Quem conduziu o Programa foi o Srº Luís, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, onde vivenciamos o 7º Passo: Reparar dos 12 que fazem parte do Programa de Vida Nova.
Programa esse que é baseado na palavra de Deus, na Doutrina da Igreja, nos Sacramentos e na Pedagogia de Jesus Cristo libertador para nos levar a uma conversão.
A leutura do dia Lc 19, 1-10 ficou por conta de Regina, Coordenadora do Grupo do Santuário Nossa Senhora da Assunção.
Reflexão - Reparar
Continuando nossa caminhada em direção a uma mudança de vida, a uma nova maneira de viver, chegamos a um passo que requer uma atitude concreta: Peparar.
Por ser de baixa estatura, Zaquel, não conseguia enxergar Jesus.
Na ância de vê-lo, Zaquel se Expõe. Zaquel sobe numa árvore para ver o Senhor, mas Jesus já o havia visto. Mandou-o descer da árvore e disse que iria jantar em sua casa.
Zaquel atendeu prontamente às ordens de Jesus e foi preparar-se para recebê-lo.
Naquele dia, Zaquel alcançou a salvação, quando se prontificou a devolver com juros o que tinha tirado dos outros, reparando assim o mal que fizera.
Zaquel é um exemplo para qualquer rico que deseja alcançar a conversão. Sua conversão começou com o desejo de conhecer Jesus de perto.
A conversão é um processo contínuo, pois ela só se completou quando Zaquel se dispõe a partilhar os seus bens e devolver com juros tudo o que roubou.
E nós, quantas vezes amarguramos nossos pais ou quem vive conosco? Quantas pessoas machucamos? Isso exige reparação!
Devolver a paz para aqueles que não soubemos amar é exigência para alcançarmos a libertação, a cura.
Estamos dispostos a recuperar os nosso erros? Devolver o que roubamos?
Todo e qualquer vício produz sofrimento, angústia, mal-estar. O Sofrimento é sempre uma consequência das más opções feitas no passado.
Reparar o erro exige humildade. Corrigir o erro, indenizar, devolver a paz para aqueles que não soubemos amar é conversão, é salvação. A libertação do dependente começa com a coragem e a humildade para reparar o mal que fez perseverando no Programa de Vida Nova.
Zaquel era pequeno, assim como é pequeno aquele que está no pecado, que está na drogas, que rouba, aquele que não é capaz de devolver. Ele é pequeno porque não consegue ver Jesus que quer tirá-lo da morte e trazê-lo para a vida. É preciso fazer o impossível para reparar o mal que fizemos. A justiça dos homens também exige isso.
Reparar o mal contribui para o bem-estar espiritual,para a libertação. Reparar o mal é facilitar a nosa cura.
Os avisos e comentários sobre o Blog, ficaram com Giuliano (Blogueiro da Sobriedade Fortaleza), onde informou aos ouvintes novidades no end. eletrônico além do I CHÁ DA VIDA da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, que será realizado no dia 21/05/2011 às 18:00hs, na àrea Pastoral do Santuário Nossa Senhora da Assunção.
Mais detalhes no decorrer dos programas e no próprio Blog.
Agradecemos a participação de todos que ligaram, em especial, aos que conseguiram falar ao vivo com a gente:
"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...