Visitas à página até hoje:

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Recuperação

Refeições medicinais para os dias de abstinência :

Fatos firmados:
- Quanto mais precoce e rápido for o aporte de comida e líquidos, mais rápida será a recuperação do viciado que está cruzando os perigosos momentos da síndrome de abstinência .
- Quanto maior for a quantidade de líquidos e comida aportando no organismo do viciado combalido pelo stress da síndrome de abstinência, menos intensos serão os sintomas desta síndrome.
- A boa hidratação e o aporte energético de comida respondem na íntegra, pela recuperação do viciado em fase de abstinência.
- Se o viciado, em fase de abstinência e conscientemente lúcido puder engolir, sem problemas, sólidos e líquidos, aconselhamos o uso das receitas energéticas abaixo relacionadas:

Beterraba
Descasque 3 beterrabas previamente cozidas. Após fatiá-las, triture-as no liquidificador com 6 copos d´água. Junte 1 concha de caldo de carne, leve ao fogo. Engrosse a mistura com 1 colher de sopa de creme de arroz. Quando estiver fervendo, adicione 2 colheres de sopa de molho inglês.
Esta refeição serve para combater a desnutrição, a anemia por carência de ferro e a desidratação. É rica em potássio, silício, sódio, cloro, zinco, manganês, ferro, cobre e vitaminas.

Cebola
Descasque 5 cebolas médias, fatiando-as em anéis finos. Aqueça 1/4 de xícara de manteiga em uma panela. Junte as cebolas, cozinhando-as em fogo brando até que fiquem macias. Aumente depois o fogo, deixando as cebolas dourarem. Retire a panela do fogo, junte 5 xícaras de caldo de carne, levando para cozinhar novamente durante 30 minutos. Antes de servir, adicione 5 fatias de pão torrado. Cubra a sopa com 1 xícara de queijo parmesão. O sal fica a gosto de cada um.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica em selênio. O selênio é um potente antioxidante, que protege as membranas celulares contra possíveis agressões.

Caqui
Bata no liquidificador 3 xícaras de polpa de caqui, açúcar a gosto e uma lata de creme de leite. Guarde na geladeira. Sirva gelado.
Esta é uma refeição energética, inimiga da inapetência. É rica nas vitaminas A e C.

Alface
Junte, numa panela, 4 xícaras de água fria, 1 colher e meia de chá de sal, 2 xícaras de batatas cortadas, 1 colher de sopa de cebola picada. Deixe a mistura ferver até que a batata esteja realmente cozida. Acrescente 1 xícara de alface picada, cozinhando até que ela fique desfeita. Coe, misture agora 1 colher e meia de azeite com 2 xícaras de leite quente, e junte à sopa. Adicione sal a gosto.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica nas vitaminas B e ácido fólico.

Legumes fortes
Cozinhar 1 molho de couve, 250 gramas de abóbora, 3 molhos de espinafre com 1 litro de água, sal, 1 tablete de caldo de carne. Quando os vegetais estiverem bem cozidos, passar no liquidificador. Servir quente, salpicando queijo parmesão por cima.
Esta é uma refeição energética, hidratante, rica em vitaminas e minerais.

Refeições energéticas para os dias depressivos do viciado em drogas:

Batata-roxa
Faça uma calda em ponto de fio forte com 2 quilos de açúcar e 1/2 litro d´água. Junte 2 quilos de batata-roxa previamente cozida e passada na peneira. Acrescente 5 cravos-da-índia. Cozinhe até ver o fundo da panela. Está pronta para servir.

Cenoura
Coloque, numa panela, 2 copos de cenoura ralada, 4 copos de açúcar, 100 gramas de coco ralado, 1 colher de sopa de manteiga, 2 copos de leite. Leve ao fogo, dando o ponto de doce de leite.

Abacate
Cortar em cubos um abacate de tamanho médio, acrescentando 2 colheres de chá de açúcar, 2 colheres de sopa de maionese e o suco de uma laranja-lima. Misturar levemente com um garfo. Está pronto para servir.

