Visitas à página até hoje:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasil testará drogas contra tuberculose


Um novo coquetel de drogas para tratar a tuberculose co­­me­­çará a ser testado em voluntários brasileiros no primeiro trimestre de 2012. A expectativa é que, com um único comprimido, seja possível reduzir o tratamento para quatro me­ses, com menos efeitos colaterais e mais segurança, sobretudo para pacientes infectados com bactérias resistentes.







Normalmente, o tratamento para a doença dura seis me­­ses e envolve até quatro comprimidos diários. Porém, os efeitos colaterais e a falta de informação fazem com que muitos o interrompam, o que favorece o aparecimento de bactérias mais resistentes.

Fonte: Gazeta do Povo

sábado, 29 de outubro de 2011

Amanhã: Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 96,1

 

Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

IV Evangelizar Dom Bosco


Com o Tema: "Eu e minha famíla serviremos ao Senhor!". Josué 24, 15, acontece hoje no Aterro da Praia de Iracema, o IV Evangelizar Dom Bosco que espera superar a presença de público do ano passado que foi de mais de 1 milhão de pessoas. Com a presença de Pe. Reginaldo Manzotti, a festa conta com a participação de convidados como Fagner, Aline Brasil, Ir. Kelly Patrícia, a dupla Ítalo e Renno, e aproveita também para comemorar os 10 anos da FM Dom Bosco, 96,1.




Programação:

13h00
Apresentação musical (Isaías Luciano)

13h30

Boas-vindas
14h15
Apresentação musical (Aline Brasil)

14h50

Grupo de Dança da AJS

15h00

Terço da Misericórdia
15h45
Apresentação musical (Ir. Kelly Patrícia)
16h10
Apresentação musical (Ítalo e Renno)
16h40
Apresentação musical (Pe. João Carlos)
17h10
Parabéns pelos 10 anos da FM Dom Bosco 96,1

17h30

Ministério de música Evangelizar
18h00
Santa Missa presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, benção com o Santíssimo e show "Milhões de Vozes", quando muitas graças e bênçãos serão derramadas (Participação especial: Raimundo Fagner).


21h30


Encerramento

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polícia apreende 70 pedras de crack em Juazeiro do Norte


Após denúncias anônimas, a polícia prendeu um homem e apreendeu 70 pedras de crack, uma faca do tipo peixeira, um celular e uma quantidade não determinada de cocaína, na tarde desta quinta-feira (27), em Juazeiro do Norte.

Segundo informações da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, o acusado, Marcos Gonçalves da Silva, de 27 anos, foi preso no bairro Bela Vista após ter sido visto pela polícia em comportamento "duvidoso".


De acordo com a polícia, após perceber o cerco policial em sua residência, o acusado arremessou uma sacola com drogas e tentou fugir em direção a um matagal localizado em frente de sua casa. Durante a perseguição, o acusado foi atingido com um tiro na perna.

O acusado foi encaminhado ao hospital São Vicente, no município de Barbalha, onde encontra-se sob escolta policial.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais de 20 estrangeiros presos por narcotráfico no Aeroporto Internacional Pinto Martins


Mais de 20 estrangeiros foram presos em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, acusados de tráfico de drogas nos últimos oito meses. O trabalho da Polícia Federal contra o narcotráfico contabiliza também mais de 80 quilos de cocaína apreendidos e um bloqueio à entrada de drogas sintéticas no Ceará, como o LSD e o ecstasy.

A proximidade entre Fortaleza e outros continentes, como Europa e África, é um dos principais fatos que incluem o Pinto Martins na rota internacional do tráfico. Outro fator é a demanda do narcotráfico interno. As prisões efetuadas pela Polícia Federal envolveram nos últimos oito meses estrangeiros de 10 nacionalidades, entre europeus, asiáticos, sul-americanos e africanos.

O Diário do Nordeste Online teve acesso a todo o saldo de operações da Polícia Federal este ano no Pinto Martins. Ao todo foram apreendidos 21 estrangeiros e 82 quilos de cocaína, além de 16,5 mil micropontos de de LSD e 27,6 mil unidades de Ecstasy. Foram 10 europeus, seis sul-americanos, três africanos e dois asiáticos. Também foram presos dois brasileiros que eram radicados na Itália.

