Visitas à página até hoje:

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um golpe contra o Tabagismo

Medida para acabar com o sabor do cigarro será votada em novembro. Se aprovada, estimativa é que metade dos adolescentes pode deixar de experimentar o produto. Droga passará a ser ainda mais forte e desagradável
Uma medida da Organização Mundial de Saúde (OMS) pode evitar que 50% dos jovens brasileiros com até 19 anos deixem de experimentar cigarros. A proposta, que pretende banir dos produtos ingredientes como saborizantes e açúcares, será discutida pela Convenção Quadro para o Controle do Tabaco em novembro, no Uruguai.
Segundo a OMS, esses aditivos aumentariam a atratividade e a toxicidade do cigarro. Sem eles, praticamente todas as marcas teriam o mesmo sabor, mais forte e desagradável.
“A grande maioria das marcas de cigarro adiciona açúcar na composição. O aditivo ameniza o gosto ruim e mascara as substâncias tóxicas”, explica a técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer Cristina Perez.
Segundo a profissional, quando o cigarro é aceso, o açúcar adicionado ao tabaco se transforma em acetaldeído. A substância potencializa os cancerígenos presentes no cigarro e a dependência pela nicotina.
“Uma pesquisa recente revelou que 90% dos fumantes começam a fazer uso de cigarros antes dos 19 anos. A maioria por causa do sabor. Hoje a OMS considera o tabagismo como uma doença pediátrica. Quando falamos em evitar o tabagismo, estamos focando, principalmente, nos adolescentes”, esclarece a profissional.
Perez não acredita, no entanto, que a medida vá fazer com que os dependentes diminuam a quantidade de cigarros consumidos por dia. Segundo ela, serviços para parar de fumar são mais eficazes nesse tipo de controle.
“Precisamos interromper a iniciação ao tabaco. Se as substâncias que amenizam o gosto ruim do cigarro forem retiradas, muitos jovens vão deixar de experimentar. Isso é fundamental”, conclui.

Autor: Clarissa Mello
Fonte: O Dia Online 21/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...