As forças policiais de combate à droga do Brasil e do Paraguai destruíram ontem 40 hectares de uma plantação de maconha, numa região do Paraguai próxima da fronteira brasileira. De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, a operação «Aliança IX» ocorreu em Capitán Bado, a 430 quilómetros de Assunção, perto de Coronel Sapucaia, no Brasil.
A maconha é a substância ilícita mais consumida na América do Sul e Caraíbas, segundo as Nações Unidas. Uma operação levada a cabo pelo Brasil e Paraguai permitiram retirar do mercado 120 mil quilos |
Durante a operação, as autoridades picaram 4 mil quilos de maconha e destruíram 540 quilos de sementes, materiais usados no tráfico da droga e acampamentos de traficantes. A Secretaria calcula que, graças à intervenção, 120 mil quilos de maconha não serão comercializados. Um valor que representa cerca de 2,97 milhões de euros, segundo os preços locais.
A maconha é a droga mais consumida no mundo. Segundo o último relatório do UNDOC (agência das Nações Unidas para a Droga e o Crime), é a substância ilícita mais popular na América do Sul e Caraíbas. O tráfico de droga é um enorme desafio na América Latina, sendo que essa zona do planeta reúne os maiores produtores de droga. A Bolívia é o terceiro produtor mundial de cocaína, depois da Colômbia e Peru.
Fonte: www.fatimamissionaria.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...