Está a alastrar na Rússia o uso da desomorfina, um opiáceo sintético conhecido como "crocodilo" (Krokodil), devido aos seus efeitos devastadores.
O alastramento da droga conhecida como "crocodilo" está a agravar ainda mais o problema da toxicodependência na Rússia. Produzida em casa, a partir de comprimidos para as dores de cabeça, a droga sintética é bastante barata e acessível, tornando-se numa alternativa à heroína.
Mas os seus efeitos são tenebrosos. Os viciados em "crocodilo" não sobrevivem mais do que dois ou três anos, muitos morrem no primeiro ano.
Estimativas não oficiais apontam para que haja dois milhões de toxicodependentes na Rússia, número que o tornam no país com mais toxicodependentes do mundo. 30 mil dependentes de heroína morrem anualmente. 100 mil pessoas usarão drogas manufacturadas em casa, como o "crocodilo", segundo dados referidos pelo "The Independent".
"Nos últimos cinco anos, as vendas de lamelas de comprimidos baseados em codeína aumentaram dezenas de vezes. É bastante óbvio que tal não se deve a de repente toda a gente ter começado a ter dores de cabeça", referiu ao jornal britânico Viktor Ivanov, responsável pela Agência Russa de Controlo de Drogas.
Droga criada em 1932
A droga foi criada em 1932 nos Estados Unidos para fins médicos. Terá começado a ser usada por toxicodependentes na Sibéria por volta de 2002, mas em poucos anos alastrou a todo o país.
Os toxicodependentes criam a desomorfina em casa, utilizando comprimidos com codeína (vendidos sem receita médica), num processo de mistura e a reacção com outros químicos, muitas vezes utilizando gasolina como solvente.
Os componentes utilizados pelos toxicopendentes para a sua fabricação agravam ainda mais os seus efeitos.
A droga injectável deve o nome do reptil pelo qual é conhecida por fazer secar a pele dos toxicodependentes, levando posteriormente à destruição dos tecidos, ao ponto de ficarem com os ossos expostos. As imagens dos seus efeitos são absolutamente tenebrosas.
Fonte: Expresso
Obs: As imagens são fortes mais são reais. São pessoas como a gente que infelizmente cairão nesse mundo e não conseguem sair, principalmente porque estão literalmente se "desintegrando".
Oremos por elas que tanto precisam...
"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...