Visitas à página até hoje:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Operações de Inteligência botam ´chefes´ do tráfico atrás das grades


Bandidos que vinham comandando a venda de drogas em Fortaleza estão sendo presos, um a um, pela Denarc

Oito traficantes de drogas, apontados pela Polícia Civil e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como ´chefes´ da venda de entorpecentes em vários comunidades de Fortaleza e da sua Região Metropolitana, estão atrás das grades. A prisão dos ´cabeças´ do tráfico na Capital cearense deveu-se a recentes operações realizadas pela Denarc. Algumas, com o apoio da equipe da Coin.

O último desdobramento das operações, ocorrido no começo da semana passada, colocou na cadeia uma mulher de 26 anos que, segundo a Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), controlava, há quase dois anos, a venda de crack e cocaína em quatro favelas nos bairros Moura Brasil e Praia de Iracema.

Crimes

Nas favelas do Baixa Pau, do Morro e Graviola, na Praia de Iracema; e ainda, na comunidade do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil (zona Central), a traficante Gabriela de Sousa Bonfim, a ´Gabi´, comandava uma quadrilha que, conforme as autoridades, também foi a responsável por assassinatos.

A disputa pelo domínio na venda de pedras de crack, maconha paraguaia e cocaína resultou em um tiroteio no último dia 13, um domingo, nas ruas da Praia de Iracema, que teve um desfecho trágico com duas pessoas assassinadas a tiro, praticamente na mesma hora.

Um dos mortos era o jovem Juan Lima da Silva, 20, que tombou sem vida, atingido com vários tiros de pistola, na esquina das ruas Tenente Benévolo e Gonçalves Ledo. A morte de Juan, que seria um dos principais comparsas de ´Gabi´, logo foi revidada. Em poucos minutos, a quadrilha teria dado a ´resposta1, matando, próximo dali, outro jovem, identificado como Túlio Heberson de Oliveira da Silva, 24 anos.

Conforme as primeiras investigações da própria Denarc e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Túlio seria ligado a outro traficante de drogas da Praia de Iracema, um homem identificado até o momento apenas por ´Jorge´, que vinha disputando com ´Gabi´, o domínio do tráfico naquela área.

Conjuntas

Segundo a Polícia, outros bandidos apontados como chefes do tráfico em alguns bairros de Fortaleza também foram capturados graças às operações conjuntas Denarc/Coin e a colaboração da população, através de denúncias anônimas.

Um desses ´chefões´ foi identificado como Fabiano Araújo da Rocha, o ´Fafá´, que comandava a venda de drogas nos bairros Jardim Iracema, Álvaro Weyne e Quintino Cunha, na zona Oeste da Capital cearense.

´Fafá´ foi capturado no dia 3 de janeiro juntamente com quatro integrantes de sua quadrilha, Mônica Araújo Rocha, Francisco Álisson da Silva Paiva, o ´Branco´; Júlio César Alves Lira Filho, o ´Popeye´; e Everton Rocha de Castro. Em poder do bando, os inspetores da Denarc apreenderam uma metralhadora de calibre nove milímetros.

O ´QG´ do bando era uma residência localizada na Rua Professora Maria Clara, 25, no Jardim Iracema. No local, a Polícia apreendeu também outras armas como revólveres de calibre 38 e pistolas de calibre Ponto 40 (0.40), de uso restrito.

Para a Polícia, a prisão de ´Fafá´ representou numa importante baixa no tráfico daquela área da cidade.

Pirambu

Outro ´chefe´ do comércio de drogas capturado nos últimos dias eram quem controlava a venda de drogas no bairro Pirambu.

Rogério de Sousa Castro, o ´Rogerinho´, foi detido no dia 30 de março passado em seu ponto de venda de entorpecentes, na Rua Santa Inês, de também, segundo as autoridades, eram tramadas as execuções sumárias de usuários que estavam em dívida com a quadrilha.

´Rogerinho´ estava com prisão preventiva decretada pela Justiça Estadual e acabou sendo capturado depois de fugir para a Praia do Futuro. De lá, seguiu de táxi para um parque aquático, no Município de Aquiraz, onde acabou preso quando se divertia junto com os filhos e a mulher.

Balanço
274 quilos de maconha, 11 quilos de crack e 22 quilos de cocaína foram apreendidos, somente neste ano, por policiais da Delegacia de Narcóticos na Grande Fortaleza.

Prisões represetam baixas no crime
Era a noite do dia 8 de abril do ano passado, por volta das 18h30, quando um tiroteio em frente a um shopping, no bairro Jardim Cearense, antiga Maraponga, teve um desfecho trágico. Três pessoas acabaram mortas, entre elas, um policial militar. Logo, a Polícia entrou em ação para investigar o caso e acabou por descobrir que o ato criminoso havia se consumado por ordem do tráfico de drogas.

