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sábado, 13 de agosto de 2011

Álcool nas prateleiras


As vendas nos supermercados brasileiros cresceram 3,68% em janeiro deste ano, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Os dados são de um levantamento divulgado no começo desta semana pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Em termos de volume, as vendas também expandiram, chegando a alcançar uma taxa 6,7% maior no balanço de 2010, referente ao de 2009


O resultado até seria digno de comemoração se não tivesse sido puxado pela cesta de bebidas alcoólicas, cuja alta foi de 15,1%. A cerveja está mais uma vez entre os produtos que registraram maiores altas de vendas no último ano e foi uma das grandes responsáveis pelo lucro dos proprietários das redes de supermercado. Apesar de janeiro ser um mês pesado para os gastos familiares, com impostos e despesas escolares, o brasileiro continua “bebendo grande parte do salário”.


A Abead acredita que apesar dos índices demonstrarem um favorável aquecimento do mercado, dessa vez não há motivos para alegrias. O álcool não é uma mercadoria qualquer e por isso não deve ser tratado como tal. A simples exposição do produto aos frequentadores de supermercado pode ser considerada uma apologia ao “beber”, que se consuma na oferta de doses gratuitas em promoções eventuais, especialmente entre os vinhos. Além disso, as crianças que acompanham os pais durante as compras são precocemente expostas ao estímulo de beber pela mesma disposição de bebidas alcoólicas em suas embalagens coloridas e atraentes nas infinitas prateleiras. É por esses e outros motivos que a Associação defende a venda exclusiva do álcool por lojas específicas com regulamentação própria.

Fonte: ABEAD

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