Confira infrográfico com a nacionalidade dos traficantes presos em Fortaleza


Arte: Felipe Belarmino

Fortaleza é rota de entrada e saída de drogas 
Em setembro deste ano uma operação da PF prendeu somente de uma vez os bolivianos Wilfredo Ruis Arias e Miguel Angel Ruiz Jimezes, pai e filho, acusados de transportar mais de seis quilos de cocaína. Já em outubro um casal da Romênia, Andree Burça e Alexandru Zoltan Jakab, foi capturado com mais de dois quilos.



Fortaleza também se encontra na rota internacional do narcotráfico como receptora de drogas. Um dos principais casos, no entanto, envolveu uma brasileira, em maio. A carioca Monica Lima Teixeira foi presa no Pinto Martins e, segundo a Polícia Federal, ela transportava 16,5 mil micropontos de LSD e 27,6 mil unidades de ecstasy. O material estava entrando no Brasil, procedente da Europa.


Carioca teria servido de 'mula' para trazer ecstasy e LSD


De acordo com o inquérito, Mônica foi presa tentando desembarcar com o material, vinda de Portugal. A viagem havia começado na Bélgica e terminaria no Rio de Janeiro, embora ainda não tivesse comprado a passagem. Presa, ela se identificou como "vendedora autônoma de roupas e bijuterias" e que estava somente carregando o material - não venderia a droga e nem lhe pertenceria.


Mônica preferiu não se manifestar. Afirmou que não desejava comunicar sua prisão a família, por sua mãe já ser idosa, e que era uma "pessoa humilde e dede baixa escolaridade". Disse ainda que desconhecia a droga e que teria sido enganada por um homem na Europa: após uma discussão ele teria destruído suas malas e, depois, providenciado novas bagagens e a passagem de volta, mas nas malas havia um fundo falso.


Um dos agentes da PF explicou que o LSD e o Ecstasy não são produzidos na América Latina. Segundo ele, é necessária a sua coleta no exterior. Neste caso o tráfico acontece com a 'mula' - pessoa com a com a missão de buscar a droga - saindo do país, buscando o material no exterior e o introduzindo em seguida no Brasil. O policial afirmou ainda que pela experiência que possui, pode afirmar que parte da droga seria consumida em Fortaleza e o restante em outros estados.


Drogas são importadas da Europa para o Brasil
Para o delegado Lima Júnior, da Polícia Federal, a proximidade dos festejos de fim de ano eleva o número de apreensões feitas pelo orgão. "O tráfico oriundo de Fortaleza alimenta o mercado consumidor europeu e asiático. É a questão da oferta e da procura", destaca.

Desde o começo do ano 14 brasileiros foram presos tentando embarcar com drogas no aeroporto de Fortaleza. Os traficantes ou mulas agem conforme a procura diferenciada das drogas. Cocaína e maconha estão na lista dos entorpecentes que são exportados para europa e ásia. Já comprimidos de ectasy e LSD são importados de países europeus para o Brasil.
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em 2009, tráfico de drogas movimentou 2,7% do PIB mundial


Apenas em 2009, um total de US$ 1,6 bilhão - o equivalente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial - foi usado no tráfico internacional de drogas, mas apenas 2,5% desse valor foram recolhidos. A informação consta de relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).








No relatório Estimativa dos Fluxos Financeiros Ilícitos Resultantes do Tráfico de Drogas e Outros Crimes Transnacionais Organizados, os especialistas destacam que menos de 1% dos fluxos financeiros ilícitos mundiais está atualmente apreendido e congelado.


Ao divulgar o relatório, o diretor do Unodc, Yury Fedotov, disse que uma das tarefas mais difíceis para as instituições internacionais é identificar as pistas dos fundos ilícitos gerados pelo tráfico de drogas e o crime organizado.








O investimento em ‘dinheiro sujo’ pode corromper a economia e comprometer as aplicações e o crescimento econômico”, destacou Fedotov, lembrando que a corrupção é um impedimento sério para a redução da pobreza e a melhoria da qualidade de vida no mundo.


Em relação à corrupção no setor privado, o diretor disse que a ação preventiva é essencial tanto para diretores executivos em suas salas de reuniões, quanto para a polícia nas ruas ou para os funcionários públicos em seus departamentos.


"Todos nós devemos contribuir para uma cultura de integridade. Os olhos antes fechados para a corrupção devem se tornar os olhos abertos da Justiça e da igualdade", disse o diretor do Unodc.


