Visitas à página até hoje:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Empresa canadense terá carro feito de maconha em 2012

A fabricante canadense Motive prepara-se para produzir o primeiro carro feito de um composto de cânhamo, uma variante da maconha.

O Kestrel, da empresa canadense Motive, terá sua carroceria feita de uma variante da maconha
             O carro, chamado Kestrel, tem várias características ecológicas, começando pela propulsão elétrica. Apesar do tamanho compacto, poderá transportar quatro passageiros com conforto, segundo o fabricante. E seu design é bastante elegante. Mas a característica mais notável está, sem dúvida, na carroceria. Ela será feita de um material composto à base de fibra de cânhamo. A planta, Cannabis Sativa, é uma variante da maconha. Apesar de ambas serem da mesma espécie, o cânhamo industrial tem menos de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), o princípio ativo da maconha. Já as variantes cultivadas para uso como droga possuem 8% de THC ou mais.

A tecnologia a ser empregada na carroceria do Kestrel é similar à de construção em fibra de vidro, amplamente usada na fabricação de barcos e dos orelhões brasileiros. A diferença é que, no lugar da fibra de vidro, estará uma manta de cânhamo recoberta por resinas plásticas. O cultivo do cânhamo é considerado amigável ao meio-ambiente. Por ser resistente, a planta requer pouco pesticida e nenhum herbicida. Além disso, ela cresce rapidamente. Mesmo assim, por conter THC, seu plantio é restrito em alguns países. 

A Motive diz que o cânhamo tem várias outras vantagens em relação às fibras de vidro, carbono e kevlar, comumente empregadas na laminação de materiais compostos. O cânhamo oferece resistência ao impacto similar ao da fibra de vidro, mas é mais leve e mais barato, além de exigir menos produtos químicos nocivos para a fabricação. Por causa da redução do peso, diz a Motive, a escolha desse material vai tornar o Kestrel mais econômico. A previsão é que ele custe 25 mil dólares no Canadá e pese cerca de 1100 quilos. A produção em escala industrial deve começar em 2012.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...