Caqui
Misture 3 xícaras de polpa de caqui, 1 xícara de creme de leite, 1 pacote de gelatina sem sabor, previamente dissolvida em 1 xícara de café de água fervendo, açúcar a gosto, 1 colher de sopa de araruta, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 claras em neve bem batidas. Bata a mistura até tomar ponto. Coloque na geladeira de um dia para outro.

Maçã
Bata 250 gramas de manteiga com 250 gramas de açúcar. Junte 250 gramas de farinha de trigo, 4 claras em neve, 4 gemas, 3 colheres de sopa de leite, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1/2 colher de café de sal. Vá batendo a mistura sempre. Unte a forma de torta, despeje a massa e cubra com 4 maçãs cortadas em tiras, polvilhadas com açúcar. Leve ao forno.

Goiaba
Faça uma calda com 1 quilo de açúcar, cravo e canela em pau. Coloque em seguida 1 quilo de goiabas. Cozinhe-as até ficarem vermelhas.

Laranja
Com 1/2 quilo de açúcar, faça uma calda em ponto de pasta. Bata 6 claras em neve e reserve. Misture 6 gemas com a calda de açúcar e o caldo de 2 laranjas e leve esta mistura ao fogo, acrescentando agora as 6 claras em neve. Mexa até aparecer o fundo da panela.

Refeições energéticas para viciados desnutridos:

Coco
Bata no liquidificador, até que se forme uma pasta homogênea, os seguintes ingredientes: 1 copo de coco fresco ralado, 1 colher de chá de açúcar, 1 maço de coentro, sal a gosto, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 cebola média picada, 1 pimenta verde, 2 fatias de pão de forma. Comer espalhando a pasta sobre fatias de pão integral.

Ovos
Bata 4 ovos em uma tigela. Tempere com sal e pimenta. Junte 50 gramas de queijo gruyere (ou queijo-de-minas). Aqueça o óleo vegetal numa frigideira. Coloque agora a mistura dos ovos com queijo, puxando-a com o garfo das bordas para o centro, assim que a omelete começar a secar. Quando secar de um lado, dobra-se uma parte sobre a outra. Está pronta para servir.

Leite de soja
Pôr de molho 1 1/2 copo de feijão-soja durante 24 horas. Ferver água em uma panela, para aquecer os grãos. Colocar os grãos na água quente, por alguns minutos, e escorrer. Bater no liquidificador, juntamente com 1/2 litro de água fervente. Despejar em uma vasilha para esfriar. Coar em pano ralo. Bater novamente o bagaço com mais 1/2 litro de água fervente e juntar ao primeiro leite. Temperar a gosto.

Queijo de soja
Este produto é resultante da coagulação do leite de soja, que foi azedado, sendo então submetido a fervura e coado em seguida.
Modo de fazer: Junte o suco de 1 limão a 1 litro de leite de soja. Depois de estar coalhado, ferva e coe em um pequeno saco de pano. Comprima-o bem, na forma, e conserve no refrigerador até adquirir a consistência peculiar do queijo. Tire-o da forma e guarde mergulhado em água fria, ligeiramente salgada.

Carne
Refogue, com óleo vegetal, 2 tomates picados, 1 cebola picada, 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas. Tempere com sal. Junte 1/2 quilo de carne moída, deixe cozinhar com a panela tampada. Acrescente molho inglês, 1/2 lata de creme de leite, 1 colher de sopa de Ketchup e 1/2 vidro de cogumelos. Misture bem, sem deixar ferver. Comer este recheio na forma de sanduiche.

Batata-doce
Descasque 1/2 quilo de batata-doce. Corte as batatas em quartos e, com uma mistura de mel e canela, vá pincelando-as enquanto são assadas no forno.

Maçã
Misture 1 1/2 xícara de beterraba cozida, cortada em cubos, com 1 1/2 xícara de maçã crua, também cortada em cubos, e 1/4 xícara de cebola em rodelas bem finas. Tempere a mistura com sal e 1/4 de colher de chá de noz-moscada. Coloque a massa formada num pirex untado com manteiga. Salpique manteiga por cima e cubra com papel de alumínio. Asse, por 1 hora, em forno pré-aquecido.