Fonte: Ag. Brasil

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vem ai: IV Evangelizar Dom Bosco



O IV Evangelizar Dom Bosco terá como atração principal a presença do padre Reginaldo Manzotti. O evento acontecerá no dia 29 de outubro, no aterro da Praia de Iracema. Também estão confirmadas as presenças de Fagner, da dupla Ítalo e Renno, Isaías Luciano, Ricardo e Eliana Sá e dos padres João Carlos e Francisco Silveira.

Para a coordenadora do Evangelizar, Nancy Vale, “esse evento já está consolidado no calendário cultural da cidade”, sendo reconhecido nacionalmente. Ele cita como um dos principais momentos o encontro entre o padre Reginaldo Manzotti e o cantor Fagner no palco, onde cantarão juntos músicas como “Ave Maria” e “Oração de São Francisco”.

A expectativa da organização é superar o público de 1 milhão de pessoas do ano passado. Por isso, o Comando de Policiamento da Capital informa que serão deslocados, para o aterro e ruas próximas, 100 policiais militares a pé, 12 policiais em motos, outros 12 a cavalo e mais 12 viaturas.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) interditará a avenida historiador Raimundo Girão, entre a avenida Barão de Studart e a rua Ildefonso Albano. A partir das 7 horas, será proibido estacionar no trecho.


Devido à interdição, os veículos que vêm do Centro em direção ao Meireles - pela avenida historiador Raimundo Girão - deverão dobrar à direita na rua Ildefonso Albano, depois acessar a avenida Monsenhor Tabosa e seguir até a avenida da Abolição.

Já quem vem pela avenida da Abolição, no sentido Meireles - Centro, deve desviar pela avenida Barão de Studart e entrar à direita na rua deputado Moreira da Rocha. Depois, os motoristas devem dobrar à direita na rua João Cordeiro e seguir até a avenida historiador Raimundo Girão.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirma que serão disponibilizados 58 ônibus extras, que vão ligar os sete terminais ao aterro da Praia de Iracema. As linhas especiais vão circular a partir das 13 horas e atenderão ao público após o evento.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará 25 homens, uma viatura de combate a incêndio e uma ambulância de apoio.

SERVIÇO

Banheiros - 114 banheiros, sendo oito adaptados para deficientes

Área exclusiva para cadeirantes e acompanhantes -capacidade para 100 pessoas

Estacionamento será permitido estacionar nas ruas transversais entre as avenidas Monsenhor Tabosa e historiador Raimundo Girão (trecho interditado). Por exemplo, os motoristas podem deixar os veículos nas ruas Barão de Aracati, Carlos Vasconcelos e Monsenhor Bruno

Pontos de taxi avenida Beira Mar, 848 (em frente ao Hotel Sonata) e no cruzamento da avenida Monsenhor Tabosa com rua João Cordeiro

Linhas de ônibus e vans.
Sistema Regular (ônibus).
011 - Circular I
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
033 - Corujão/Circular I
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
054 - Corujão/Praia do Futuro/ Caça e Pesca
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/ Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
077 - Parangaba/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema
905 - Meireles
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

Sistema Complementar (vans)
11 - Barra do Ceará/Cais do Porto
52 - Caça e Pesca/Centro

A Etufor também disponibilizará 58 ônibus extras saindo dos terminais de integração para o aterro da Praia de Iracema. As linhas especiais começam a circular a partir das 13 horas e serão mantidas para atender o público após o evento

Pontos de alimentação: ambulantes cadastrados pela Prefeitura poderão trabalhar no local. A organização do evento estima entre 100 e150 ambulantes espalhados no aterro da Praia de Iracema

Saúde: será montado um posto central da Cruz Vermelha ao lado do palco - com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, outros cinco postos atenderão a população ao longo do aterro

Ambulâncias: sete ambulâncias ficarão disponíveis no local para atender chamados. Serão duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), duas da Cruz Vermelha, uma ambulância de apoio do Corpo de Bombeiros (GSU) e duas ambulâncias do Centro de Aperfeiçoamento do Resgate da Vida (Carv)

O chefe do departamento de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha, Denílson Félix, indica o uso de roupas leves e tênis. Além disso, ele afirma ser necessário ingerir bastante líquido e se alimentar bem antes dos shows.

