Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (21), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que as drogas, em especial o crack, são um problema que assola o seu estado, o Ceará.
- Essa droga causa terríveis problemas de saúde e sociais. Além do usuário, o crack atinge os familiares do viciado e prejudica vários setores da sociedade - afirmou.
Segundo o senador, o governo do Ceará tem se empenhado em desenvolver ações de prevenção e combate às drogas. Ainda assim, o tráfico e o consumo de drogas se alastram com muita velocidade no estado.
Eunício Oliveira afirmou que as drogas são em, sua maioria, produzidas em zonas de fronteiras, onde há pouca presença do Estado. O senador disse que são 580 municípios de fronteiras, que muitas vezes são usados como base de distribuição de drogas. Para o senador, apesar dos esforços do governo, o narcotráfico tem aumentado sua atuação.
De acordo com o senador, a capacidade de distribuição das drogas tem apoio em uma logística que atende um caráter comercial. Assim, o tráfico busca abastecer o consumidor de forma constante.
O senador também citou dados de uma pesquisa publicada pelo jornal O Povo. Realizada em conjunto pelas Universidades Federal do Ceará, Regional do Cariri e Estadual do Ceará, a pesquisa aponta o envolvimento crescente de adolescentes com o tráfico e o uso de drogas. A pesquisa mostra ainda a relação entre as drogas e a violência. Eunício lamentou as mortes em razão das drogas e pediu mais envolvimento do poder público com o tema.
- É preciso conhecer mais para que as políticas públicas de combate sejam mais eficazes. O crack é um problema de todos nós, brasileiros - disse.
Fonte: Redação/Ag. Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...