O Kestrel, da empresa canadense Motive, terá sua carroceria feita de uma variante da maconha |
A tecnologia a ser empregada na carroceria do Kestrel é similar à de construção em fibra de vidro, amplamente usada na fabricação de barcos e dos orelhões brasileiros. A diferença é que, no lugar da fibra de vidro, estará uma manta de cânhamo recoberta por resinas plásticas. O cultivo do cânhamo é considerado amigável ao meio-ambiente. Por ser resistente, a planta requer pouco pesticida e nenhum herbicida. Além disso, ela cresce rapidamente. Mesmo assim, por conter THC, seu plantio é restrito em alguns países.
A Motive diz que o cânhamo tem várias outras vantagens em relação às fibras de vidro, carbono e kevlar, comumente empregadas na laminação de materiais compostos. O cânhamo oferece resistência ao impacto similar ao da fibra de vidro, mas é mais leve e mais barato, além de exigir menos produtos químicos nocivos para a fabricação. Por causa da redução do peso, diz a Motive, a escolha desse material vai tornar o Kestrel mais econômico. A previsão é que ele custe 25 mil dólares no Canadá e pese cerca de 1100 quilos. A produção em escala industrial deve começar em 2012.
Fonte: Exame.com
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