Fonte: O POVO

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seminário discute internação de crianças e adolescentes dependentes


Quando é necessário fazer a internação de crianças e adolescentes dependentes de drogas, mesmo sem a vontade delas? Este assunto está sendo discutido esta segunda-feira (24), em Fortaleza.

Representantes da Justiça, do Ministério Público e da Prefeitura tentam achar uma saída para o problema.

Click no Link e assista a matéria:


http://www.youtube.com/watch?v=ohZZ6s-uKMM

Fonte:

domingo, 23 de outubro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011

PF prende 4 acusados de tráfico de entorpecente


Policiais federais realizaram duas operações de combate ao tráfico de drogas, na última quinta-feira (20), em Fortaleza, e prenderam quatro pessoas. As ações ocorreram no Aeroporto Pinto Martins e no bairro Pirambu, Zona Leste da Capital.

De acordo com a PF, um espanhol de 48 anos foi detido quando tentava embarcar em um voo para Portugal, transportando 2,4 quilos de cocaína. A droga estava escondida no fundo falso da mala dele envolta em pó de café. O estrangeiro foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas.

No bairro Pirambu, os agentes capturaram dois homens, de 23 e 33 anos e uma mulher de 26. Em um veículo Corsa e em outra em uma residência situada naquele bairro, os federais apreenderam 12,6 quilos de maconha prensada. Com a mulher também foram apreendidos um revolver, munições e um carregador de pistola 380. O trio foi autuado por tráfico e associação e a mulher também por posse ilegal de arma e munição.

Fonte: Diário do Nordeste

Amanhã: Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 96,1

Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quatro pessoas são presas acusadas de tráfico de drogas em Fortaleza


Quatro pessoas acusadas de tráfico de entorpecentes foram presas em flagrante, na noite desta quinta-feira, 20, em Fortaleza. As prisões foram efetuadas por policiais federias, e resultaram na apreensão de cocaína, maconha, armas e munições.

Na primeira operação, um espanhol de 48 anos foi flagrado quando tentava embarcar para Lisboa, em Portugal, transportando 2,4 Kg de cocaína. A droga estava envolta em pó de café escondida no fundo falso de sua mala, com o objetivo de driblar a ação policial.

O estrangeiro foi indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena varia de cinco a 15 anos, podendo ser acrescida de 1/6 até 2/3. Ele encontra-se na carceragem da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Na segunda operação, policiais federais, em diligência no bairro Pirambu, prenderam dois homens, de 23 e 33 anos e uma mulher de 26 anos portando 12,6 Kg de maconha prensada em forma de tabletes.

A droga foi encontrada parte em um veículo modelo Corsa e outra em uma residência situada naquele bairro. Com a mulher, também foram apreendidos um revólver, munições e um carregador de pistola calibre 380, municiado.

Os presos foram indiciados por tráfico e associação para o tráfico de drogas, e a mulher também foi indiciada por posse ilegal de arma e muniçõe
s. Os acusados encontram-se na carceragem da Superintendência da Policia Federal no Ceará, onde permanecerão à disposição da Vara de Tóxicos da Justiça Estadual do Ceará.



Fonte: O POVO

Vem aí: I Congresso da Pastoral da Sobriedade Regional NE 2 e 10 Anos da Sobriedade na Arquidiocese da Paraíba









"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Fonte: Blog Sobriedade Paraíba

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Polícia desarticula laboratório de drogas em Beberibe


Uma abordagem de rotina do Policiamento Ostensivo Geral (POG) em Beberibe, a 82 quilômetros de Fortaleza, terminou com a desarticulação de um laboratório de crack, na noite da última quarta-feira (19).

De acordo com a Polícia Militar, ao notar a presença dos policiais durante uma abordagem a um veículo na CE-040, um motociclista retornou rapidamente do matagal de onde havia saído. A polícia iniciou a perseguição e descobriu o laboratório, que funcionava na localidade de Ponta D'água.

Material apreendido


Segundo a PM, no local foram apreendidos 1,5 kg de crack, quase 800g de maconha e 180g de cocaína, além de balanças de precisão e material para embalar a droga.

Cerca de cinco pessoas devem estar envolvidas no crime. Todos fugiram, abandonando duas motocicletas e dois outros veículos novos, informa a polícia. Ninguém foi preso.

Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 16 de outubro de 2011

Passo da Semana (16/10 à 22/10): 7º - REPARAR


Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

sábado, 15 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Wilson apresenta projeto que proíbe cenas com pessoas fumando ou bebendo no rádio e na TV


O deputado federal Wilson Filho, do PMDB da Paraíba, defende que seja proibida a exibição de conteúdo alusivo ao uso de álcool e tabaco na programação das emissoras de radiodifusão e imagens.

Para que a proibição seja oficializada, o parlamentar paraibano apresentou projeto, junto à Mesa da Câmara dos Deputados, que, se aprovado pelo Congresso Nacional, transforma a proibição em lei. O projeto do parlamentar paraibano tem a simpatia dos parlamentares que compõem a Comissão Especial de Políticas Públicas para o Combate às Drogas, da Câmara dos Deputados, da qual o peemedebista é vice-presidente.

De acordo com o previsto no projeto de lei de Wilson Filho, as emissoras de rádio e TV ficam proibidas de exibirem conteúdo de qualquer espécie contendo cenas de pessoas fazendo uso de produtos fumígenos ou de bebidas alcoólicas, e estabelece uma multa de R$100.000,00 por dia a quem desobedecer, com os recursos provenientes das multas sendo revertidos para o Fundo de Prevenção, Recuperação e de Combate ao Abuso das Drogas, que foi instituído pela Lei 7.560, de 19 de dezembro de 1986.

Os malefícios causados pelo cigarro e pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas são bastante conhecidos, o que suscitou a edição de legislações, tanto em nível nacional quanto em outros países, que restringiram a veiculação de propaganda comercial desses produtos”, argumenta Wilson Filho. Ele justifica a apresentação do projeto de lei por conta da “continuidade da exibição de cenas que estimulam o uso de derivados de tabaco ou de bebidas alcoólicas, na televisão brasileira, configurando-se em uma forma velada de propaganda”.

Segundo expõe Wilson Filho, “tais conteúdos são frequentes em filmes ou séries, de produção nacional ou estrangeira, onde atores famosos fazem uso de cigarro ou de bebidas alcoólicas, em um tipo de estímulo que contraria as diretrizes nacionais de saúde pública”. E arremata: “esse contexto evidencia a necessidade de adoção de uma legislação que proíba esse tipo de cena na televisão brasileira, de forma a ampliar a eficiência das políticas públicas de combate ao tabagismo e ao alcoolismo”.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Holanda reclassifica maconha potente como droga pesada


Maconha de alta potência deixará de ser vendida em cafés holandeses que comercializam a droga

Os célebres cafés holandeses que comercializam maconha estão enfrentando novas restrições impostas pelo governo do país.

O governo decidiu reclassificar a maconha mais potente e inclui-la na mesma categoria destinada às drogas pesadas.



De acordo com as autoridades holandesas, o principal agente químico da droga, o THC, está mais forte, o que fez com que a maconha consumida atualmente esteja mais potente do que a que era consumida pela geração anterior.

Com isso, os cafés terão de deixar de vender as altamente populares diferentes variantes da maconha de alta potência.

Segundo os políticos holandeses, a maconha extra-forte, conhecida como "skunk", é hoje em dia mais perigosa do que antes.



Cocaína e ecstasy

No futuro, qualquer modalidade da droga que contiver mais do que 15% de THC será classificada como droga pesada, a mesma classificação usada para a cocaína ou o ecstasy.

A medida é um sério revés para os cafés e significa que eles terão de substituir 80% de seus estoques com variantes mais fracas.



Marc Josemans, que é proprietário de um café em Maastricht, diz acreditar que a nova determinação esteja sendo tomada por influência dos partidos de extrema direita na política holandesa.

"Você pode sentir a diferença. Tudo que é considerado incomum para eles - que eles chamam de `passatempos da esquerda´, eles procuram banir, como o uso de maconha", disse Josemans, em entrevista à BBC.

A medida significa que a tradicional tolerância da Holanda em relação às drogas consideradas mais suaves está em vias de se tornar uma coisa do passado.

O veto à venda de "skunk" deve entrar em vigor no ano que vem, quando a polícia passará a realizar inspeções aleatórias em cafés holandesas.

A partir de 2012, o governo holandês pretende também impor restrições à entrada de turistas nos cafés que vendem maconha em diferentes partes do país.