Refeições energéticas para os dias de infecção:

Aipo
Desmanche 2 cubos de caldo de galinha em 2 litros de água fervendo. Junte agora 1 peito de frango fatiado e 1 aipo cortado em tiras finas. Deixe cozinhar bem. Antes de servir, adicione à mistura 1 colher de sopa de creme de leite e 6 fatias de pão de forma cortadas em quadrados e devidamente torradas.

Legumes fortes
Coloque numa panela, contendo 2,5 litros de água, os seguintes ingredientes: 2 talos de aipo, 2 cenouras, 1/2 quilo de carne de músculo, 1 cebola, 1 chuchu, 1 fatia de abóbora, 2 tomates, 1 alho-poró, 2 batatas, 2 nabos, 2 folhas de louro. Ferva a mistura até cozinhar a carne e os legumes. Retire a carne (que poderá ser aproveitada em outro prato) e passe o caldo da sopa e os legumes no liquidificador.
Esta sopa dispensa a adição de manteiga ou margarina.

Espinafre
Cozinhe 2 molhos de espinafre juntamente com 1 cubo de caldo de carne diluído previamente em água fervente. Passe a mistura no liquidificador e depois na peneira. Frite 6 fatias de bacon, até que se forme uma farofa. Reserve. Antes de servir, adicione à sopa 1 colher de sobremesa de creme de leite e o farelo de bacon.

Feijão-preto
Deixe 1 xícara de feijão-preto de molho em água, de um dia para o outro. Cozinhe o feijão em 2 litros de água, esperando até que fique macio. Em 1 colher de sopa de óleo vegetal, frite 2 cebolas fatiadas em rodelas e 2 dentes de alho esmagados. Reserve. Acrescente agora ao feijão os seguintes ingredientes: as cebolas, os dentes de alho, sal a gosto, 2 folhas de louro, 1 xícara de extrato de tomate e 4 batatas fatiadas. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a batata fique macia.

Laranja
Coloque num liquidificador os seguintes ingredientes: 1/2 xícara de suco de laranja, 1 copo de iogurte natural (200 gramas), 1 colher de sopa de mel. Bata durante 4 minutos. Está pronto para servir.

Refeições que hidratam o corpo desnutrido do viciado em drogas:

Beterraba
Refogue 2 beterrabas grandes, previamente cortadas em fatias, com 2 colheres de sopa de manteiga. Junte em seguida 2 alhos-porós picados, fatias de 1 cebola grande e 1/2 repolho pequeno fatiado. Deixe refogar lentamente, durante 1/2 hora, com a panela tampada. Junte agora 2 litros de caldo de carne e deixe ferver lentamente por mais 1 hora. Acrescente o sumo de 2 beterrabas cruas raladas e passadas num pano de prato. Junte à mistura 4 salsichas cozidas, previamente fatiadas. Ferva durante mais 5 minutos. Antes de servir, ponha em cada prato um pouco de salsa picada e 1 colherada de leite azedo.

Repolho
Cozinhe 1/2 xícara de arroz cru em 2 litros de caldo de galinha, acrescentando mais água se necessário. Tempere com 1 colher de sopa de massa de tomate. Antes de servir, acrescente 2 xícaras de repolho cozido e fatiado. Ao servir, regue com um pouco de azeite.

Músculo
Corte 1 ramo de salsa e cebolinha em fatias bem finas. Reserve. Pique 250 gramas de músculos e 1 cenoura, cozinhando, juntamente com 1 cebola grande, 1 dente de alho, 1 pimentão vermelho, 4 tomates sem sementes e sem pele, em uma porção de água e sal. Assim que a água ferver, deixe cozinhar por 1/2 hora até que a carne fique macia. Tempere com sal e pimenta-do-reino (a gosto). Coe e sirva bem quente. Antes de servir, salpique a salsa e a cebolinha.

