Os Racionais MCs se apresentam, amanhã, na barraca Biruta, na Praia do Futuro, lançando a Caravana Social contra o Crack, idealizada pela Cufa-CE.
O grupo de rap mais considerado do País se apresenta mais uma vez em Fortaleza. O quarteto formado por KL Jay, Ice Blue, Edi Rock e Mano Brown, criado há mais de 20 anos na periferia de São Paulo, faz show na barraca Biruta, na Praia do Futuro, no lançamento da Caravana Social contra o Crack, uma campanha da Central Única de Favelas (Cufa-CE) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Fortaleza.
“A música que os Racionais fazem já é um projeto social de autoestima fodida, que nenhum governo do Brasil fez”, responde KL Jay, ao ser perguntado sobre a existência de algum projeto do grupo relacionado à epidemia de crack que toma o País. “O crack surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, e foi pro mundo. Droga não é só o crack, qualquer substância que altere seu estado de consciência é droga. Se for falar de droga, porra, maconha, cocaína, álcool... o álcool é a pior delas. Mas crack é o que atinge os pretos, os pobres, com autoestima mais baixa.”
Prestes a lançar um novo álbum em 2011, depois de oito anos sem entrar no estúdio para um disco de inéditas, os Racionais MCs continuam com o discurso marcadamente social que transformou o grupo numa espécie de porta-voz das periferias urbanas de São Paulo e do país, mas estão, para KL Jay, mais amadurecidos depois de duas décadas de carreira.
“É bom, você tem mais visão do mundo, da vida, tá mais com pé no chão, mais forte”, fala o DJ do grupo. “Se você vê a musicalidade, ela tá melhor, é uma música negra de alto nível. Agora as ideias só melhoram. Vai no Youtube e acessa Mulher Elétrica, ai você vai ver do que eu tô falando”.
A música, que deve integrar o próximo CD, chamou a atenção dos fãs dos Racionais pela batida dançante e letra romântica, homenageando a beleza da mulher. Acostumados com músicas como Diário de um Detento, Negro Drama, Jesus Chorou e Capítulo 4, Versículo 3, alguns sentenciaram a entrada do grupo no hall do pop. Para KL Jay, uma crítica que não evoluiu, ficou aferrada aos primeiros trabalhos dos Racionais, começando com Holocausto Urbano (1990), passando por Escolha Seu Caminho (1992), Raio X Brasil (1993) e Sobrevivendo no Inferno (1997), até o último disco lançado, Nada como um Dia Após o Outro Dia (2002).
Outras músicas do disco já foram divulgadas na Internet, como Gangsta Boogie, Homem Invisível e Cores e Valores, o que dá uma ideia do que o grupo de rap está aprontando. De qualquer forma, até o lançamento oficial, os Racionais MCs continuam cantando seus clássicos, além dos projetos paralelos de seus integrantes como o CD solo de KL Jay (KL Jay na batida vol. 2) e o programa de TV de Mano Brown, Boogie Naipe, ainda sem emissora fechada, mas que deve ter seu piloto gravado em janeiro.
SERVIÇO:
SHOW DOS RACIONAIS MCS
Quando: Amanhã, dia 7, às 22 horas. Local: na Barraca Biruta (avenida Zezé Diogo, 4111 - Praia do Futuro).
Ingresso: R$ 20, à venda nas lojas Bronx (Galeria Pedro Jorge, no Centro, e North Shopping).
Outras informações: (85) 3067 8024.
Pedro Rocha
pedrorocha@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário, deixe o seu nome, obrigado...