Visitas à página até hoje:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Festa do Santuário Nossa Senhora da Assunção - Vila Velha

“Caminhando com Maria: fica conosco, Senhor”

Agosto, para nós, católicos que nascemos ou estamos em Fortaleza, é aguardado com a ansiedade típica de quem espera alguém querido: a mãe, por exemplo. É assim que contamos os dias para celebrar a Assunção de Nossa Senhora.

Desde 2003, a Igreja de Fortaleza, acatando a sugestão do então Papa João Paulo II, realiza a Caminhada com Maria. Literalmente Maria vai conosco seguida de perto pelo olhar de milhares de filhos e filhas que aproveitam O trajeto – Santuário Nossa Senhora da Assunção à Catedral Metropolitana – para rezar, agradecer sua intercessão de mãe o ano inteiro, pedir, cantar, enfim, celebrar.

Caminhar é uma ação rica em significado para nós, cristãos. O povo de Deus caminhou por décadas pelo deserto, guiados por Javé, em busca de sua libertação do Egito. Maria já estava presente nas profecias de então. Caminho era o nome das primeiras comunidades cristãs, que Maria tão bem acompanhou, permanecendo fiel à Igreja nascente.

Foi caminhando que os discípulos reconheceram Jesus ressuscitado. Foi caminhando apressadamente, correndo, quiçá, que Maria Madalena anunciou a Pedro que Jesus já não estava no túmulo. Caminhar é, portanto, mover-se! Quem caminha quer chegar a algum lugar. Quem caminha com Maria sabe aonde quer chegar. Quer chegar a Jesus Cristo, a Deus.

É isso que Maria quer nos proporcionar: um encontro com Jesus Cristo. Como mãe amorosa quer que sigamos com ela o melhor caminho. Estará conosco nos momentos de tropeços, quando a dor própria de quem caminha for aguda, tal qual fez com Jesus ao acompanhá-lo na via-sacra. Não nos perderá de vista... Que Maria nos ensine a caminhar, sempre!

Maria, mãe das comunidades, fortalece a caminhada da Paróquia N. Sra. da Assunção e acolhe a todos que visitam o seu Santuário!

O Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha realizará de 4 a 15 de agosto a festa de sua padroeira.

Na programação litúrgica, a missa da abertura da festa, dos dois sábados e do domingo, será celebrada às 17 horas; nos outros dias, às 19 horas. Para cada noite haverá um tema para reflexão que será pregada por um padre convidado pelo pároco para presidir a celebração.

Dia 4, Padres Sales e José Maria. Tema: “Maria, mãe das comunidades”.

Dia 5, Pe. Virgínio. Tema: “Comunidade unida: alicerce da Igreja”.

Dia 6, Pe Glailson. Tema: “Per crucem, ad lucem! Pela Cruz chegaremos à luz!”.

Dia 7, Pe. Almir. Tema: “Fé, força que nos encoraja para o serviço missionário”.

Dia 8, Pe. Fantico. Tema: “Com Maria, sejamos vigilantes à Palavra de Deus”.Neste, a partir das 8 horas, acontecerá uma moto-romaria, saindo da Catedral Metropolitana de Fortaleza até o Santuário Nossa Senhora da Assunção.

Dia 9, Pe. Fernando. Tema: “Com Maria, fiquemos atentos ao cumprimento das leis e aos ensinamentos de Jesus”.

Dia 10, Pe. Ivan. Tema: “Missão da Comunidade: servir a Cristo no irmão”.

Dia 11, Pe. José Luís. Tema: “A Comunidade unida fala e pensa através da Palavra de Deus”.

Dia 12, Pe. Francileudo. Tema: “Na Comunidade vivenciamos a misericórdia e o perdão”.

Dia 13, Pe. Orsini. Tema “Ser fiel ao projeto de Deus é fazer brotar o cumprimento de fé e vida”.
Dia 14, Pe. Sales e Pe. José Maria. Tema “Com Maria celebramos a vida em comunidade”. Neste dia, às 16 horas, haverá uma procissão pelas ruas da paróquia, saindo da Praça do Polar.

No dia 15, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, as missas no Santuário serão celebradas nos seguintes horários:6h, Pe. José Maria; 8h, Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza; 10h, Dom José Luiz, bispo auxiliar; 12h, padres Sales e José Maria.Às 14 horas, sairá Santuário a 8ª Caminhada Com Maria.

Informações no Santuário pelo telefone (85) 3228 5831.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...