R$ 100 a R$ 200”

Fonte: Diarioweb

terça-feira, 5 de julho de 2011

Droga de clínicas



A Anvisa decidiu regulamentar o funcionamento das clínicas de tratamento de dependentes químicos.

As chamadas comunidades terapêuticas precisarão ter a licença sanitária em dia e manter uma ficha contendo detalhes do tratamento de cada paciente.


A Anvisa determinou a permanência voluntária dos pacientes e que o principal instrumento do tratamento seja a convivência entre os internados. A resolução proíbe castigos físicos e o uso de trancas nos dormitórios, e obriga que as clínicas mantenham o anonimato de seus pacientes. As regras entrarão em vigor em um ano.

Fonte: Veja

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passeatas da maconha



 Entendemos por droga, qualquer substância de origem vegetal ou animal que atue no organismo dos seres vivos para fins de tratamento, diagnóstico ou profilaxia de doenças, ou que tenha uma ação entorpecente, alucinógena, estimulante ou excitante do sistema nervoso central, determinando nos seus usuários um estado psíquico agradável e euforizante. As drogas mais usadas no mundo com finalidade entorpecente e alucinógena são alcaloides derivados de plantas como a cocaína encontrada nas folhas de coca (Erythroxilum coca), o ópio encontrado na papoula (Papaver somniferum), a nicotina encontrada na folha do tabaco (Nicotiana tabacum) e o Delta-9-tetrahidrocanabinol encontrado nas folhas e flores da maconha (Cannabis sativa). Esses quatro alcaloides e seus derivados semissintéticos são responsáveis por mais de 90% dos casos de dependência química nos usuários de drogas em todo o universo. Dessas drogas, a maconha é a que mais aumentou sua produção e consumo mundial. O que temos observado na atualidade é uma crescente imposição, determinada por certos segmentos da sociedade para que maconha seja descriminalizada e liberada para consumo "in natura". A euforia dos consumidores da droga é alarmante e tornou-se uma verdadeira febre mundial. O Brasil não ficou à parte dessa celeuma imposta por uma minoria de dependentes da droga. Em cinco anos, de 2000 a 2005, o consumo de maconha no Brasil aumentou 160%. Atualmente temos cerca de quatro milhões de usuários. Alegam os seus consumidores que ela não causa dependência e tem propriedades medicinais. Ora, todos os alcaloides citados têm propriedades médicas e foram ou são utilizados na fabricação de medicamentos consumidos pelo homem na medicina atual. A maconha pelo seu fetichismo milenar em muitas culturas conseguiu penetrar através dos anos em todos os segmentos da sociedade, ocasionando uma verdadeira revolução na juventude que vem realizando passeatas em vários estados do País para forçar os governantes a determinar sua liberação como droga de consumo recreativo. E deram um grande passo com o apoio do STF liberando a realização das passeatas. Estamos em total estado de anestesia. Até que mude a legislação fumar, portar ou contrabandear maconha é crime, de acordo com a Lei Nº 11.343, de 26 de agosto de 2006.

Combater o uso de drogas psicoativas se faz com o binômio "educação continuada nas escolas e comunidades e repressão ao contrabando". Aqui no Brasil não se faz uma coisa nem outra. O nosso precário sistema educacional não tem inserido no seu currículo nada que aborde o tema "drogas" e nossos professores não são treinados para tal fim. Ao mesmo tempo nossas fronteiras estão totalmente abertas e desguarnecidas. Têm um efetivo policial militar precário, mal remunerado e sem condições de trabalho. Assim, o contrabando corre solto via Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia. O governo brasileiro ainda não atacou o maior problema ligado às drogas, ou seja, o financiamento do crime organizado. Pior ainda seria a discriminação das drogas, uma vez que ela joga a questão no vácuo jurídico. Nesse caso a maconha não seria "legal" o bastante para ser vendida por comerciantes, mais seria "legal" para ser consumida e ainda teria de ser comprada exclusivamente de traficantes, mas o usuário não estaria cometendo um crime portando ou consumindo a droga. Dessa maneira estamos diante de um grande paradoxo. Legaliza-se o uso da maconha e cria-se um monopólio do tráfico da droga. Afinal, o uso de drogas estã deixando de ser crime, mas a venda continua ilegal, o que seria um incentivo para que organizações criminosas continuem comercializando seus produtos viciantes. Esse é o panorama atual das drogas no Brasil. Estamos perdendo a batalha para as drogas com o incentivo de uma minoria apoiada por um sistema governamental executivo inoperante e o beneplácito de um judiciário subalterno.

Fonte: Josias Cavalcante - médico pneumologista e espec. em dependência química.

sábado, 2 de julho de 2011

Não jogue com a vida

Não jogue com a vida...


Muitas vezes, a curiosidade é o que leva os jovens às drogas.
Eles nem imaginam que estão caminhando para o inferno em vida e antecipando a morte.
Só no fundo do poço descobrem que a curiosidade mata.
O que mais desejam, então, é sair.
Onde encontrar forças?
Com a família.
É preciso renascer.
Desta vez, do coração de quem os ama.
Você já pensou nisso?

Fonte: Revista Droga e Família - ABRAFAM

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudo mostra que mensagens de SMS podem ajudar a parar de fumar


As pessoas que querem parar de fumar têm duas vezes mais chances de ter sucesso e abandonar o vício quando recebem mensagens de texto em seus telefones celulares para encorajá-las, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista médica "The Lancet".
 

Médicos britânicos recrutaram 5.800 fumantes e os separaram, aleatoriamente, em dois grupos. Um que recebeu mensagens de SMS elaboradas especialmente e outro de controle.

O primeiro grupo recebeu cinco mensagens por dia nas primeiras cinco semanas e depois três por semana nos seis meses seguintes.
 

As mensagens desenvolvidas com a ajuda de outros fumantes traziam conselhos sobre como tirar as preocupações da cabeça enquanto se está parando de fumar e encorajavam os participantes a perseverar.

"É isso aí! - Dia de largar o vício, jogue fora todos os seus cigarros" foi uma das mensagens recebidas pelas pessoas no dia em que decidiram deixar o vício. "Hoje é o começo da liberdade para sempre, você consegue!" foi outra.

Os voluntários deste grupo também tiveram um sistema personalizado ao qual podiam recorrer em caso de necessidade, e pedir ajuda ao enviar as palavras "abstinência" ou "recaída".
 

Como resposta à primeira, receberam este tipo de mensagem: "As crises de abstinência duram menos de cinco minutos, em média. Para ajudá-lo a se distrair, tente beber algo em pequenos goles até a crise passar."

Em resposta ao texto "recaída", receberam a resposta: "Não se sinta mal ou culpado se você escorregou. Você fez muito ao parar por um tempo. Deslizes podem ser parte normal do processo de deixar o vício. Continue, você consegue!"

Comparativamente, os fumantes do grupo de controle receberam apenas mensagens brandas a cada quinzena, agradecendo-lhes por participar ou pedindo confirmação de detalhes de contato ou outras mensagens sem relação com o tabagismo.  
 

Fonte: Folha.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...