Fonte: UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Três estrangeiros são presos com cocaína no aeroporto de Fortaleza


Três estrangeiros foram presos em flagrante, no último domingo (9), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De acordo com a Polícia Federal, uma uruguaia, 48, um português, 19, e um espanhol, 37, estavam transportando cocaína no momento da prisão.

primeira diligência se deu no início da manhã do domingo, no momento em que os policiais federais fiscalizaram a bagagem de uma mulher de nacionalidade uruguaia, e encontraram a droga acondicionada em sacos plásticos, escondidos sob um fundo falso na mala que a presa despachou na companhia aérea, totalizando 2,050kg de cocaína.

Na segunda diligência, os policiais federais prenderam um cidadão de nacionalidade portuguesa, que demonstrava enorme nervosismo, despertando suspeitas de estar transportando drogas em seu estômago. Diante das evidências comuns às mulas, ele foi encaminhado para o Hospital e submetido a exames que constataram a presença de várias cápsulas ovais no interior do seu estômago. Até o momento, 83 cápsulas de cocaína expelidas.

Parte da droga apreendida


Na terceira diligência, os policias federais prenderam um cidadão espanhol que tentava embarcar para Madri/Espanha, no momento em que sua bagagem foi submetida ao Raio X, sendo contatada a presença de material orgânico, cujo material estava envolto em papel laminado e plástico. A substância encontrada no interior da mochila do preso foi submetida ao narcoteste. O resultado foi positivo para cocaína, totalizando 990g.

Os estrangeiros foram autuados em flagrante delito por tráfico internacional de drogas,  Lei 11.343/06, cuja pena varia 05 a 15 anos, podendo ser acrescida de 1/6 a 1/3, a critério do Juiz.

A uruguaia e o espanhol, encontram-se na carceragem da Policia Federal e ficarão à disposição da Justiça Federal do Ceará. Já o português encontra-se no Hospital para expelir o restante das cápsulas com droga.

Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 9 de outubro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Holandeses terão que equipar carros com ´travas de álcool`


Aparelho tem ´minibafômetro` e trava o veículo se nível de álcool for alto.

A partir de dezembro, medida será obrigatória para recorrentes na infração.

Motoristas holandeses que forem flagrados dirigindo enquanto estão com teor de álcool no sangue muito superior ao limite legalmente permitido serão obrigados a equipar seus carros com "travas de álcool" que travam o motor automaticamente se o motorista estiver acima do limite de álcool permitido.


Pessoas que já foram condenadas por dirigir embriagadas e forem encontradas ao volante com nível acima de 1,3 mg/dl - ou seja, mais de seis vezes o limite legal, que é de 0,2 mg/dl - terão que instalar travas de álcool em seus carros, disse o Ministério dos Transportes na terça-feira (4).

As novas regras entrarão em vigor em 1º de dezembro, em tempo para as festas do Natal e Ano Novo.


A trava de álcool funciona da seguinte maneira: o motorista precisa respirar dentro do aparelho para destravar o motor. Depois, tem que repetir o processo em intervalos regulares durante o percurso.

Se o aparelho, que é uma espécie de "minibafômetro" preso ao painel do carro, indicar um nível de álcool no sangue superior ao limite legal, o motor ficará desligado.



Cerca de 200 pessoas morrem todos os anos no país devido à direção de veículos sob o efeito de álcool, informou a mídia holandesa.

A Holanda, país da cerveja Heineken, é famosa por sua indústria de cerveja e é o 14º país da Europa.

Fonte: UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PM demite tenente acusado de comandar milícia no Centro de Fortaleza



Foi demitido da Polícia Militar um tenente apontado como chefe de uma milícia envolvida com o esquema de fabricação e comercialização de CDs e DVDs piratas no Centro de Fortaleza. Entre as ações do bando estaria, também, ameaças à titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luiza Perdigão, e a uma servidora da pasta. A demissão foi assinada pelo governador em exercício Domingos Filho (PMDB).

O tenente Jairo da Silva, conhecido como 'Jairo Robocop', foi submetido a um procedimento interno na Polícia Militar a fim de apurar as denúncias contra ele. O processo foi instaurado ainda em janeiro e, nesta semana, foi publicada a decisão de demiti-lo. Em agosto passado 'Robocop' foi preso por homens do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) após uma perseguição e um cerco em Fortaleza.

