Visitas à página até hoje:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eusébio usa a escola para combate às drogas


Toda a rede de educação municipal do Eusébio oferece tempo integral. A medida veio como combate à violência. A iniciativa modificou o cotidiano e as perspectivas dos estudantes.

Aulas debaixo de árvores, em colégio do Eusébio. Atividades lúdicas ocupam o tempo extra que as escolas municipais passaram a oferecer (GABRIEL GONÇALVES)



A violência no Eusébio estava demais. Às segundas-feiras, era comum o luto em escolas públicas do município. O uso abusivo de entorpecentes afastava os alunos da sala de aula, os pais sozinhos não davam conta dos problemas. Então, em 2006, começaram os diálogos na Prefeitura, em especial, na Secretaria de Educação do Município. Ficou decidido: além das intervenções mais diretas à segurança pública, as escolas iriam oferecer tempo integral aos alunos. Eusébio foi o primeiro município cearense a adotar o modelo em todas as suas 36 escolas municipais.

Os alunos participantes do Tempo Integral passam dez horas dentro da escola. São oito horas/aula. Trabalhamos assim porque, quanto mais tempo dentro da escola, menos tempo nas ruas violentas, à disposição de influências ruins”, explica o coordenador geral do programa Educação Integral em Escola de Tempo Integral, Alexandre Alves. No município do Alexandre, a verba enviada pelo Mais Educação (o programa federal em prol da ampliação da jornada escolar) encontrou eco com recurso local. Em agosto, foram R$ 1.971.235,79 investidos nas escolas.

O resultado: “Almoçamos com os alunos na escola. A convivência melhora a etiqueta, a alimentação escolhida por eles. Na hora da dormida, tem a noção de silêncio, do respeito ao sono do outro. A experiência é muito rica e ensina muito mais do que a sala de aula”, garante a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Eduardo Alves Ramos, do bairro Timbú, Círia Lima. A também coordenadora pedagógica, Eusanira de Freitas, complementa: “O almoço é servido por eles mesmos. No começo, voltava tanta salada. Hoje, falta. E são dois tipos todos os dias”.

7% não dá

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê incremento financeiro à educação nacional. Caso aprovado, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País serão investidos em educação pública ano a ano. “É pouco, defende o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), Elicio Abreu.

Para garantir o cumprimento das 21 metas do PNE, precisa investir mais. Senão metas como a educação integral ficarão comprometidas”, advoga Elício. Conforme a Campanha Nacional pelo Direito à Educação sustenta, 10% do PIB é o mínimo necessário para a garantia das metas traçadas.

No Ceará, o único município com tempo integral em todas as escolas é o Eusébio. Maracanaú, Horizonte, Várzea Alegre e Itapiúna vivem experiências de jornada ampliada com vistas ao tempo integral. No mais, 85 municípios são parceiros do Programa Mais Educação, por isso recebem dinheiro direto nas escolas para ampliação da jornada.

As mudanças em direção à escola integral exigem muito. Melhorias na infra-estrutura, mais professores, bons salários. Tudo isso exige investimento”, conclui Elicio Abreu.


ENTENDA A NOTÍCIA
O município do Eusébio fica a 28 quilômetros de Fortaleza. Lá, nenhuma escola está fora do tempo integral. Foram duas as variantes decisivas para a diferença: vontade política e investimento mês a mês.

Resumo da série
Escola integral é solução para qualidade do ensino brasileiro? Apontada como meta do Ministério da Educação para 2020, a implantação das escolas em tempo integral com vistas à educação integral já acontecem no Ceará e demais estados brasileiros. O POVO foi conferir como funcionam.

Saiba mais

O caminho:
Quando sentiu a necessidade de implantar a escola em tempo
integral no Eusébio, a Secretária de Educação do Município, Marta Cordeiro, procurou referências. Encontrou em Apucarana, município
do Paraná, para onde viajou.

De volta ao Ceará, reuniu os gestores das 36 escolas municipais e apresentou o projeto. Isso no segundo semestre de 2007.

Três anos depois, todas as escolas têm tempo integral, muito embora apenas 18 delas contem com benefícios do Programa Mais Educação.

Na escola do Luís Alcino, de 12 anos, até os talheres melhoraram. São todos em inox. Pratos e copos, agora, só de vidro.

Passam o dia inteiro na escola. Tem de ser como em casa”, explica Alexandre Alves, o coordenador geral do programa Educação
Integral em Escola de Tempo Integral no Eusébio.

O resultado:
Índice de evasão nas escolas do Eusébio

2005 – 3,1%
2006 – 3,5%
2007 – 4,9&
2008 * – 0,9%
2009 – 0,5%
2010 – 0,5%
* Consolidação do tempo integral

Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Eusébio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...