Visitas à página até hoje:

domingo, 24 de fevereiro de 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Jejum e Abstinência


Vc sabia???

A nossa igreja possui  cinco preceitos: Participar na Eucaristia aos domingos e festas de guarda; Confessar-se ao menos uma vez no ano; Comungar pelo menos na Páscoa; Prover as necessidades materiais da igreja; e antes deste, pede que se  guarde abstinência e  jejum na quarta-feira de Cinzas e também, na sexta-feira Santa.

Porque jejuar?
O jejum não é um martírio, muito menos uma prática sem sentido. É um sacrifício e uma penitência que fortalece a alma e o espírito das fraquezas e das tentações da carne

O Prof. Felipe Aquino, da Comunidade Canção Nova, nos ensina que: "É preciso entender que a renúncia às sensações, aos estímulos, aos prazeres e ainda ao alimento ou às bebidas, não é um fim em si mesmo, mas apenas um "meio", deve apenas preparar o caminho para conquistas mais profundas. A renúncia do alimento deve servir para criar em nós condições para poder viver os valores superiores. Por isso o jejum não pode ser algo triste, enfadonho, mas uma atividade feliz que nos liberta".

Além do mais... o jejum é uma arma poderosa na batalha espiritual, fortalece-nos e nos faz mais resistentes ao pecado. Se for praticado com fé, aliado à oração, torna-nos a cada dia mais fortalecidos diante das tribulações.
 A Bíblia recomenda o jejum e nos ensina que Jesus assim o fez no deserto sendo em seguida tentado pelo demônio e e resistindo ao maligno com sua fé fortalecida. Após os 40 dias de jejum, Jesus iniciou sua vida pública e inúmeros foram os prodígios realizados por eleDurante sua vida pública Ele muito nos ensinou sobre sua missão e sobre o combate às forças do mal e recomendou: “Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum” (Mt 17,20). Diante de tamanhos desafios em iniciar uma vida pública, na missão de anunciar o Reino de Deus e no flagelo da cruz, Jesus sabia que precisava se preparar espiritualmente para estas vivências e, em sua sabedoria se preparou através do jejum se alimentando somente da oração.  
Portanto, jejum é sobretudo, uma ação concreta que transmite força, fortalece a fé e nos liberta dos vícios e domínios da carne sobre o espírito. Quando nos decidimos pelo jejum, nos decidimos por dizer não às tendências humanas que nos escraviza, a certos modernismos que nos desviam da santidade, aos valores restritamente carnais e iniciamos um processo de renovação e de libertação de diversos pecados como a gula, a luxúria a preguiça, dentre outros.
Muitas são as formas de praticá-lo, há os que o faz regularmente e os que o pratica diante de alguma situação difícil, visando alcançar uma graça. Há ainda os que praticam a abstinência de algum alimento (ex. carne vermelha) associando ou não esta prática ao jejum, ou abstêm-se de alguma situação prazerosa (ex. assistir tv). O importante é entender que respeitando os limites de nosso corpo e associando esta prática a uma intensa vida de oração, muitos serão os frutos a ser colhidos...

Fonte: Com. Cat. Para Sempre Viver 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia sua renúncia como Papa


Caríssimos Irmãos,

"Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.


Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

Bento XVI


Fonte: CN

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Comunicado: Programa da Sobriedade Fortaleza na 96,1


Por motivo da missa do ouvinte que acontecerá amanhã na igreja da Piedade, não teremos o Programa da Pastoral da Sobriedade Fortaleza na Fm Dom Bosco 96,1 que semanalmente apresentamos às 13h sempre após a missa.

Pedimos desculpa e informamos que dia 10/02 - (Domingo de Carnaval) também não haverá o programa devido a programação especial da Dom Bosco...

Na certeza que podemos contar com sua compreensão, convidamos a vc ouvir o programa no mesmo horário e dia no Domingo dia 17/02/2013.

Fiquem todos com Deus!!!.


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...