Uma das denúncias contra 'Robocop' é de que ele tem o "comando de uma milícia de pelo menos 15 integrantes que vendia proteção a fabricantes de CDs e DVDs piratas", além de "envolvimento com a venda de CDs e DVDs piratas" no Centro, segundo levantou o processo.

De acordo com a investigação, ele teria intimidado pessoalmente e fardado uma servidora municipal na sede da Sercefor exigindo a devolução de mercadorias apreendidas no box de sua mulher - antes de sair ele deixou um cartão de visita em que era apresentado como 'Jairo Robocop' e com a suposta titulação de Bacharel em Segurança Pública.

Intimidação armada no Beco da Poeira


'Robocop' é acusado ainda de se envolver na subtração de ventiladores de boxes do antigo Beco da Poeira, em abril do ano passado - época em que os permisssionários estavam sendo transferidos para o atual ponto comercial, na Avenida do Imperador. O tenente teria ainda intimidado pessoas de órgãos públicos envolvidos na transferência, sacando uma pistola, e o caso foi levado ao 34º Distrito Policial.

Operações foram realizadas


À época em que o processo estava sendo instaurado uma série de operações contra a pirataria no Centro de Fortaleza foi executada. Na última segunda-feira (3) uma operação policial resultou na apreensão de aproximadamente 40 mil CDs e DVDs piratas, no Centro, em um ponto como conhecido como 'Buraco da Gia'.

'Robocop' estava na PM desde 1989


Ingresso na Polícia Militar em 1989, e atualmente com 46 anos de idade, 'Robocop' já havia sido excluído da Polícia Militar, mas voltou por ordem judicial. Em 2010 ele se candidatou a deputado estadual pelo PMN, mas teve menos de 700 votos.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Polícia prende mulher e apreende adolescentes com drogas no centro de Fortaleza


A polícia predeu, na manhã de ontem, Flaviane Lima da Silva, e apreendeu  três adolescentes com drogas no prédio do Poupa Ganha, no centro de Fortaleza. Os policiais chegaram aos acusados durante a investigação de uma denuncia de assalto no local. Flaviane Lima foi encaminhada ao 34º DP e os menores à DCA.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eusébio usa a escola para combate às drogas


Toda a rede de educação municipal do Eusébio oferece tempo integral. A medida veio como combate à violência. A iniciativa modificou o cotidiano e as perspectivas dos estudantes.

Aulas debaixo de árvores, em colégio do Eusébio. Atividades lúdicas ocupam o tempo extra que as escolas municipais passaram a oferecer (GABRIEL GONÇALVES)



A violência no Eusébio estava demais. Às segundas-feiras, era comum o luto em escolas públicas do município. O uso abusivo de entorpecentes afastava os alunos da sala de aula, os pais sozinhos não davam conta dos problemas. Então, em 2006, começaram os diálogos na Prefeitura, em especial, na Secretaria de Educação do Município. Ficou decidido: além das intervenções mais diretas à segurança pública, as escolas iriam oferecer tempo integral aos alunos. Eusébio foi o primeiro município cearense a adotar o modelo em todas as suas 36 escolas municipais.

Os alunos participantes do Tempo Integral passam dez horas dentro da escola. São oito horas/aula. Trabalhamos assim porque, quanto mais tempo dentro da escola, menos tempo nas ruas violentas, à disposição de influências ruins”, explica o coordenador geral do programa Educação Integral em Escola de Tempo Integral, Alexandre Alves. No município do Alexandre, a verba enviada pelo Mais Educação (o programa federal em prol da ampliação da jornada escolar) encontrou eco com recurso local. Em agosto, foram R$ 1.971.235,79 investidos nas escolas.

O resultado: “Almoçamos com os alunos na escola. A convivência melhora a etiqueta, a alimentação escolhida por eles. Na hora da dormida, tem a noção de silêncio, do respeito ao sono do outro. A experiência é muito rica e ensina muito mais do que a sala de aula”, garante a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Eduardo Alves Ramos, do bairro Timbú, Círia Lima. A também coordenadora pedagógica, Eusanira de Freitas, complementa: “O almoço é servido por eles mesmos. No começo, voltava tanta salada. Hoje, falta. E são dois tipos todos os dias”.

7% não dá

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê incremento financeiro à educação nacional. Caso aprovado, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País serão investidos em educação pública ano a ano. “É pouco, defende o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), Elicio Abreu.

