Visitas à página até hoje:

domingo, 27 de maio de 2012

Pentecostes - A plenitude da Páscoa


Pentecostes é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.


Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo (mera representação). A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Pentecostais, as quais enfatizam os dons do Espírito, ou pelos membros da Renovação Carismática Católica (RCC) que, seguindo a doutrina e as diretrizes de sua Igreja, fazem o mesmo.

Toca a nós, Igreja do século XXI, responder à luz da fé os desafios que apresenta o mundo de hoje. Como entender que o século XXI, será uma era de penúria alimentar? Estamos chegando aos limites dos recursos do planeta, tudo o que antes era abundante se torna limitado. Já existem mais de 850 milhões de pessoas que passam fome, e muito provavelmente haverá outros 50, 100 ou 150 milhões a mais até o final de 2012, uma vez que há um aumento de 80 milhões de pessoas no mundo a cada ano.

Diante dos avanços da tecnologia, nanotecnologia, biotecnologia na sociedade humana e no planeta, cabe-nos perguntar, como cristãos/as deste milênio, quais são as implicações dos possíveis impactos sociais, econômicos, ecológicos, socioambientais - por exemplo com hidrelétricas. Também os impactos antropológicos e religiosos e propiciar uma ética e bioética que acompanhe e cuide esse desenvolvimento.  


Gemendo com a criação, alegrando-se com seu avanço, energizando o mundo graciosamente a partir de dentro, o Espírito está com as criaturas em sua finitude e morte, sustentando-as em amor redentor e atraindo-as para um futuro imprevisível na vida da comunhão divina.

A crença no Espírito da Vida não dá motivos para a complacência ou o desespero. Só para a esperança.

Por isso neste domingo de Pentecostes acolhamos humildemente o Amor do Pai e do Filho que é o Espírito Santo, para colaborar com a obra de Deus. E nossos povos latino-americanos tenham em Cristo vida em abundância!

Oração


Peçamos a Jesus que nos conceda como Ele ser sensíveis à presença e ação do Espírito em nossas vidas, comunidades, na mesma história, para poder colaborar com sua obra de salvação.

Vem, Espírito Santo
Vem,
ou melhor, vamos:
Faze que nós vamos
aonde Tu nos levas. 
Tu nunca Te ausentas,
ar que respiramos, 
vento que acompanhas,
clima que aconchegas.

Vem, para levar-nos
por esse Caminho,
o Caminho vivo,
que conduz ao Reino.

Vem,
para arrancar-nos,
numa ventania
de verdade e graça, 
de tantas raízes
de mentira e medo
que nos escravizam.

Vem, feito uma brisa, 
para amaciar-nos,
feito um fogo lento,
um beijo gostoso, 
a paz da justiça,
o dom da ternura,
                                a entrega sem cálculos,                                
o amor sem cobrança,
a Vida da vida.

Vem,
pomba fecunda,
sobre o mundo estéril
E suscita nele
a antiga esperança,
a grande utopia
da Terra sem males, 
a antiga,
a nova, 
a eterna Utopia!

Vem, 
vamos, 
Espírito!


Fonte: Wikipedia
Fotos: Giu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...