Visitas à página até hoje:

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Jejum e Abstinência


Vc sabia???

A nossa igreja possui  cinco preceitos: Participar na Eucaristia aos domingos e festas de guarda; Confessar-se ao menos uma vez no ano; Comungar pelo menos na Páscoa; Prover as necessidades materiais da igreja; e antes deste, pede que se  guarde abstinência e  jejum na quarta-feira de Cinzas e também, na sexta-feira Santa.

Porque jejuar?
O jejum não é um martírio, muito menos uma prática sem sentido. É um sacrifício e uma penitência que fortalece a alma e o espírito das fraquezas e das tentações da carne

O Prof. Felipe Aquino, da Comunidade Canção Nova, nos ensina que: "É preciso entender que a renúncia às sensações, aos estímulos, aos prazeres e ainda ao alimento ou às bebidas, não é um fim em si mesmo, mas apenas um "meio", deve apenas preparar o caminho para conquistas mais profundas. A renúncia do alimento deve servir para criar em nós condições para poder viver os valores superiores. Por isso o jejum não pode ser algo triste, enfadonho, mas uma atividade feliz que nos liberta".

Além do mais... o jejum é uma arma poderosa na batalha espiritual, fortalece-nos e nos faz mais resistentes ao pecado. Se for praticado com fé, aliado à oração, torna-nos a cada dia mais fortalecidos diante das tribulações.
 A Bíblia recomenda o jejum e nos ensina que Jesus assim o fez no deserto sendo em seguida tentado pelo demônio e e resistindo ao maligno com sua fé fortalecida. Após os 40 dias de jejum, Jesus iniciou sua vida pública e inúmeros foram os prodígios realizados por eleDurante sua vida pública Ele muito nos ensinou sobre sua missão e sobre o combate às forças do mal e recomendou: “Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum” (Mt 17,20). Diante de tamanhos desafios em iniciar uma vida pública, na missão de anunciar o Reino de Deus e no flagelo da cruz, Jesus sabia que precisava se preparar espiritualmente para estas vivências e, em sua sabedoria se preparou através do jejum se alimentando somente da oração.  
Portanto, jejum é sobretudo, uma ação concreta que transmite força, fortalece a fé e nos liberta dos vícios e domínios da carne sobre o espírito. Quando nos decidimos pelo jejum, nos decidimos por dizer não às tendências humanas que nos escraviza, a certos modernismos que nos desviam da santidade, aos valores restritamente carnais e iniciamos um processo de renovação e de libertação de diversos pecados como a gula, a luxúria a preguiça, dentre outros.
Muitas são as formas de praticá-lo, há os que o faz regularmente e os que o pratica diante de alguma situação difícil, visando alcançar uma graça. Há ainda os que praticam a abstinência de algum alimento (ex. carne vermelha) associando ou não esta prática ao jejum, ou abstêm-se de alguma situação prazerosa (ex. assistir tv). O importante é entender que respeitando os limites de nosso corpo e associando esta prática a uma intensa vida de oração, muitos serão os frutos a ser colhidos...

Fonte: Com. Cat. Para Sempre Viver 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...