Visitas à página até hoje:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais de 20 estrangeiros presos por narcotráfico no Aeroporto Internacional Pinto Martins


Mais de 20 estrangeiros foram presos em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, acusados de tráfico de drogas nos últimos oito meses. O trabalho da Polícia Federal contra o narcotráfico contabiliza também mais de 80 quilos de cocaína apreendidos e um bloqueio à entrada de drogas sintéticas no Ceará, como o LSD e o ecstasy.

A proximidade entre Fortaleza e outros continentes, como Europa e África, é um dos principais fatos que incluem o Pinto Martins na rota internacional do tráfico. Outro fator é a demanda do narcotráfico interno. As prisões efetuadas pela Polícia Federal envolveram nos últimos oito meses estrangeiros de 10 nacionalidades, entre europeus, asiáticos, sul-americanos e africanos.

O Diário do Nordeste Online teve acesso a todo o saldo de operações da Polícia Federal este ano no Pinto Martins. Ao todo foram apreendidos 21 estrangeiros e 82 quilos de cocaína, além de 16,5 mil micropontos de de LSD e 27,6 mil unidades de Ecstasy. Foram 10 europeus, seis sul-americanos, três africanos e dois asiáticos. Também foram presos dois brasileiros que eram radicados na Itália.

Confira infrográfico com a nacionalidade dos traficantes presos em Fortaleza


Arte: Felipe Belarmino

Fortaleza é rota de entrada e saída de drogas 
Em setembro deste ano uma operação da PF prendeu somente de uma vez os bolivianos Wilfredo Ruis Arias e Miguel Angel Ruiz Jimezes, pai e filho, acusados de transportar mais de seis quilos de cocaína. Já em outubro um casal da Romênia, Andree Burça e Alexandru Zoltan Jakab, foi capturado com mais de dois quilos.



Fortaleza também se encontra na rota internacional do narcotráfico como receptora de drogas. Um dos principais casos, no entanto, envolveu uma brasileira, em maio. A carioca Monica Lima Teixeira foi presa no Pinto Martins e, segundo a Polícia Federal, ela transportava 16,5 mil micropontos de LSD e 27,6 mil unidades de ecstasy. O material estava entrando no Brasil, procedente da Europa.


Carioca teria servido de 'mula' para trazer ecstasy e LSD


De acordo com o inquérito, Mônica foi presa tentando desembarcar com o material, vinda de Portugal. A viagem havia começado na Bélgica e terminaria no Rio de Janeiro, embora ainda não tivesse comprado a passagem. Presa, ela se identificou como "vendedora autônoma de roupas e bijuterias" e que estava somente carregando o material - não venderia a droga e nem lhe pertenceria.


Mônica preferiu não se manifestar. Afirmou que não desejava comunicar sua prisão a família, por sua mãe já ser idosa, e que era uma "pessoa humilde e dede baixa escolaridade". Disse ainda que desconhecia a droga e que teria sido enganada por um homem na Europa: após uma discussão ele teria destruído suas malas e, depois, providenciado novas bagagens e a passagem de volta, mas nas malas havia um fundo falso.


Um dos agentes da PF explicou que o LSD e o Ecstasy não são produzidos na América Latina. Segundo ele, é necessária a sua coleta no exterior. Neste caso o tráfico acontece com a 'mula' - pessoa com a com a missão de buscar a droga - saindo do país, buscando o material no exterior e o introduzindo em seguida no Brasil. O policial afirmou ainda que pela experiência que possui, pode afirmar que parte da droga seria consumida em Fortaleza e o restante em outros estados.


Drogas são importadas da Europa para o Brasil
Para o delegado Lima Júnior, da Polícia Federal, a proximidade dos festejos de fim de ano eleva o número de apreensões feitas pelo orgão. "O tráfico oriundo de Fortaleza alimenta o mercado consumidor europeu e asiático. É a questão da oferta e da procura", destaca.

Desde o começo do ano 14 brasileiros foram presos tentando embarcar com drogas no aeroporto de Fortaleza. Os traficantes ou mulas agem conforme a procura diferenciada das drogas. Cocaína e maconha estão na lista dos entorpecentes que são exportados para europa e ásia. Já comprimidos de ectasy e LSD são importados de países europeus para o Brasil.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...