Naquela ocasião, morreram no tiroteio as seguintes pessoas, Delano Ribeiro Pedrosa, o soldado PM Jairo Pereira da Silva; e Neuraci Lima Barbosa. Semanas de investigações levaram a Polícia a concluir que o mandante das execuções sumárias foi o traficante de drogas identificado, posteriormente, como Raimundo Prudêncio Gudes, o ´Raimundinho da Padaria´.

Prisões

Na semana passada, uma operação montada por policiais da Denarc, resultou na captura de ´Raimundinho da Padaria´ e de um dos seus comparsas, José Adriano da Cunha. A prisão do criminoso teve lances cinematográficos, com direito a perseguição de carro pelas ruas de vários bairros, batidas, tiroteio e resistência. Com a dupla, os policiais apreenderam três quilos de cocaína, uma pistola de calibre 380 e, ainda, um revólver de calibre 38. Por medida de segurança, o traficante já foi transferido para uma das unidades do Sistema Penal do Estado.

A sequência de prisões de bandidos tidos como chefes de quadrilhas do tráfico inclue também a captura de cinco homens componentes de um bando que controlava a comercialização de drogas na Prainha, em Aquiraz. O cerco foi montado no dia 15 de abril, culminando na localização dos cinco suspeitos, entre eles, o líder do grupo, identificado como Antônio Lucivando Nunes da Silva, o ´Lu´, que, conforme as autoridades, atuava na região da Praia do Cumbuco, em Caucaia, bem como, em boa parte do bairro Pirambu, na zona Oeste.

Juntamente com Lucivando, foram detidos os seguintes acusados, Igor Maciel Holanda, Francisco Leonardo Lopes e Francisco Jéfferson Silva de Paula, além de Wesley dos santos Martins.

Os dois últimos, seriam também responsáveis pelo repasse de drogas nos Municípios de Aquiraz e Eusébio.

Em outra operação conjunta, a Polícia deteve na Favela do Oitão Preto, na zona Central, um casal que estaria vendendo drogas e rivalizando com a quadrilha chefiada por Gabriela de Sousa Bonfim, a ´Gabi´.

O traficante Deimison Costa dos Santos, conhecido pelo apelido de ´Tarta´; e sua mulher, Carla Beatriz da Silva Oliveira, foram capturados no dia 4 de maio, em uma residência localizada na Rua da Saudade. Ali, a Polícia encontrou um quilo de cocaína.

Mais drogas

Outra quadrilha que acabou presa pela Denarc foi a composta por Robenilton Souza Fontana, Francisca Alves Fontana, Alderico Viana de Sousa e Edécio Alves Rodrigues.

Nas investigações, o grupo foi localizado em uma residência que vinha servindo de ponto de venda de entorpecentes, situada na Rua Desembargador Praxedes, no bairro Montese, onde os inspetores da Delegacia de Narcóticos confiscaram seis quilos e meio de cocaína.

Denúncias

Para chegar aos resultados positivos na desarticulação das quadrilhas, a Polícia Civil vem contando com a colaboração da população. "São as denúncias dos moradores dos diversos bairros de Fortaleza que têm nos ajudado na identificação dos locais onde os traficantes estão agindo", explica um policial da Denarc.

Além das informações repassadas pela população, a Delegacia de Narcóticos tem aprofundado as diligências e feito o monitoramento dos chefes do tráfico que, mesmo presos, insistem em controlar a atividade ilegal.

Vida de crimes
Identificados e capturados

Gabriela de Sousa Bonfim, a ´Gabi´, comandava o tráfico de drogas nas favelas da Praia de Iracema e do Moura Brasil. Foi capturada na semana passada por policiais da Denarc quando estava no velório de um jovem que pertencia ao seu grupo criminoso

Raimundo Prudêncio Guedes, o ´Raimundinho da Padaria´, traficante que controlava a venda de drogas no bairro Maraponga. Também é acusado de determinar assassinatos de usuários que estavam em dívida com ele. Tido como homem muito violento

Rogério de Sousa Castro, conhecido por ´Rogerinho´, comandava o tráfico de entorpecentes no Pirambu, na zona Oeste de Fortaleza. Vendia cocaína, crack e maconha em grande escala naquela área da cidade. Foi detido após a sua prisão preventiva ser decretada

Paulo Sérgio Lopes de Sousa, vulgo ´Pernambuco´, era o traficante que comandava o tráfico de drogas em bairros como a Maraponga, Vila Peri e Itaperi. Quando foi detido pela Denarc estava de posse de 8,2 quilos de pasta base de cocaína para fabricar ´crack'

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...