Batata-baroa (mandioquinha)
Cozinhe 1/2 quilo de batata-baroa descascada, em água. Passe no liquidificador, com um pouco de água. Junte 1 litro de caldo de galinha concentrado, 3 colheres de salsa e cebolinha picadas, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de margarina (ou creme de leite fresco, se prefirir) e 1 colher de queijo parmesão ralado. Sirva bem quente.

Legumes fortes
Misture, em uma panela grande, os seguintes ingredientes: 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de sal, 3 litros de água, 3 cenouras cortadas em rodelas, 3 cebolas bem picadas, 3 xícaras de salsão (aipo) picado, 3 alhos-poró cortados em rodelas, 6 cebolinhas verdes, 8 talos de salsinha. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe, em panela tampada, por cerca de 2 1/2 horas. Escorra o líquido. O caldo de legumes está pronto para servir.

O leite na guerra contra a desnutrição do viciado em drogas:

Por causa da sua riqueza em proteínas (3,5 gramas/100 gramas), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potásio, iodo, ferro, zinco) e vitaminas (A, E, D, K, C, B, niacina, ácido fólico, B6, B12), o leite está indicado como arma de guerra para recuperar nutritivamente qualquer viciado combalido pela ação dos tóxicos.

Leite e espinafre
Cozinhe, durante 5 minutos, 1 maço de espinafre em 2 xícaras de chá de água. Bata no liquidificador e guarde. Doure 1 cebola média ralada com 3 colheres de sopa de óleo. Adicione o epsinafre batido juntamente com 4 colheres de sopa de maisena previamente dissolvida em 2 xícaras de chá de leite. Cozinhe até ferver, mexendo sempre. Tempere com sal e noz-moscada (a gosto). Acrescente 1/2 xícara de queijo ralado.
Esta é uma refeição energética, protéica, rica em ferro.

Leite e queijo
Desmanche previamente 200 gramas de maisena em 1 litro de leite. Misture agora com 200 gramas de queijo ralado, 50 gramas de manteiga, 1 colherzinha de sal. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre até que cozinhe e fique tudo ligado. Despeje numa forma untada.
Este requeijão é riquíssimo em proteínas.

Leite e batatas
Lavar e limpar 1/2 quilo de batatas e 2 cebolas grandes. Fritar por 5 minutos numa caçarola com 2 colheres de sopa de azeite. Não permitir que as batatas e as cebolas fiquem douradas. Juntar 2 xícaras de água, deixando cozinhar até que as batatas bem tenras. Passar por uma peneira, acrescentado na sopa, 1 xícara de leite. Levar novamente ao fogo. Quando estiver fervendo, juntar 1 colher de sopa de farinha de trigo. Deixe ferver por 10 minutos. Servir quente.
Esta sopa é altamente energética e hidratante.

Leite e arroz
Cozinhe 1 xícara de arroz na água, sem deixar amolecer completamente. Junte 3 copos de leite, açúcar (a gosto), pó de canela em pau (a gosto). Deixe a mistura no fogo até ficar bem mole. Depois junte 2 gemas, mexa rapidamente e leve novamente ao fogo, sem deixar ferver. Tire do fogo, junte 1 colher de chá de margarina, mexa para derreter. Polvilhe com canela em pó.
Esta refeição de arroz-doce é altamente energética, está indicada para pessoas debilitadas pela ação dos tóxicos.

Leite e abóbora
Cozinhe 250 gramas de abóbora com água fervendo. Acrescente sal, canela e cravo. Passe depois no liquidificador. Leve novamente ao fogo, na mesma água em que foi cozida, juntando 75 gramas de queijo branco. Deixe ferver. Em seguida, coloque 170 gramas de açúcar e 1 copo de leite. Leve a mistura ao fogo brando, mexendo sempre. Engrosse com farinha de trigo dissolvida previamente em um pouco de água.
Este mingau de abóbora é altamente energético e mineralizante.

(Salvar o Filho Drogado - Dr. Flávio Rotman - 2ª edição - Editora Record)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...