Para garantir o cumprimento das 21 metas do PNE, precisa investir mais. Senão metas como a educação integral ficarão comprometidas”, advoga Elício. Conforme a Campanha Nacional pelo Direito à Educação sustenta, 10% do PIB é o mínimo necessário para a garantia das metas traçadas.

No Ceará, o único município com tempo integral em todas as escolas é o Eusébio. Maracanaú, Horizonte, Várzea Alegre e Itapiúna vivem experiências de jornada ampliada com vistas ao tempo integral. No mais, 85 municípios são parceiros do Programa Mais Educação, por isso recebem dinheiro direto nas escolas para ampliação da jornada.

As mudanças em direção à escola integral exigem muito. Melhorias na infra-estrutura, mais professores, bons salários. Tudo isso exige investimento”, conclui Elicio Abreu.


ENTENDA A NOTÍCIA
O município do Eusébio fica a 28 quilômetros de Fortaleza. Lá, nenhuma escola está fora do tempo integral. Foram duas as variantes decisivas para a diferença: vontade política e investimento mês a mês.

Resumo da série
Escola integral é solução para qualidade do ensino brasileiro? Apontada como meta do Ministério da Educação para 2020, a implantação das escolas em tempo integral com vistas à educação integral já acontecem no Ceará e demais estados brasileiros. O POVO foi conferir como funcionam.

Saiba mais

O caminho:
Quando sentiu a necessidade de implantar a escola em tempo
integral no Eusébio, a Secretária de Educação do Município, Marta Cordeiro, procurou referências. Encontrou em Apucarana, município
do Paraná, para onde viajou.

De volta ao Ceará, reuniu os gestores das 36 escolas municipais e apresentou o projeto. Isso no segundo semestre de 2007.

Três anos depois, todas as escolas têm tempo integral, muito embora apenas 18 delas contem com benefícios do Programa Mais Educação.

Na escola do Luís Alcino, de 12 anos, até os talheres melhoraram. São todos em inox. Pratos e copos, agora, só de vidro.

Passam o dia inteiro na escola. Tem de ser como em casa”, explica Alexandre Alves, o coordenador geral do programa Educação
Integral em Escola de Tempo Integral no Eusébio.

O resultado:
Índice de evasão nas escolas do Eusébio

2005 – 3,1%
2006 – 3,5%
2007 – 4,9&
2008 * – 0,9%
2009 – 0,5%
2010 – 0,5%
* Consolidação do tempo integral

Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Eusébio.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mulher presa com drogas no Terminal do Papicu tem habeas corpus negado



Uma mulher acusada de tráfico de entorpecentes presa no Terminal do Papicu, em Fortaleza, teve habeas corpus negado nesta segunda-feira, 3, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Vanessa Lúcio de Brito foi presa em março deste ano. Com ela, a polícia encontrou 25,2g de cocaína e 25,7g de crack, além de quatro aparelhos celulares e um caderno de anotações. Em depoimento, a mulher admitiu envolvimento crime. A venda das drogas, segundo ela, era acertada pelo companheiro, que se encontra detido em um presídio.

A defesa ingressou com habeas corpus no TJCE alegando que a ré é primária, tem residência fixa e profissão definida. Sustentou ainda a ilegalidade da decisão que indeferiu o pedido de liberdade provisória, mas teve seu habeas corpus negado por unanimidade pela 2ª Câmara Criminal.

Fonte: Jornal O POVO

sábado, 1 de outubro de 2011

Colombiano é flagrado com cocaína na bagagem


Um colombiano (identidade não revelada) tornou-se o sexto estrangeiro preso por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, nesta Capital, somente no mês de setembro. O acusado foi detido na noite de quinta-feira passada pelos agentes da Polícia Federal. Nas malas dele foram encontrados 2,7 quilos de cocaína pura.




Em depoimento na sede da PF, J.C.D.N., de 51 anos de idade, revelou que havia recebido a droga em Porto Velho, Rondônia, e iria entregá-la em Milão, na Itália. A PF revelou que ele tem cidadania italiana. O acusado agora pode ser sentenciado com uma pena de até 15 anos de reclusão. Ele permanece na sede da Polícia Federal, mas deverá ser transferido, na próxima semana, para uma das unidades prisionais da Grande Fortaleza, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

As autoridades federais têm combatido, com eficácia, a rota do narcotráfico que passa pelo aeroporto de Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: CQ Notícias

Amanhã: Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1


 

Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...